«

»

ARTE POSTAL | Dúvidas frequentes

Muitas pessoas estão com dúvidas à respeito do Edital de Arte Postal UNIÃO.

Como a dúvida de uma pessoa pode ser a mesma da outra, seguem algumas perguntas com suas respectivas respostas:

1 | O que é Arte Postal mesmo?

RESPOSTA

Arte Postal é qualquer expressão artística visual enviada via correio regular (não pode ser via Sedex, por exemplo). Cada edital de Arte Postal tem suas regras e todos os trabalhos recebidos são aceitos sem seleção, sempre! Um espaço democrático para difundir ideias! Arte Postal pode ter várias formas diferentes e pode ser executada com diversas técnicas. Em nosso edital, o formato solicitado é o cartão postal 10cm x 15cm e as técnicas, xilogravura e recorte e colagem.

2 | Como faço para inscrever meus alunos?

RESPOSTA

O Edital de Arte Postal UNIÃO é aberto a todos que quiserem participar, pertencendo ou não aos projetos do Instituto Brasil Solidário. Isso significa que basta seguir o regulamento do Edital e enviar sua Arte Postal pelo correio. Isso poderá ser feito individualmente ou com uma turma, contanto que cada postal receba individualmente o selo dos Correios.

3 | Cada cartão tem que ter o selo dos Correios? Como é isso? Colo o selo e depois envio o cartão sem envelope ou depois de colar o selo, coloco dentro de um envelope e envio? Dependendo da arte, mandar sem envelope pode estragar o cartão, não?

RESPOSTA

Arte Postal é assim mesmo: no formato cartão postal, recebe o selo do correio e vai sem envelope! Sim, amassa um pouco… mas faz parte. Arte Postal não precisa necessariamente ser cartão postal. Pode vir dentro de envelope. Só que, neste regulamento, optei por simplificar o formato e solicitar cartões postais 10cm x 15cm, que recebem selo dos Correios e carimbo diretamente, sem envelope. Para ser Arte Postal, o correio tem que aceitar e carimbar. O que acontece é que muitas pessoas acabam enviando dentro do envelope mesmo, para que o postal seja mais conservado.

4 | Posso fazer utilizando outras técnicas?

RESPOSTA

O edital foi desenvolvido com base nos cursos que já foram oferecidos às comunidades atendidas pelo IBS. A xilogravura é uma possibilidade para as escolas que participaram das oficinas. Recorte e colagem é uma opção para as escolas que não tiveram as oficinas de xilogravura, e foi escolhida por ser fácil, acessível e sustentável (reaproveita revistas e jornais velhos). Uma outra possibilidade é utilizar a fotografia, contanto que esteja no formato 10cm x 15cm e que a foto seja de autoria da pessoa que está enviando o postal.

5 | Sobre o tema “União”, de que forma devemos interpretá-lo?

RESPOSTA

O tema “União” foi escolhido justamente por ser amplo: se abre para diversas interpretações! Aproveite a oportunidade para explorar as inúmeras possibilidades que o tema oferece! Você pode, por exemplo, expor a palavra na lousa e pedir para que cada um de seus alunos levante significados pessoais para ela, elaborando uma lista. Depois, sortear os significados: cada um realiza um postal com o significado sorteado! Mas veja: essa é apenas uma opção de atividade! Você pode criar a sua própria dinâmica e compartilhar conosco neste Blog!

6 | Há algum material sobre Arte Postal?

RESPOSTA

No cartaz recebido pelas escolas atendidas pelo IBS, há dicas de sites para pesquisar.Neles, textos sobre Arte Postal. Um deles tem uma galeria de trabalhos. Você pode trabalhar Arte Postal interdisciplinarmente, relacionando o gênero ao período da ditadura no Brasil, época em que foi muito utilizada! É possível encontrar essas referências nos textos!

Seguem os sites:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três − = 1