«

»

BENDEGÓ

Ações de meio ambiente marcam distrito de Bendegó

O distrito de Bendegó, Canudos, Bahia, recebeu a visita do Programa de Desenvolvimento Sustentável – Amigos do Planeta na Escola, de 9 a 11 de maio. Na Escola Nossa Senhora das Graças, as ações de meio ambiente junto com a equipe do IBS tiveram destaque. O tema faz parte do projeto que visa levar melhorias para dez cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No primeiro dia, a equipe promoveu uma palestra avançada sobre meio ambiente, além de um passeio com professores selecionados (monitores e gestores ambientais locais) para reconhecimento da área de compostagem, local da horta comunitária, coleta seletiva, arborização da escola e montagem do viveiro.

Em todas as escolas atendidas pelo programa, alunos, professores e comunidades vivenciam e são orientados sobre questões ambientais, tanto em relação a aspectos gerais de preservação, reciclagem e coleta seletiva quanto na composição do resíduo orgânico e horta comunitária.

Lixo e reciclagem

Os alunos e professores aprendem a importância da reciclagem e reaproveitamento do lixo e ainda montam os coletores de lixo reciclável, orgânico e não reciclável. A iniciativa segue junto com os princípios do projeto Amigos do Planeta na Escola, que tem seus recursos originados na venda de materiais recicláveis pela Casas Bahia, mantenedor das ações.

Também foi realizado um passeio com alunos, o “mutirão da limpeza”. A ideia é conscientizar e promover a diminuição dos resíduos gerados pelos alunos e comunidade, por meio da mobilização conjunta entre a escola, professores e comunidades. Todos os agentes envolvidos ganham uniformes do projeto.

“As questões ambientais na escola foram de grande valor, pois nossos professores estão muito motivados. Não foi fácil montar as equipes iniciais de trabalho, entre alunos e comunidade. Porém, após esta visita muitas outras pessoas já nos procuraram para aumentar os trabalhos na área de gestão ambiental”, disse Jackson José dos Santos, diretor do Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças.

Mais água para as escolas

Nas visitas da primeira fase, gestores do Instituto Brasil Solidário fazem ainda uma análise técnica para a construção futura de um sistema de reuso de água na segunda fase do projeto (setembro). Trata-se de uma gestão dos recursos hídricos, já aplicada com sucesso em outras escolas atendidas pelo projeto em 2008, que permite uma grande economia ao município e as escolas do semi-árido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 9 = nove