“Ninguém da conta da beleza sozinho, sempre precisamos do outro para compartilhar a beleza que nos toca”.
Bartolomeu Campos de Queirós
No percurso do desenvolvimento da aprendizagem, o contato com profissionais mais experientes (professores, tutores, mediadores) pode nos ajudar a ir além de onde conseguiríamos chegar sozinhos ou em grupos de pares. Desempenhando um papel de curadores, esses profissionais contribuem para que cada estudante avance mais na aprendizagem individualizada; desenham estratégias para que a construção do conhecimento entre pares seja bem-sucedida e conseguem ajudar os aprendizes a ampliarem a visão de mundo que desenvolveram nos itinerários individuais e grupais, levando-os a novos questionamentos, investigações e práticas.
Os bons professores sempre foram e serão fundamentais para avançarmos na aprendizagem. Eles ajudam a desenhar roteiros interessantes, problematizam, orientam, ampliam os cenários, as questões, os caminhos a serem trilhados. O diferente hoje é que eles não precisam estar o tempo todo junto com os alunos, nem precisam estar explicando as informações para todos. A combinação de aprendizagens personalizadas, grupais e mediadas no projeto pedagógico é poderosa para obter resultados desejados.
Sendo assim, por meio do minicurso Mediador da Leitura Literária IBS, objetivamos capacitar educadores para atuação como mediadores de Ensino a distância – EaD. O minicurso está organizado a partir de determinados aspectos, tais como:
- o Instituto Brasil Solidário e a educação a distância;
- a proposta pedagógica do curso de Incentivo à Leitura Literária, sua estrutura, funcionamento e materiais didáticos;
- o trabalho de mediação, perfil e competências esperadas do mediador da leitura literária, material de apoio e suporte;
- e a Plataforma de Educação a distância do Instituto Brasil Solidário, seu uso, navegação e dúvidas.
Este minicurso fornecerá todas as informações básicas e necessárias para que você – que já esteve conosco no curso completo de Incentivo à Leitura Literária – se entenda agora como um mediador do curso EaD de Incentivo à Leitura Literária do Instituto Brasil Solidário para sua rede, no formato assíncrono. Além disso, ele definirá o seu papel e todas as suas responsabilidades, preparando-o para fazer a mediação entre os novos alunos e os conteúdos dos fascículos, ao acompanhar a trajetória do seu grupo durante o curso.
O minicurso é gratuito e 100% online e para participar é necessário ter realizado e concluído o curso EaD IBS de Incentivo à Leitura Literária em alguma das turmas anteriores oferecidas. O prazo determinado para a realização do minicurso é de duas semanas, a partir do primeiro acesso e ao concluí-lo é necessário realizar o preenchimento de um formulário informando acerca da organização do curso a ser mediado por você.
A conclusão do minicurso lhe fornecerá o direito de tornar-se um Mediador da Leitura Literária IBS, tornando-o responsável pela mediação dos educadores do seu município.
Lembramos que, nesse futuro curso a ser administrado por você, não haverá acompanhamento do mentor e da equipe de suporte do IBS.
Para finalizar, temos um recado especial para todos vocês:
Certificado
Será emitido, após a conclusão da primeira turma mediada, o certificado de Mediador da Leitura Literária IBS, com a carga horária geral de 8 horas, equivalente aos estudos realizados no minicurso e a mediação feita durante a execução do curso de Incentivo à Leitura Literária no formato assíncrono.
Observação:
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.
Curso Conteúdo
Avaliações
Os Cursos do IBS tem os conteúdos abordados de uma forma única e sem precedentes. São totalmente, aplicáveis no dia a dia da escola, alinhados com a BNCC, em consonância com os ODS, transversais. Os profissionais são altamente competentes e a plataforma prática e bem monitorada. Um Curso de qualidade, pensado, desenvolvido e o ofertado, gratuitamente, para a nossa comunidade escolar. O IBS é a expressão do nosso país, cultura e educação , é a demonstração de nosso potencial criativo, educativo e engajado. Uma proposta que vai além dos ” muros da escola” e dos limites geográficos.