Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

O rádio é um veículo de grande atuação social. Através dele, pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, religiões e outras diferenças, têm acesso à informação e entretenimento. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na transmissão de conhecimentos. Seu uso na escola, além disso, possibilita desde o desenvolvimento da expressão oral dos alunos ao favorecimento do protagonismo estudantil.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Desde uma introdução à comunicação social e à educomunicação ao uso da rádio como ferramenta pedagógica na escola, o curso está dividido em quatro fascículos: 

Fascículo 1 – Introdução à comunicação social e à educomunicação 

Nesse primeiro fascículo iremos trabalhar alguns fundamentos da comunicação que nos acompanharão durante a realização do nosso curso: o que é a comunicação; uma breve história da comunicação; e os diferentes meios de comunicação em massa e seus usos.

Nesse fascículo, o educador aprofundará seus conhecimentos para um debate importante junto à seus alunos e famílias em um tempo de mídias sociais e alta exposição nas redes – e onde esse debate se faz necessário nas escolas.

Fascículo 2 – Introdução à rádio escolar  

Esse segundo fascículo apresenta um pouco da história da rádio no Brasil e no mundo, destacando suas características e os elementos técnicos da produção radiofônica. Dicas para o uso criativo da voz e exemplos de locuções famosas também são apresentadas. 

Fascículo 3 – Produção radiofônica escolar  

O terceiro fascículo é um mergulho nas ideias de produção e organização da rádio escolar. As características da rádio escolar e questões relacionadas à organização da sua programação são discutidas através de exercícios práticos de criação de relógio de programação, além da sugestão de programas que podem ser utilizados na rádio escolar.  

Fascículo 4 – Radionovela, sonoplastia e criatividade  

Esse fascículo explora as possibilidades criativas – da oralidade ao trabalho colaborativo e produção de textos inteligentes – através da radionovela e da sonoplastia, fazendo um convite para o trabalho com a rádio escolar, fomentando a criatividade, autonomia e protagonismo dos estudantes.  

Carga horária 

40 horas, assim distribuídas:  

  • 04 horas aulas interativas on-line (02 encontros de 02h)
  • 36 horas de atividades na Plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Compreender as possibilidades pedagógicas da rádio escolar; 
  • Incentivar a criatividade e protagonismo dos estudantes através da criação e trabalho com uma rádio escolar; 
  • Disseminar boas práticas a partir do uso da tecnologia e utilização da rádio como elemento de transformação pedagógica e social. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
5 4 Avaliações

Avaliações

por [email protected] 24 setembro 2022

Entre tantos que já fiz esse me encantou, me prendeu e acrescentou conhecimentos á beça.

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Simone Maria de Lima 9 setembro 2021

EXCEPCIONAL! PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DO IBS. VOCÊS SÃO SENSACIONAIS! GRATIDÃO POR TER PARTICIPADO DESSE PROJETO!

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Kamock Antonio Melo Silva 22 setembro 2023

Se você tem interesse em trabalhar na área de comunicação, o curso de rádio é uma ótima forma de adquirir conhecimentos e habilidades específicas. Muito bem elaborado.

Uma pessoa encontrou esta ajuda
por Sandra Lourdes Barbosa Santana 4 abril 2021

Curso excelente!
Uma didática fácil com muita disciplina e compromisso!
Parabéns!

Uma pessoa encontrou esta ajuda