«

»

Jogos Piquenique e Bons Negócios: Alunos jogando e aprendendo

Jogo Piquenique

1ccd37ff-dc1d-498b-9a3d-a4858560a6d7

 

Sequência didática “Piquenique”

Jogo voltado a alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Objetivos de aprendizagem

  • Sensibilizar os estudantes para o tema da educação financeira;
  • Mostrar a importância do planejamento financeiro para o alcance de objetivos;
  • Desenvolver a habilidade de tomada de decisão com base em prioridades pré-estabelecidas;

Tempo previsto de atividade 3 aulas

Conteúdos

  •  Além dos temas principais da educação financeira, como orçamento, planejamento financeiro e economia doméstica, o jogo permite desenvolver o debate de temas como:

a) Nutrição: esse tema pode ser discutido a partir do valor nutricional dos alimentos da lista de compras.

b) Sustentabilidade: há cartas que trazem vantagens para atitudes sustentáveis: locomover-se de bicicleta ou ônibus, pegar carona, economizar água e reciclar lixo. Elas podem ser usadas para o início do debate sobre o tema.

c) Mobilidade urbana: além de serem atitudes sustentáveis, pegar carona, andar de ônibus ou bicicleta são atitudes que promovem a melhoria da mobilidade urbana.

Assim, esses itens podem ser explorados para a abordagem do tema.

Formas de preparação e mediação

Como preparação para o jogo e forma de sensibilização para o tema, pode-se pedir, previamente, que os estudantes entrevistem seus pais ou responsáveis sobre o orçamento familiar.

Entre as perguntas que podem ser feitas estão:

a) Quais são os sonhos da nossa família?

b) Que objetivos nossa família deseja realizar em seis meses, um ano, dois anos?

c) Quais são as contas mensais da nossa casa?

d) Nossa família faz uma lista de compras antes de ir ao mercado?

e) Como nossa família decide o que entra e o que sai da lista de mercado?

f) Quais são as frutas mais baratas? Resposta esperada: depende da época do ano – frutas da estação.

g) Quais são os tipos de produtos que podemos comprar para nossas refeições? Legumes, frutas, verduras, guloseimas, carnes e massas, por exemplo?

h) O que é mais saudável: fruta ou biscoito? Por que?

i) Quando eu escolho comer alimentos mais saudáveis, onde mais eu também economizo? Resposta esperada: Farmácia, Remédio, Hospital, ou seja, gastos com saúde.

j) Existe algum desperdício em nossa casa? Ex. alimentos, energia, água?

k) Como podemos planejar as compras para evitar o desperdício?

l) Como podemos usar melhor nossos recursos para evitar o desperdício?

Acompanhe a aplicação dos jogos na E.E.F. Luis Pacheco do Amaral em Pindoretama/CE.

837ea6a0-e341-4bc0-977f-aa050edc7e6f

1c4586e0-85a5-4f87-a973-d12f2e30c2bb

1ccd37ff-dc1d-498b-9a3d-a4858560a6d7

Relatório mensal de Acompanhamento da Escola:

4c81f316-d332-4e7f-ae42-20f4e8ff23c8 Jogo Piquenique – Mês: Agosto

E.E.F. Luis Pacheco do Amaral em Pindoretama/CE. 

“Neste mês tivemos uma maior participação das turmas, o fluxo de aplicação  com os jogos foi bem mais intenso, acreditamos que as turmas de 4º e 5º ano obtiveram maior aproveitamento com os jogos, já que os mesmos alcançaram um ótimo nível de autonomia, já as turmas de 1º, 2º e 3º ano precisam ainda de um acompanhamento maior, até mesmo as questões de organização não são claras para eles, estamos em busca incessantemente por esta autonomia de nossos pequenos.

Destaco o depoimento de nossos professores, quando os mesmos afirmam que os jogos são tão prazerosos que servem como trunfo na negociação com as turmas”.

