«

»

Lançamento do Projeto Maratona de Leitura – IBS em Cascavel/CE

Projeto Maratona de Leitura – IBS: Uma ação que busca promover encontros com os livros, com as histórias e com os autores –  Assim é possível aproximar leitores e autores por meio de temáticas. 

Hoje 21 de agosto de 2018 aconteceu o lançamento do Projeto Maratona de Leitura – IBS em 03 Instituições da Rede Municipal de Ensino no município de Cascavel/CE.

Dario Costa-03

Sem dúvida a escola precisa criar ações que estimulem à leitura de forma eficiente. Se o professor é um leitor que tem hábitos de leitura, há uma forte possibilidade que haja estímulo para fazerem as “estantes imaculadas” das bibliotecas tornarem-se o alvo de projetos que permitam que os livros sejam objetos dinâmicos na sala de aula, e encontrem leitores, muito além dos muros da escola.

A atividade mais importante que serve de âncora para as demais desenvolvidas na escola é a LEITURA, pelo fato da ligação com tudo que é ensinado no espaço escolar.                                                                                                    (Cagliari)

Dario Costa-07

Sabemos o quanto a leitura é edificante no ato da escrita. Ler é uma ação que antecede e prepara para a escrita. As possibilidades de desenvolver um bom texto, envolvendo não só a sintaxe, mas a imaginação, criatividade e sensibilidade, encontram-se no simples ato de ler.

OBJETIVO GERAL: 

Formar leitores é um dos trabalhos mais gratificantes e importantes a que um professor pode se dedicar. (Mário Feijó)

 Incentivar a leitura literária dentro e fora da escola, de forma que inspire os estudantes a tornarem-se leitores fluentes; E que, a partir da leitura do texto, possam interagir com outras linguagens dignas de serem decifradas, e interpretadas, pois assim, certamente se desenvolverão melhor em todas as áreas do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Incentivar a leitura literária;
  • Acompanhar o desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação dos estudantes;
  • Tornar a leitura uma atividade agradável e prazerosa;
  • Analisar através das resenhas produzidas pelos estudantes o seu nível de compreensão dos livros lidos;
  • Criar e/ou desenvolver hábitos de leitura nos alunos e em extensão à comunidade escolar.

Dario Costa-01

PARTICIPAÇÃO:

1) EEF Dario Carlos Batista

2) EEF João Bernardo Filho

3) EEF José de Queiroz

Dario Costa-04

PREMIAÇÃO (Reconhecimento com medalha)

 

Fica estabelecido o reconhecimento público e homenagem com medalhas para os dois alunos (de cada escola participante no Projeto – IBS) que leram a maior quantidade de livros e/ou escreveram a melhora resenha. Esse reconhecimento será de responsabilidade da Secretaria de Educação e/ou parceiros locais.

AVALIAÇÃO / CRITÉRIOS:

  • Os livros sugeridos para leitura serão escolhidos previamente pelos professores juntamente com a equipe gestora da biblioteca;
  • O estudante deverá preencher uma ficha de resumo de leitura ao término de cada livro. Esta ficha deverá ser entregue ao representante da comissão avaliadora (Gestor da Biblioteca);

Dario Costa-05

  • O estudante deve ler e compreender o que está lendo; Portanto, será avaliado o nível de compreensão do estudante, minimamente falando, considerando Que a interpretação é uma ação subjetiva, e que nem sempre envolve padrões comuns a todos.
  • Serão considerados para critério de avaliação o número de livros lidos e o trabalho final apresentado pelo aluno; 

A escolha do livro para realizar o trabalho final ficará a critério do estudante, lembrando que neste trabalho final deverá conter todas as informações do livro escolhido, e um resumo descritivo sobre a obra. Esta atividade final deverá ser realizada na biblioteca da escola, durante a última semana da Maratona, sem consulta ao livro escolhido pelo aluno (segue modelo para realização da atividade final).

Dario Costa-02

“Pertencimento à uma comunidade leitora e à uma família literária – Ao fazer parte de uma comunidade leitora, os leitores entram em um processo de formação e de transformação permanente e, assim, vão criando seus critérios para a escolha dos livros. Com o tempo, passam a conhecer as editoras, os autores e conseguem fazer boas escolhas construindo o seu EU LEITOR”.

JUNTOS CONSTUÍMOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove + = 13