Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

As atividades de mediação de leitura e contação de histórias tem como proposta possibilitar aos professores e alunos serem usuários competentes da escrita e da leitura, capacitando-os para uma efetiva participação social e fazendo com que construam o hábito de ouvir e contar histórias e de sentir prazer nas situações que envolvam estas atividades literárias.

Os módulos acontecem de forma continuada e com aprofundamento dos assuntos, e abordam técnicas de contação, postura corporal e linguística, além de organizar, junto com os participantes, espaços literários aconchegantes dentro e fora da biblioteca, incluindo estratégias diversificadas que estimulem o prazer pela leitura literária para que os mesmos sejam mediadores na construção de conhecimento de forma contextualizada, fazendo com que os participantes se aproximem, cada vez mais, dos livros.

As atividades consistem na realização de rodas de leituras, contação de histórias, indicação literária e dinâmicas em grupo. Os professores na função de mediadores de leitura, tem a oportunidade de tratar de diferentes aspectos que envolvem o universo literário: compartilhar títulos, autores e ilustradores; conversar sobre estratégias e hábitos leitores; refletir acerca dos diferentes sentidos presentes nos textos.

Também apresentamos os aspectos da organização de uma biblioteca, contribuindo com o pleno funcionamento deste espaço, como catálogos, bases de dados e outros mecanismos necessários para que se tenha o controle eficiente de um acervo, que permita encontrar de forma rápida aquilo de que se necessita.

Carga Horária

72 horas, divididas em oito fascículos temáticos, da seguinte maneira:

Fascículo 1 – A mediação da leitura literária e a formação do leitor

Fascículo 2 – Formação de professores leitores e mediadores da leitura literária

Fascículo 3 – Incentivo à leitura e Contação de histórias

Fascículo 4 – A importância da Biblioteca

Fascículo 5 – Acervo Literário IBS – Um mundo de palavras

Fascículo 6 – Livros e reflexões

Fascículo 7 – Estratégias de Incentivo à Leitura

Fascículo 8 – A poética na formação

Público-alvo

Professores, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e Escolas parceiras do IBS, bibliotecários, servidores públicos, e de movimentos comunitários, profissionais dos cursos de Letras e de Artes e das cadeias criativa e produtiva do livro e mediadores de leitura, estudantes, escritores, editores, leitores e demais interessados pelo tema.

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo

Avaliações

Ainda não há avaliações. Seja o primeiro a avaliar.