Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

A primeira infância, compreendida entre 0 e 6 anos, é um período decisivo para a formação integral da pessoa. Neste processo formativo, a palavra assume um papel decisivo e é exatamente por ser um sujeito de linguagem, que o direito à leitura, à literatura, à palavra e a outros bens educativos, artísticos e culturais deve ser promovido e garantido ainda nessa fase da vida.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Nesse curso, realizaremos estudos baseados em duas principais temáticas: Primeira Infância e Educação Infantil e Leitura na Primeira Infância, esta última com o propósito de formar mediadores de leitura com foco na atuação na primeira infância.  

O curso está dividido em oito fascículos:  

Fascículo 1 – Primeira infância e Educação Infantil  

Esse fascículo busca apresentar as principais relações entre a primeira infância e a etapa da Educação Infantil, buscando refletir sobre as concepções de criança, infância e currículo com base no que é proposto a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Fascículo 2 – Educação na Primeira Infância – a experiência de Reggio Emilia e Lóczy 

Nesse fascículo, nos aproximaremos da experiência vivenciada no Instituto Lóczy, através da abordagem Pikler, e das escolas de Reggio Emilia, que apontam vários caminhos para um trabalho educativo de qualidade com as crianças na primeira infância, com base no cuidado, afeto, escuta e criatividade.   

Fascículo 3 – Criança, um ser em desenvolvimento 

Compreender como se dá e quais as diferenças entre crescimento e desenvolvimento é a chave para a realização de um trabalho que possibilita o protagonismo infantil. Nesse fascículo, vamos compreender como proporcionar o desenvolvimento integral das crianças através de práticas educativas de qualidade.  

Fascículo 4 – Saúde, cuidado e fazeres na Educação Infantil 

Compreender a relação entre educação e saúde, voltando o olhar acerca da indissociabilidade entre cuidar e educar é a proposta desse fascículo.  

Fascículo 5 – Leitura e literatura na primeira infância 

Nesse fascículo, vamos compartilhar algumas questões-chave para pensar o papel do mediador na formação dos pequenos leitores: o papel da leitura e da literatura; a importância da arte e da poesia, do brincar, da voz e das palavras nas infâncias e o papel fundamental do mediador como ponte entre os leitores e os livros. 

Fascículo 6 – O livro literário – Um mundo de palavras 

Uma viagem ao mundo de palavras através do contato com o livro literário e suas diversas possibilidades é o convite desse fascículo. Uma infinidade de gêneros, temas, autores, ilustradores embasam a bibliodiversidade encontrada e apresentada no acervo literário IBS.  

Fascículo 7 – Práticas interdisciplinares IBS – educação integral na Primeira Infância 

As áreas temáticas do Instituto Brasil Solidário e a transdisciplinaridade existente entre elas contribuem para a formação integral das crianças. Nesse fascículo, conheceremos sugestões de práticas de trabalho a partir das áreas do IBS que oportunizam um trabalho transversal na primeira infância. 

Fascículo 8 – Práticas pedagógicas para a Primeira Infância 

O último fascículo apresenta um rico guia de práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas na primeira infância, em creche e pré-escolas, respeitando os direitos de aprendizagem e a interdisciplinaridade entre os campos de experiência. 

Carga horária  

80 horas, assim distribuídas:  

  • 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02h);  
  • 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Compreender a primeira infância como etapa decisiva e fundamental na formação do ser humano, sendo capaz de planejar propostas de qualidade que possam ser desenvolvidas com as crianças nas creches e pré-escolas; 
  • Compreender a importância do papel do professor/ mediador da leitura literária na primeira infância; 
  • Desenvolver práticas de mediação de leitura com bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
Fascículo 4
Fascículo 5
FASCÍCULO 6
FASCÍCULO 7
FASCÍCULO 8
4.4 14 Avaliações

Avaliações

por Geiza Maria dos Santos Mota 22 setembro 2022

Fiquei impressionada com as aulas, os vídeos, o carinho de todos, a prontidão, enfim, espero participar de outros cursos e ter o prazer de aprender com todos, novamente!

5 pessoas encontraram esta ajuda
por Mary Célia Belém Pereira 21 agosto 2023

Muito bom

4 pessoas encontraram esta ajuda
por Valdenise Cristina Silvestrin Mazurchi 7 novembro 2022

Aproveitei muito esse curso. Ainda não atuei na primeira infância, porém tenho netos e isso vai me ajudar muito nas minhas práticas como vovó e educadora.

3 pessoas encontraram esta ajuda
por Daniela Neres de Lima 16 dezembro 2023

Otimo atendimento nota 10

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Rosineia M. O. Venturini 24 novembro 2022

Gostei muito de está participando desse curso, pois trouxe muito conhecimento para área onde estou atuando no momento. Muito obrigada por compartilhar assuntos tão enriquecedor para nos currículo.

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Maria das Graças Alves E. de Souza 9 setembro 2022

Nota 10

11 pessoas encontraram esta ajuda
por Ana Paula de Sá 3 setembro 2022

Muito interessante tanto para o professor quanto pra criança. Tudo que foi explicado até agora foi super gratificante.

11 pessoas encontraram esta ajuda
por Ires Tesi Benovit 19 setembro 2022

Os Cursos ofertados pelo Instituto, apresentam um diferencial dos demais, pois geram o comprometimento, a prática e a reciprocidade. A equipe gestora demonstra transparência, seriedade e compromisso.

10 pessoas encontraram esta ajuda
por Eliane Francisco de Lima Pereira 14 setembro 2022

É sastifatório e prazeroso cada fascículo todos maravilhoso.

10 pessoas encontraram esta ajuda
por Genivalda Santos de Santana 8 setembro 2022

Estou super satisfeita por obter mais conhecimentos na área da educação e justamente onde atuo que é a Educação infantil (creche), conhecimento nunca é de mais. Grata

10 pessoas encontraram esta ajuda