«

»

SÃO JOÃO LITERÁRIO E CONCURSO ARRASTA PÉ DA EDUCAÇÃO – 2017

TEMA DO NOSSO SÃO JOÃO: NOS CAMINHOS DA CULTURA DO SERTÃO.

40 (Medium)

O SÃO JOÃO LITERÁRIO E CONCURSO DE QUADRILHA ARRASTA PÉ DA EDUCAÇÃO

 

- Início das ideias e escolha da temática:

 Quando recebemos do Instituto Brasil Solidário o projeto e a proposta do São João Literário e do Concurso de Quadrilhas Arrasta Pé da Educação, começamos a nos organizar, fazendo inicialmente uma reunião coletiva para definirmos a organização, temática, distribuição de atividades e formação de grupos de trabalho.

Nessa perspectiva, decidimos fortalecer a cultura nordestina, valorizando o sertão e suas peculiaridades. Além disso, os nomes tradicionais nordestinos também ganharia destaque.

11 (Medium) 08 (Medium) 01 (Medium)

- A Sequência Didática:

Um dos pontos fortes do nosso São João Literário foi a execução pedagógica da sequencia didática enviada pelo Instituto Brasil Solidário abordando diversas possibilidades para o São João Literário.

Apresentamos toda proposta para a equipe e antes da realização do São João propriamente dito, os conteúdos, as ideias e as atividade relacionadas a referida festa foram trabalhados em cada turma/série.

IBS -Projeto_Sao_Joao_Literario_01

- Preparação/ornamentação (A escola no clima!).

 

00 (Medium)06 (Medium) 07 (Medium)09 (Medium) 14 (Medium) 10 (Medium)16 (Medium) df6e0665-e074-4099-b056-2b14b1a3b25f (Medium)

 

- QUADRILHA MANDACARU: FORMAÇÃO E ENSAIO.

Os ensaios aconteceram na escola e no espaço da Igreja Católica do Bairro São Francisco. Já nos ensaios o sucesso era garantido, sendo que em todos, haviam espectadores.

igreja do bairro (Medium)

 

ensaio 01 (Medium) ensaio02 (Medium) ensaio03 (Medium) ensaio05 (Medium)

 

- O GRANDE DIA:

Nesse dia 20 de Junho de 2017 a Escola Municipal Luiz Viana Filho do Bairro São Francisco, através do Ensino Fundamental I e II, realizou SÃO JOÃO LITERÁRIO com o tema NOS CAMINHOS DA CULTURA DO SERTÃO.

Com uma ornamentação toda especial, voltada para algumas personalidades e temáticas do sertão brasileiro, a escola buscou valorizar e resgatar a verdadeira cultura do sertão, com diversas apresentações, quadrilhas, exposição fotográfica, comidas típicas, poesias e exposição de um cordel escrito pelo professor Nilton Rodrigues.

Na oportunidade ainda tivemos a presença especial da comunidade, estudantes, Equipe Técnica e Secretário de Educação de Irecê, o professor Agnaldo Freitas.

Somado a tudo isso, ainda tivemos a participação da Quadrilha Mandacaru, concorrendo ao Concurso de Quadrilha Arrasta Pé do Instituto Brasil Solidário, apresentação do Grupo Arraiá do Cangaço, composto por membros do nosso bairro e a entrega de premiação para os campeões de vendas do Balaio Junino, que ganharam tablet, caixinha de som e caixa de chocolate, para os três primeiros colocados, respectivamente.

Foi um momento especial para a escola e para o Bairro São Francisco, já que a proposta do São Literário idealizado pelo Instituto Brasil Solidário e realizado por nossa escola, visa buscar outras possibilidades com essa tradição tão forte no sertão. Incentivar a leitura, valorizar a nossa cultura e, principalmente, promover a oportunidade dos estudantes, pais e comunidade terem contato com a poesia, escritores e com a literatura em geral.

Texto: Jefferson Maciel

Fotos: Jefferson Maciel Teixeira, Jeferson Barbosa e Equipe de Comunicação da Escola Municipal Luiz Viana Filho do Bairro São Francisco em Irecê/Bahia.

43 (Medium) 41 (Medium) 39 (Medium) 35 (Medium) 34 (Medium) 33 (Medium) 30 (Medium) 29 (Medium) 28 (Medium) 27 (Medium) 26 (Medium) 25 (Medium) 24 (Medium) 23 (Medium) 22 (Medium) 22 (2) (Medium) 21 (Medium) 21 (3) (Medium) 21 (2) (Medium) 20 (Medium) 20 (3) (Medium) 19 (Medium) 19 (2) (Medium) 18 (Medium) 18 (2) (Medium) 17 (Medium) 16 (3) (Medium) 16 (2) (Medium) 15 (3) (Medium) 14 (2) (Medium) 12 (2) (Medium) 11 (3) (Medium) 10 (5) (Medium) 09 (4) (Medium) 09 (3) (Medium)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 − três =