Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

O Teatro de Bonecos é uma forma de arte muito antiga. No início, estava muito relacionado à representação das divindades e das mensagens religiosas. Depois, passou a servir para artistas medievais representarem as comédias e poemas românticos. Desde o século passado, os bonecos e seus manipuladores fazem uma parceria perfeita com a escola e projetos educacionais, servindo como eficiente veículo lúdico para levar às crianças, jovens e adultos reflexões sobre um grande leque de temas ligados à vida em sociedade.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Nesse curso, vamos contar essa milenar história, mostrar curiosidades, explicar as diferentes técnicas de manipulação, os materiais utilizados para as criações dos personagens e como aproveitar essa bela parceria com o teatro de bonecos em prol de educadores e alunos.  

O curso está dividido em quatro fascículos: 

Fascículo 1 – Teatro de Bonecos: estimulando a criatividade  

Esse fascículo trata da linguagem do Teatro como uma importante aliada na educação e como o trabalho com o Teatro de Bonecos pode ajudar a desenvolver competências e habilidades necessárias a todos os estudantes. 

Fascículo 2 – Teatro de Sombras 

Esse fascículo apresenta a história do Teatro de Sombras e suas muitas possibilidades: como criar seus personagens, como montar um roteiro e como trabalhar com o Teatro de Sombras na escola, de forma interdisciplinar e transversal.  

Fascículo 3 – Mamulengos, bonecos de vara e bonecos de balcão 

Esse fascículo traz orientações práticas de como criar e montar mamulengos, bonecos de vara e bonecos de balcão, além de apresentar dicas e sugestões de como escolher e contar histórias para o Teatro de Bonecos. 

Fascículo 4 – O Teatro de Marionetes  

Esse fascículo apresenta as diferentes técnicas do Teatro de Bonecos, com foco na criação de marionetes com material sustentável e na multiplicidade de temas e áreas que podem ser trabalhadas através do Teatro de Bonecos nas escolas.  

Carga horária  

40 horas, assim distribuídas:  

  • 04 horas aulas interativas on-line (02 encontros de 02h)
  • 36 horas de atividades na Plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Compreender o Teatro de Bonecos como um recurso lúdico e criativo que colabora com o processo de ensino-aprendizagem; 
  • Fazer uso da arte do Teatro de Bonecos e suas técnicas para a construção de competências e habilidades dos estudantes nas escolas, através de propostas interdisciplinares e transversais. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
5 1 Avaliações

Avaliações

por Maria da Conceição Pinheiro Melo 7 outubro 2021

Ótimo!! Foi maravilhoso, só tenho agradecer a essa equipe show.

5 pessoas encontraram esta ajuda