Fundamentos

Eficiência na gestão, resultados e atitude. Esse é o papel, a responsabilidade do IBS e de todos nós.

Ao conhecermos a fundo as necessidades de regiões pouco favorecidas do Brasil, percebemos um forte interesse de desenvolvimento local, mantendo sua cultura particular e agregando subsídios para sua evolução social. Muitos municípios são obrigados a carregar a pobreza e a incerteza de melhorias sociais e econômicas, faltando-lhes muitas vezes um estímulo mais próximo.

A partir deste cenário, a proposta do Instituto Brasil Solidário é entrar nessas comunidades para impulsionar seu desenvolvimento, respeitando costumes regionais e aumentando a importância do centro escolar e do ser humano local como propagador de conhecimento e novas ideias.

Tendo como base a escola e a as variadas formas de estimular a educação de qualidade, incluindo garantias ao cumprimento do Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente – ECA e evolução do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – os programas são levados em âmbito municipal favorecendo o intercâmbio de informações entre a comunidade e o público beneficiado, tendo como proposta de resultados:

  • Efetiva contribuição com o processo educacional mediante o estímulo direto à formação cultural, intelectual e profissional através de programas de capacitação, com estimulação lúdica e ações contínuas de desenvolvimento psicomotor;
  • Atendimento médico contínuo e gratuito, consulta médico-cirúrgica e pós-atendimento, com acompanhamento clínico;
  • Conscientização de alunos, professores e gestores em relação à importância da Saúde Bucal, Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e drogas;
  • Multiplicação dos conhecimentos adquiridos pelos agentes capacitados por profissionais do IBS para continuidade do programa pela comunidade e escola;
  • Incentivo ao desenvolvimento econômico local;
  • Desenvolvimento local sustentável – reciclagem, artesanato, redução do lixo, hortas comunitárias, arborização do entorno das escolas;
  • Apoio em projetos extras apresentados pelas cidades;
  • Fomento, em parceria com Secretarias de Educação, a novas políticas públicas.


Metodologia IBS: Escolas e Municípios

  1. Implementação de uma educação mais ampla, além das disciplinas tradicionais, e que principalmente forme o ser humano;
  2. Estímulo a uma educação que reinvente de alguma forma o perfil do professor da educação básica, dando-lhe mais um caráter real de educador;
  3. Acesso a um conteúdo atualizado que instigue o aluno a pensar sobre sua realidade e sobre a sua existência;
  4. Promover formas e ideias para quebrar atuais barreiras que separam as disciplinas;
  5. Auxílio direto para a formação de um ser humano mais sábio e capaz de perceber fundamentos de: ética, estética, consciência, memória e desejos.