«

»

Temas para redação em 2014

urna_copa

Aviso a todos os professores e alunos de todas as escolas do Brasil:

EM 2014 ESTÃO PROIBIDAS AS REDAÇÕES SOBRE TEMAS COMO “MINHAS FÉRIAS” OU “MINHA FAMÍLIA”.

Entendam que temos uma grande oportunidade aqui. Nenhum ano trará tantos assuntos relevantes como este que corre. Vejamos.

Primeiro de tudo, temos um ano de Copa do Mundo. Com a diferença de que, dessa vez, somos o país-sede. E aqui cabe outro aviso: não serão aceitas redações de alunos dizendo que “vão torcer muito para o Brasil ser campeão”. A discussão que importa nada tem a ver com escalações, muito menos com o desempenho do time em campo. Esqueçam Felipão, Neymar, Robinho… Vamos tentar de outra forma:

— Você acha que os protestos contra a Copa são justificáveis ou a Copa está realmente trazendo benefícios para o país? Justifique sua resposta.

Aliás, outro tema relevante para redações é a ameaça de os protestos de 2013 voltarem às ruas em 2014. Muitas questões podem ser levantadas a partir daí:

— Nos protestos, as pessoas estavam reivindicando o quê, na sua opinião?
— Se você fosse a um protesto, o que escreveria no seu cartaz? E por que escreveria isso?
— O que você acha que deveria ser “padrão Fifa” na sua cidade?

Este ano temos também eleições presidenciais, sempre uma grande oportunidade para discutir os problemas e desafios do Brasil. Só não me venham com esses clichês de “espero que os próximos governantes melhorem a saúde e a educação”, tudo bem? Se fizer isso, você estará entregando o ouro pro bandido. O candidato vai dar um control C + control V no que você escreveu e te vender isso como programa de governo. Diga NÃO a esse estelionato.

Vamos tentar ir além dos discursos genéricos. Proponho que cada aluno escreva sobre as dificuldades que estão vivendo. Pode ser um problema de saúde de alguém da família, que não recebeu o devido atendimento no posto de saúde. Pode ser um problema que acontece na sua cidade, desde um esgoto a céu aberto, uma rua mal iluminada até um ônibus em más condições. Qualquer coisa concreta, e não uma ideia abstrata e distante. E o melhor de tudo: vamos abrir espaço para que os alunos deem suas soluções para os temas abordados.

Portanto, estejam todos avisados. Professores já podem começar a preparar seus temas de redação. E alunos: estejam preparados para discutir o Brasil além de seus quartos e perfis em redes sociais. Este é o ano ideal para vocês participarem dos grandes debates e se tornarem cidadãos.

1 comentário

  1. Carolina Lopes

    O que não falta é assunto para redação nesse país!
    Aproveitar a leitura e a escrita para estimular no estudante o espírito crítico e a participação popular nas administrações públicas é formar cidadãos mais atuantes e, por consequência, construir uma sociedade mais justa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− três = 2