«

»

Bibliotecas: histórias de sucesso do IBS

Dentre todos os eixos de trabalho desenvolvidos pelo Instituto Brasil Solidário – IBS, este post tem o objetivo de conversar sobre as ações desenvolvidas na área de Incentivo à Leitura.

Nestes 16 anos de trabalho, são muitos os momentos de emoção! Mas quando falamos de Incentivo à Leitura nada define a emoção que vivemos ao inaugurar mais uma sala de leitura, espaço literário ou biblioteca, seja ela escolar ou pública.

Biblioteca Municipal Luis Eduardo Cardoso de Almeida Salvatore, em Iraquara/BA.

Biblioteca Municipal Luis Eduardo Cardoso de Almeida Salvatore, em Iraquara/BA

Biblioteca Eremita Bento dos Santos, em Gentio do Ouro/BA.

Biblioteca Eremita Bento dos Santos, em Gentio do Ouro/BA

Biblioteca Irmãos Salvatore, em Natal/RN.

Biblioteca Irmãos Salvatore, em Natal/RN

E quais são os nossos compromissos e possibilidades ao desenvolver estas ações de Incentivo à Leitura?

Acreditamos que o objetivo essencial da biblioteca pública ou escolar é o de orientar os visitantes a entrar no mundo do conhecimento, informação e entretenimento através de livros, e para tornar isso possível é necessário que serviços sejam oferecidos e divulgados. Na medida em que isso é feito, a presença e o sentido da biblioteca como um espaço aberto à cultura são fortalecidos.

Fomentar a leitura entre crianças, jovens e adultos é convidá-los a desfrutar de um benefício GRATUITO, para trocar pontos de vista e desfrutar da prática da leitura como uma experiência nova, dinâmica e divertida. Ao realizar atividades que promovam a leitura na biblioteca pública ou escolar, promove-se também seu acervo bibliográfico e isso dá uma chance para a criação de novas possibilidades de socialização e aprendizagem contínua.

Biblioteca de Gentio do Ouro, parceria entre o Instituto Brasil Solidário e a Prefeitura Municipal.

Biblioteca de Gentio do Ouro, parceria entre o Instituto Brasil Solidário e a Prefeitura Municipal

FamíliaXEscola...possibilidades reais nas atividades de Incentivo à Leitura desenvolvidas e incentivadas pelo Instituto Brasil Solidário em parceria com as escolas e bibliotecas públicas e escolares.

Família e escola: possibilidades reais nas atividades de Incentivo à Leitura desenvolvidas e incentivadas pelo IBS

Atividade literária- Colcha de Histórias...Biblioteca Irmãos Salvatore em Natal/RN.

Colcha de Histórias na Biblioteca Irmãos Salvatore em Natal/RN

Organização e atividades da Biblioteca em Gentio do Ouro/BA.

Organização e atividades da Biblioteca de Gentio do Ouro/BA

Para fazer isso com sucesso, você precisa saber quais livros existem na sua biblioteca e selecionar aqueles cujo conteúdo (linguagem, tema, ilustrações) são de interesse para as pessoas que estarão envolvidas: crianças, jovens ou adultos. Cada tipo de usuário tem suas preferências, embora após o estabelecimento desse perfil através de uma entrevista de referência você possa, inclusive, indicar algumas obras que ele nem imaginava ler.

O encantamento das atividades de incentivo à leitura desenvolvidas na biblioteca.

O encantamento das atividades de incentivo à leitura desenvolvidas na biblioteca

A participação e envolvimento da comunidade nas atividades desenvolvidas pela biblioteca.

A participação e envolvimento da comunidade nas atividades desenvolvidas pela biblioteca

Um trabalho que é estruturado por nível de leitura baseado na maturidade do usuário e não pela idade, com o objetivo de estabelecer uma forma flexível e mais prática para atender  as necessidades e responder aos interesses dos diferentes usuários de sua biblioteca.

Essa rica instituição, acoplada à escola, pode contribuir de forma especial para o crescimento intelectual do aluno leitor, despertando-o para uma leitura reflexiva e responsável e pode estimular outros a seguir o mesmo caminho, dependendo da estratégia utilizada pelo professor em conjunto com o profissional de biblioteca.

Biblioteca Boquira

Quando surgiu a internet chegou-se a especular se a biblioteca ia deixar de existir e ela resistiu a esse monstro da tecnologia, provando que a “rede” apenas complementa, não a substitui. Ela (a biblioteca) não é apenas espaço para acolher livros, mas acolhe cidadãos que querem mudar sua forma de pensar, de ver a vida, melhorar seus conhecimentos e preparar-se para ser um leitor pensador, crítico e influenciador das novas gerações; e, consequentemente, somar-se àqueles que buscam boas realizações e qualidade de vida.

#IBSJuntosConstruindoumPaísdeLeitores

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 1 = quatro