Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

No cenário contemporâneo brasileiro, formar leitores e escritores ainda é uma promessa – acontece de forma parcial, desigual e, por vezes, precária. Pensando de que forma podemos reverter esse cenário, chegamos à conclusão de que existe a necessidade de se refletir e planejar práticas metodológicas que incentivem a leitura literária dentro e fora do contexto escolar, contribuindo com a formação de cidadãos críticos e conscientes que encontram no hábito da leitura uma forma de desenvolver a criatividade e ampliar o seu conhecimento sociocultural.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Iniciamos este curso com uma reflexão acerca da construção do leitor ao longo da vida e de que forma essa construção contribui para a nossa formação leitora e a formação dos leitores que almejamos construir. A continuidade do curso se dá, ainda, pelo contato, apresentação e incentivo à leitura de obras literárias que compõem o acervo literário IBS doado às escolas parceiras: um mergulho pela diversidade de gêneros, autores, ilustradores e um convite ao trabalho com projetos e ações transdisciplinares que podem ampliar o repertório leitor dos alunos e carimbar de vez a existência da arte literária nas escolas. 

O curso está dividido em oito fascículos: 

Fascículo 1 – A mediação da leitura literária e a formação do leitor  

Nesse primeiro fascículo vamos dialogar como o leitor se constrói ao longo da vida, refletindo sobre a existência e desenvolvimento de práticas leitoras educativas, críticas literárias e poéticas que tragam as memórias afetivas e o reconhecimento dos indivíduos nessas leituras.  

Fascículo 2 – Formação de professores leitores e mediadores da leitura literária 

Nesse fascículo mergulharemos na atuação do professor leitor mediador da leitura literária, um convite para reflexões e descobertas para sentir o prazer em abrir um livro e se aventurar nas linhas e entrelinhas literárias.  

Fascículo 3 – Incentivo à leitura e Contação de histórias 

Nesse fascículo fazemos um convite para que os professores liberem sua criatividade e deixem-se levar pela criança curiosa que há dentro de si, provocando leitores, leituras e promovendo o prazer de ler o mundo através de práticas de leitura e contação de histórias que despertam e encantam o leitor que existe em cada um.  

Fascículo 4 – A importância da Biblioteca   

Nesse fascículo vamos compreender a importância da Biblioteca – Implementação e Organização da Biblioteca Escolar aprofundando a leitura e estudo sobre as seguintes leis: Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), entendendo, assim, a biblioteca como lugar de encontro do sujeito com a arte, ciência, filosofia, história, lugar social, e político, não sendo, de modo nenhum, um lugar neutro. O foco também se voltará para o planejamento das possibilidades de mediação da leitura a serem desenvolvidas nesses espaços.  

Fascículo 5 – Acervo Literário IBS – Um mundo de palavras 

Nesse fascículo vamos refletir sobre um hiato chamado tempo e provocar o encontro do professor com o livro literário através da apresentação e contato com o acervo literário IBS, tratando de pensar acessos e caminhos que culminam na conversa contínua entre pessoas e livros.    

Fascículo 6 – Livros e reflexões: O livro literário – Um mundo de palavras 

Proporcionar o encontro com o livro literário e suas diversas possibilidades é o objetivo desse fascículo, através da bibliodiversidade de gêneros, temas, autores e ilustradores, possibilitando não só que as crianças leitoras possam refletir sobre suas experiências, questões, medos e desafios a partir das histórias encontradas nos livros, mas que possam elaborá-los e vivenciá-los pela perspectiva dos personagens, que se tornam companheiros próximos. 

Fascículo 7 – Estratégias de Incentivo à Leitura e Práticas interdisciplinares IBS  

As áreas temáticas do IBS e a transdisciplinaridade existente entre elas serão apresentadas nesse fascículo, assim como as sugestões e propostas de ações que podem ser desenvolvidas nas escolas relacionadas ao incentivo à leitura.   

Fascículo 8 – A poética na formação 

Nosso último fascículo traz um diálogo com a arte da poesia na escola, o reconhecimento de que o mundo não se dá apenas através de leituras de textos científicos. O convite aqui é para a leitura diária de poesias, que se traduz no convite à defesa do direito fundamental de todos: o direito à literatura.  

