Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

A xilogravura é o mais antigo processo de multiplicação de textos e imagens do mundo. Por ser uma técnica simples, mas de grande riqueza gráfica, tem também um grande potencial pedagógico, seja por sua história, que permeia grande parte da trajetória da civilização, ou por suas visualidades e utilizações, transformadas ao longo do tempo e das culturas que a incorporaram.   

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Nesse curso, nos apropriaremos dos conhecimentos relacionados à xilogravura tanto em seu contexto histórico quanto às práticas, que poderão ser facilmente implementadas na escola, com fins pedagógicos, e comunitários, servindo também ao empreendedorismo.  

O curso está dividido em quatro fascículos:  

Fascículo 1 – Prática da xilogravura  

Esse fascículo é um manual prático para que todos possam compreender o processo de elaboração de uma xilogravura, além de oferecer técnicas alternativas que se aproximam do processo de impressão xilográfica e são fáceis de levar para a escola. 

Fascículo 2 – História da Xilogravura   

A História da Xilogravura aponta várias oportunidades de trabalhar a transdisciplinaridade, construindo pontes para diversas discussões relacionadas ao currículo escolar e a outras áreas temáticas do IBS, além de temas transversais.  

Fascículo 3 – Estamparia  

A estamparia de tecidos é uma das aplicações mais antigas da xilogravura. Após o aprendizado da técnica e da história, fica mais fácil compreender como é possível estampar tecidos com matrizes xilográficas e, também, com outras técnicas alternativas fáceis e econômicas para realizar em sala de aula. 

Fascículo 4 – Cordel na escola  

O folheto de cordel, produção tipicamente brasileira e nordestina, teve sua história marcada pela xilogravura na ilustração de suas capas. Nesse fascículo, vamos compreender melhor a associação que deu início à essa rica e tradicional literatura e construir, juntos, maneiras de compartilhar esses conhecimentos na escola com atividades de escrita e ilustração. 

Carga horária  

40 horas, assim distribuídas:  

  • 04 horas aulas interativas on-line (02 encontros de 02h)
  • 36 horas de atividades na Plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos, e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Explorar técnicas alternativas de gravura em relevo e estamparia; 
  • Dominar, de forma básica, todo o fazer poético de um folheto de cordel, vislumbrando possibilidades de aplicação pedagógica criativa das técnicas em sala de aula. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
Conteúdo da Unidade
0% Completo 0/1 Etapas
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
5 1 Avaliações

Avaliações

por Merielle Tatiana da Cruz Batista 5 maio 2023

ESTA PLATAFORMA ME SURPREENDEU MUITO POSITIVAMENTE.
QUERO FAZER MAIS CURSOS.
QUALIDADE E EXCELENCIA DA EDUCAÇÃO.

Uma pessoa encontrou esta ajuda