FAQs

Ensino à distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB).

Educadores e demais profissionais pertencentes à rede IBS (escolas e municípios integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário).

Sim, é necessário se inscrever na plataforma por meio de formulário disponibilizado na página login.

Para os cursos específicos de Artes (Pintura e desenho, Xilogravura, Teatro de sombra, Teatro de bonecos e marionetes a fio, Música e Oficinas criativas) é necessário ter realizado o Curso de Artes – Introdução, para os demais cursos não existe pré-requisito.

Os cursos nas Áreas de Incentivo à Leitura e Educação Ambiental possuem a carga horária 36h (01 mês), cada. O curso na Área de Educação Financeira e Educomunicação (Foto e Rádio) possuem a carga horária de 27h e os demais cursos na Área de Artes possuem a carga horária de 18h.

Os cursos EAD oferecidos pelo IBS utilizam como metodologia: a disponibilização de conteúdos virtuais (fascículos temáticos e oficinas on-line) por meio de ambiente virtual de aprendizagem, conteúdos para estudo e leitura pós encontro, realização de atividades complementares, tutoria on-line (formadores disponíveis diariamente durante o período de realização do curso), formação de grupos de WhatsApp e Facebook para acompanhamento das atividades e esclarecimento de dúvidas e composição de biblioteca de referência, de acordo com a temática específica de cada curso.

Os cursos EAD oferecidos pelo IBS disponibilizarão formadores para que os participantes possam esclarecer suas dúvidas com a mesma facilidade com que fariam presencialmente. É possível, ainda, fazer perguntas por e-mail, chat, grupos de WhatsApp e Facebook. Os participantes também serão encorajados a participar de discussões sobre os temas, tirando dúvidas e trocando experiências com os outros participantes.

Para participar dos cursos e ter acesso aos materiais didáticos on-line, basta um computador com configurações básicas e acesso à internet. Todas as dúvidas sobre os procedimentos de acesso e acompanhamento dos cursos também podem ser esclarecidas com os formadores. Não existe motivo para preocupação. 😉

Não. Os conteúdos serão acessados pelo navegador e os encontros online ocorrerão pelo aplicativo Zoom, acessível sem necessidade de software adicional. Todos os participantes receberão convites de acesso.

Terá direito ao Certificado dos cursos EAD oferecidos pelo IBS o participante que obtiver 75% (setenta e cinco) ou mais de frequência online e realizado as atividades propostas durante os respectivos cursos. 

Sim! Assim como os cursos ofertados pelo Instituto Brasil Solidário, o certificado fornecido é totalmente gratuito.

Não. O certificado não é reconhecido pelo MEC.

O Ministério da Educação (MEC) só faz a certificação de instituições que sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Nossos cursos são classificados como cursos livres, que integram a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal. Os cursos livres não necessitam de portaria de regulamentação.

Muitos educadores realizam nossos cursos e buscam apresentar como atividades complementares, mas não são todas as instituições superiores de ensino que aceitam.

É importante verificar essa informação, antecipadamente, com a secretaria de tais instituições.