Carga horária 

80 horas, assim distribuídas:  

  • 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02 horas);  
  • 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Ampliar as práticas culturais incluindo a biblioteca como opção de lazer e fruição, constituindo-se como um espaço de intercâmbio de experiências; 
  • Compreender o acesso à arte literária e aos bens culturais como direitos sociais; 
  •  Proporcionar momentos de mediação da leitura significativas de interação mediante o uso da arte literária, abrindo campo para a renovação de estudos, temas, gêneros, obras e autores; 
  • Compreender a importância do papel do professor – mediador da leitura literária na formação do leitor. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
FASCÍCULO 5
FASCÍCULO 6
FASCÍCULO 7
FASCÍCULO 8
4.7 13 Avaliações

Avaliações

por Vancleides Lopes de Souza 26 novembro 2020

Estou encantada com o curso com tantos momentos vividos e com certeza farão parte da minha trajetória como pessoa e como profissional para sempre. Grandes lições aprendidas com cada fascículo e com cada aula presencial. Muitos saberes compartilhados com meus novos amigos denominados anjos. Meu conselho para vocês é que voem alto e não esqueçam de passar em Luís Eduardo que eu quero ir junto nesta aventura maravilhosa e cheia de encantamentos. Muito obrigada anjos do IBS.
GRATIDÂO!!!!!

5 pessoas encontraram esta ajuda
por Vanuza Maria Batista Vieira 26 novembro 2020

Foram manhãs de terças e quintas- feiras maravilhosas! Uma formação inesquecível.
O encantamento é realmente contagioso, e só através deles nos tomamos MEDIADORES DA LEITURA.
Encantada, gravemente encantada. Mas sem medo nenhum de contagiar os outros, os meus alunos e colegas. Sairei por aí sem nenhum receio de contagiar todos!
Obrigada IBS 💛💚

4 pessoas encontraram esta ajuda
por Carol Lopes 29 setembro 2020

O curso de Incentivo à Leitura ofereceu subsídios para a implementação de atividades de leitura e mediação de leitura na escola. Completo, inclui desde a organização da biblioteca até a formação de profissionais capacitados para destilar o amor pelos livros e pela leitura. Deixou a gente com vontade de sair por aí contando lindas histórias para envolver crianças de todas as idades!

3 pessoas encontraram esta ajuda
por Maria Lúcia de Brito Silva Pereira 10 maio 2023

Neste curso foi muito gratificante para mim como mediadora de leitura a incentivar os alunos e o meu filho ao encantamento pela leitura com prazer e amor. Agradeço a todos do IBS pelo incentivo de fazer cursos para todos. E estou aguardando a visita novamente aqui na praia de QUATIPURU MIRIM, Tracuateua Pará.Obrigada a todos.

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Gilvana Santos Guimarães 26 outubro 2021

Foi maravilhoso participar do Curso Incentivo a leitura! Toda paixão de Zenaide e Carmélia como mediadoras de leitura resgatou em mim a leitora que fui um dia. Ao final do curso o desejo é de ler , ler e ler…Gratidão !!!!

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Amiriz da Costa Sousa 15 outubro 2021

Excelente curso 😉

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Maria Alves de Souza 16 dezembro 2020

O curso foi muito bom. Os professores são capacitados e os materiais na plataforma é prático e didático.

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Maria Dulce de Azevedo Santino 14 dezembro 2020

Amei essa formação. O encantamento começa com as palavras de incentivo das formadoras. Agradeço a Carmelia e Zenaide pelos momentos de crescimento que puderam me proporcionar. Esse contato com os escritores foi perfeito. Nos leva a ter certeza que vale a pena ser mediadores da leitura e encantar cada criança.

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Levina Maria T. Borges 22 outubro 2020

Este curso me fez voltar a infância de meus filhos, em muitos momentos me emocionei.
Um curso que mostra a escola um novo olhar para os livros e a leitura.
Ensina e dar opções de como preparar uma linda biblioteca com poucos recursos, para atrair o público escolar para a leitura.
Ensina várias técnicas de como incentivar a leitura no ambiente escolar.
Deixa a gente com vontade de ler…. ler…ler.
Eu adorei o curso.
Sair deste curso muito mais feliz do que quando entrei.
Parabéns pelo material!

11 pessoas encontraram esta ajuda
por Cleuza Rita Martins Alves 24 setembro 2023

Foi uma super formação. Este curso conseguiu me motivar ainda mais a querer ler e incentivar meus alunos a amarem a leitura e apreciarem esses momentos.

Uma pessoa encontrou esta ajuda