«

»

“ANJOS DA LEITURA – IBS PARA SEMPRE: Fortalecendo a cultura do doar!

A Escola José Francisco Nunes, em Irecê/BA, que vem trabalhando as atividades de leitura desde o início da semana, conseguiu mobilizar toda a escola e promover uma programação com vários espaços literários, contação de histórias, contrução de bonecos e até caricaturas em homenagem aos financiadores do Instituto Brasil Solidário!

46508324_1936477743126855_6347671882044538880_n

 

PROJETO – “ANJOS PARA SEMPRE: Fortalecendo a cultura do doar na Escola Municipal José Francisco Nunes!”

 

Local: Povoado de Itapicuru-Irecê-Ba

 

Professores envolvidos: Todos do fundamental 1 e 2
Coordenação: Gestoras da biblioteca( Lígia Vieira e Ante Marques), Vanderleia Vidal e Osvaldo Rocha
Gestores: Jucileide Pereira/Everaldo Rocha
Alunos atendidos: 245 (1º ao 9º ano)
Leide- 0013

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

 

Anjos não aparecem sempre, são raros, contudo existem!  Pensando assim, os anjos são seres de luz, de amor incondicional, que nos trazem mensagens divinas direto do reino dos céus, funcionando como intermediários entre Deus e os homens. Eles se conectam a energia das nossas almas e nos mostram, de forma sutil, o que fazer em uma situação difícil ou o melhor caminho a seguir.

 

E, com este desejo de trilhar por caminhos diferentes que anjos, desde novembro de 2011 adentraram nos espaços da Escola Municipal José Francisco Nunes, através de  uma parceria com uma OSCIP,  Instituto Brasil Solidário (IBS), nesse percorrer  ressurge a esperança  de ressignificar os nossos fazeres, uma vez que o diretor presidente do IBS com toda a sua equipe chega à escola para tecer uma nova história, ou seja, instalar um caos a partir das ações ancoradas nas áreas da Arte – xilogravura, teatro; música – sustentabilidade, corpo e movimento; Leitura- organização e uso da biblioteca,  maratona de leitura para professores e alunos, soletrando, concurso foto escrita, contação de histórias; educomunicação – rádio escola, fotografia, cinema na praça; meio ambiente – desenvolvimento de ações sustentáveis, gincanas ecológicas, construção de forno solar, construção de caixa de gordura, construção de hortas; oficinas de detergente e sabão; saúde -  palestras sobre higiene bucal, construção de escovódromo.
Leide- 0016O que mais seduz na proposta apresentada pelo IBS e seus patrocinadores é o sentimento mais nobre de todos, o AMOR, sentimento este o maior que move o mundo, por isso todas as ações possuem altas doses de amor, as quais “enfeitiçam” as pessoas por onde esta OSCIP passa, uma vez que “esborrifa” porções mágicas para transformar os espaços. O encantamento pelas propostas surge por considerar o Ser humano na sua incompletude, acabamento.

 

Para tanto, as propostas são abertas e flexíveis, adaptáveis a cada realidade, pensando nas dificuldades que permeiam os fazeres da escola o IBS doou para  escola instrumentos estruturantes dos fazeres: câmeras digitais, filmadora, impressora, livros, estantes, mesa, cadeira, estante do professor, carrinho de livros, kit de contação de histórias, kit para atividades com o meio ambiente, kit de ferramentas para xilogravura, kit de material esportivo. Esta doação é um ato de amor, o qual exige de nós, educadores a magia pelo encantamento do fazer com qualidade, fortalecendo o protagonismo dos sujeitos no chão da escola. O IBS traz a “doação” para contagiar o outro para multiplicar a ação independente da sua presença física, uma vez que oferece suporte para realizar ações que permitam a efetivação de uma escolarização com qualidade.
Leide- 0015

 

Nesse caminhar, as ações oriundas a partir das oficinas realizadas pelo IBS, a que mais sobrevive fortalecida é a da leitura, uma vez que a cada dia buscamos a formação de leitores emancipados a partir da leitura literária, sem imposição, mas por sedução, magia, encantamento. Assim, com certeza também oportuniza a humanização do outro, visto que existem diversas possibilidades de compartilhamentos de leituras.

Sendo assim, faz-se necessário fortalecer a “Cultura do doar” e a chave mestra para abrir a senha do carro chefe é a leitura, desse modo, os nossos anjos da leitura mergulham nos diversos espaços, multiplicando uma explosão de desejos pela leitura. E, cada dia mais acreditando no fortalecimento da “cultura do doar”, o nosso dia 21/11/2018, o último 30 Minutos pela Leitura será marcado pela construção de bonecos.

46506061_1936477703126859_5410184012859703296_n

 

DESENVOLVIMENTO

 

O mês de setembro foi marcado pela “cultura do doar” a partir da construção de bonecos que representassem a paz, bonecos que pudessem resolver problemas, bonecos heróis e heroínas. Durante os meses de setembro, outubro e novembro a confecção dos bonecos vem ganhando uma nova forma, fortalecendo assim também a cultura de paz e a identidade.
Leide- 0022
46720498_1936477723126857_3445011680646397952_n

 

ESTRATÉGIAS
• Desenho de bonecos significativos para o contexto, com uma identidade, ou seja, nomeá-los; ( alunos do fundamental 1 e 2)
• Oficina de confecção de bonecos sem fugir do desenho original;(alunos do 9º ano, funcionários, família)
• Doação por escrito dos bonecos aos “Anjos para sempre: parceiros e financiadores”;( Alunos dos 7º, 8º e 9º anos);
• Revisão das escritas dos alunos; (professores e alunos)
• Organização da entrega simbólica aos parceiros/financiadores; (todos os professores)
46501945_1936477629793533_6895455889331847168_n• Produção de cordéis aos parceiros/financiadores; (professores de linguagem)
• Apresentação de teatro em homenagem aos parceiros/financiadores ( Professor de qualquer área);
• Realização de estudo de biografias dos parceiros/financiadores ( Luís Salvatore, Marcelo Mousalli, Juca Andrade)
Leide- 008• Organização de uma contação de histórias na ABAI e doação de bonecos; (professores de qualquer disciplina)
Caricatura de Luis Salvatore

Caricatura de Luis Salvatore

Caricatura de Juga Andrade

Caricatura de Juga Andrade

• Oficina de caricaturas dos  parceiros/financiadores; ( Professores de Arte)

• Mobilização de toda a escola para que as pessoas se transformem em “Anjos da Leitura”;( Todos)

Leide- 0021• Mobilização de toda a escola para doar alimentos em prol das famílias carentes (toda a escola);
• Construção de logomarcas dos patrocinadores; Leide- 0023
Juntos Construímos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 × = dois