Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

A Educação Ambiental busca a formação de sujeitos conscientes e críticos através da compreensão de conceitos e realização de práticas relacionadas com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação do nosso planeta.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Os módulos desse curso possibilitam, de forma gradual, o estudo da Educação Ambiental como tema transversal, abordando aspectos importantes de comportamentos alinhados e contextualizados ao Kit de práticas de Educação Ambiental desenvolvido pelo Instituto Brasil Solidário.  

O curso está dividido em oito fascículos:  

Fascículo 1 – Educação Ambiental e o IBS: 20 anos de história 

Esse fascículo apresenta um panorama do trabalho da área da Educação Ambiental dentro do Instituto Brasil Solidário. O trabalho alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é apresentado através do Kit de práticas de Educação Ambiental desenvolvido pelo IBS e as ações realizadas nas escolas.  

Fascículo 2 – Entendendo o meio ambiente e suas conexões  

A dimensão do conceito de meio ambiente, suas conexões, problemas ambientais e o impacto das ações do homem sobre a natureza são questões discutidas nesse segundo fascículo.  

Fascículo 3 – Atmosfera, o tesouro invisível 

Nesse fascículo iremos conhecer a composição da atmosfera terrestre, compreender o fenômeno do efeito estufa, o processo das mudanças climáticas, o papel das florestas como grandes reguladoras do clima e principalmente o papel do homem na mudança de hábitos e costumes que contribuem com a redução do avanço da crise climática no planeta. 

Fascículo 4 – Água, o líquido precioso 

A importância da água, a compreensão do ciclo hidrológico e os desafios do saneamento básico no Brasil são pontos apresentados nesse fascículo. Além do convite à reflexão acerca de nossa pegada hídrica, relacionada ao volume deágua doce gasto na produção de bens e serviços.  

Fascículo 5 – Energias que movem o mundo 

Esse fascículo apresenta as formas e fontes de energia, elencando fontes alternativas de energia que visam a sustentabilidade. Traz o exemplo do Instituto Brasil Solidário que segue padrões sustentáveis e dicas e ideias que contribuem com a eficiência energética, o caminho mais fácil, mais barato e com menor impacto ambiental na obtenção da energia necessária para o desenvolvimento do Brasil. 

Fascículo 6 – Sustentabilidade e sistemas de produção 

O que é sustentabilidade? Quais os impactos causados pelo atual sistema de produção utilizado na sociedade? De onde vem e como é produzida a camiseta que utilizamos? Essas e outras questões são abordadas nesse fascículo, apresentando a ideia de desenvolvimento e consumo consciente e sustentável como uma solução para a redução dos danos causados ao meio ambiente.  

Fascículo 7 – Sistemas de produção: resíduos sólidos, coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem 

Esse fascículo apresenta a grande questão da produção de resíduos sólidos gerada através dos sistemas de produção. Seus problemas, consequências, a existência de lixões e a criação de aterros sanitários e as alternativas simples e efetivas relacionadas à redução, reutilização e reciclagem desses materiais, como a ideia da coleta seletiva e a criação e desenvolvimento do projeto LEVE – Local de entrega voluntária escolar.  

Fascículo 8 – Sistemas de produção: produção orgânica e permacultura – uma escola sustentável 

Esse último fascículo destaca os benefícios da produção orgânica e da permacultura. Além disso, apresenta a ideia de uma escola sustentável através de exemplos de escolas parceiras do IBS que adotam técnicas e realizam ações sustentáveis embasadas no Kit de práticas de Educação Ambiental IBS. 

Carga horária 

80 horas, assim distribuídas:  

  • 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02h);  
  • 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, agentes ambientais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema.  

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Pensar e agir de forma sustentável; 
  • Desenvolver práticas sustentáveis na escola a partir da utilização do Kit de práticas de Educação Ambiental IBS. 

Observações 

O curso de Introdução à Educação Ambiental – Modalidade EaD está fundamentado nos conceitos apresentados no Kit de Práticas de Educação Ambiental IBS.


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
FASCÍCULO 5
FASCÍCULO 6
FASCÍCULO 7
FASCÍCULO 8
4 4 Avaliações

Avaliações

por Maurína Pereira dos Santos 11 maio 2023

Foi um aprendizado para me,porque é um desfio bom de se colocar em prática e melhorar o nosso planeta

6 pessoas encontraram esta ajuda
por Larissa Castro 23 maio 2023

Foi muito produtivo e esclarecedor esse curso.

3 pessoas encontraram esta ajuda
por Darilêde Oliveira Lima Gonçalves 11 maio 2023

Este curso é simplemente incrível !!!

3 pessoas encontraram esta ajuda
por Maria José Damacena Nascimento 26 setembro 2023

Mais pessoas deveriam participar desta rica formação

2 pessoas encontraram esta ajuda