(Vicente de Paula Pontes, Coordenador Pedagógico)

Jogo Bons Negócios

EF- 17

Sequência didática “Bons Negócios”

Jogo voltado a alunos do Ensino Fundamental II – 3º ciclo (6º e 7º ano)

Objetivos

  • Mostrar a importância do planejamento financeiro para o alcance de objetivos;
  • Desenvolver as habilidades necessárias a um empreendedor: estratégia, planejamento, julgamentos, tomada de decisões, adiamento de gratificações, boa utilização dos recursos financeiros e observação.

Tempo previsto de atividade: 3 aulas

Formas de preparação e mediação

Como preparação para o jogo e forma de sensibilização para o tema, pode-se pedir, previamente, que os estudantes pesquisem sobre como se organiza um comércio. Eles podem entrevistar pessoas que gerenciem estabelecimentos comerciais, podem pesquisar na Internet ou podem simplesmente anotar as hipóteses que têm sobre o tema. Entre as perguntas que podem ser sugeridas para a pesquisa, estão:

a) O que se considera mais importante para administrar bem um negócio?

b) Como se negocia a compra de produtos de fornecedores? Que fatores são considerados para essa compra?

c) O que significa custo, preço e lucro?

d) Como são estabelecidos os preços aos consumidores? Que critérios são usados para o cálculo?

e) Quanto você obtém de lucro a cada item vendido? (escolher um item como exemplo)

f) Como você pode lidar no momento da negociação com fornecedores? E com os clientes? Você acredita em técnicas de negociação para compra e boas vendas?

g) Que fatores externos ao comércio influenciam no andamento dos negócios e nas tomadas de decisão?

h) Quais são os conselhos ou dicas mais importantes dos comerciantes experientes para quem deseja vender bem os itens que comprou?

Acompanhe a E.E.F. Luis Pacheco do Amaral em Pindoretama/CE.  . Focando no jogo “Bons Negócios”

358ba0c7-aba9-4709-ae37-db805f7b0066

e765011d-dce6-4cb8-b1b9-9bf64ecd76c8 (1)

Relatório mensal de Acompanhamento da Escola:

ecfb2fe7-c37b-430e-9095-be20e3ee9b5b

 Jogo Bons Negócios – Mês: Agosto

E.E.F. Luis Pacheco do Amaral em Pindoretama/CE. 

“Nossas turmas do fundamental II deram um pouco de trabalho no início para aceitarem os jogos em suas rotinas, acreditamos que pela questão do jogo parecer para eles algo diferenciado apenas ao público infantil com isso fizemos um trabalho inicial de conscientização da importância do jogo, para depois jogarmos.

A frequência da aplicação dos jogos não é tão grande, como no fundamental I, pois temos dificuldades para encaixa=los nas rotinas tão apertadas dos anos finais, na medida em que os jogos estão sendo aplicados percebemos que os alunos, passaram a traçar metas/táticas e ficarem um pouco mais competitivos, ficamos felizes, pois isso reflete a “seriedade” com que os jogos estão sendo trabalhados, percebendo a eficácia de nossa conscientização no início do mês”.

(Vicente de Paula Pontes, Coordenador Pedagógico)

Os jogos: Piquenique e Bons Negócios estão sendo aplicados nas Escolas em Pindoretama/CE através da parceria entre o Instituto Brasil Solidário – IBS e o Bank of America Merrill Lynch.

Juntos Construímos!

 

Bons Negócios. - 01 jpg

2 comentários

  1. Gaspar Gasparian Neto

    Boa noite,

    Gostaria de saber se seria possível adquirir os jogos Piquenique e Bons Negocios e em caso positivo onde posso encontra-los para compra na cidade de São Paulo.

    Grato pela atenção,

    Gaspar Gasparian Neto

  2. thalia

    boa noite, gostaria de saber como adiquirir o jogos pois sou professora no maranhao e sempre tive esse enterrese em ensina-los de forma facil a matematica financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 − = dois