Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

A primeira infância, compreendida entre 0 e 6 anos, é um período decisivo para a formação integral da pessoa. Neste processo formativo, a palavra assume um papel decisivo e é exatamente por ser um sujeito de linguagem, que o direito à leitura, à literatura, à palavra e a outros bens educativos, artísticos e culturais deve ser promovido e garantido ainda nessa fase da vida.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Nesse curso, realizaremos estudos baseados em duas principais temáticas: Primeira Infância e Educação Infantil e Leitura na Primeira Infância, esta última com o propósito de formar mediadores de leitura com foco na atuação na primeira infância.  

O curso está dividido em oito fascículos:  

Fascículo 1 – Primeira infância e Educação Infantil  

Esse fascículo busca apresentar as principais relações entre a primeira infância e a etapa da Educação Infantil, buscando refletir sobre as concepções de criança, infância e currículo com base no que é proposto a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Fascículo 2 – Educação na Primeira Infância – a experiência de Reggio Emilia e Lóczy 

Nesse fascículo, nos aproximaremos da experiência vivenciada no Instituto Lóczy, através da abordagem Pikler, e das escolas de Reggio Emilia, que apontam vários caminhos para um trabalho educativo de qualidade com as crianças na primeira infância, com base no cuidado, afeto, escuta e criatividade.   

Fascículo 3 – Criança, um ser em desenvolvimento 

Compreender como se dá e quais as diferenças entre crescimento e desenvolvimento é a chave para a realização de um trabalho que possibilita o protagonismo infantil. Nesse fascículo, vamos compreender como proporcionar o desenvolvimento integral das crianças através de práticas educativas de qualidade.  

Fascículo 4 – Saúde, cuidado e fazeres na Educação Infantil 

Compreender a relação entre educação e saúde, voltando o olhar acerca da indissociabilidade entre cuidar e educar é a proposta desse fascículo.  

Fascículo 5 – Leitura e literatura na primeira infância 

Nesse fascículo, vamos compartilhar algumas questões-chave para pensar o papel do mediador na formação dos pequenos leitores: o papel da leitura e da literatura; a importância da arte e da poesia, do brincar, da voz e das palavras nas infâncias e o papel fundamental do mediador como ponte entre os leitores e os livros. 

Fascículo 6 – O livro literário – Um mundo de palavras 

Uma viagem ao mundo de palavras através do contato com o livro literário e suas diversas possibilidades é o convite desse fascículo. Uma infinidade de gêneros, temas, autores, ilustradores embasam a bibliodiversidade encontrada e apresentada no acervo literário IBS.  

Fascículo 7 – Práticas interdisciplinares IBS – educação integral na Primeira Infância 

As áreas temáticas do Instituto Brasil Solidário e a transdisciplinaridade existente entre elas contribuem para a formação integral das crianças. Nesse fascículo, conheceremos sugestões de práticas de trabalho a partir das áreas do IBS que oportunizam um trabalho transversal na primeira infância. 

Fascículo 8 – Práticas pedagógicas para a Primeira Infância 

O último fascículo apresenta um rico guia de práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas na primeira infância, em creche e pré-escolas, respeitando os direitos de aprendizagem e a interdisciplinaridade entre os campos de experiência. 

Carga horária  

80 horas, assim distribuídas:  

  • 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02h);  
  • 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Compreender a primeira infância como etapa decisiva e fundamental na formação do ser humano, sendo capaz de planejar propostas de qualidade que possam ser desenvolvidas com as crianças nas creches e pré-escolas; 
  • Compreender a importância do papel do professor/ mediador da leitura literária na primeira infância; 
  • Desenvolver práticas de mediação de leitura com bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
FASCÍCULO 5
FASCÍCULO 6
FASCÍCULO 7
FASCÍCULO 8
FINALIZAÇÃO DO CURSO
5 5 Avaliações

Avaliações

por Suzana Helena da Silva 5 outubro 2023

Sem dúvidas o melhor curso do Instituto Brasil Solidário! Curso super completo, com um olhar doce para as ações do professor, que contribui com a teoria e traz também a prática. Sensacional, eu simplesmente amei. Já quero compartilhar com o mundo. Gratidão equipe IBS!

5 pessoas encontraram esta ajuda
por Tatiane Augusta Cristofoli 18 junho 2023

Curso fantástico, que nos possibilita pensar as inúmeras formas de conversarmos com as aprendizagens significativas dos nossos pequenos.

5 pessoas encontraram esta ajuda
por Raquel Cristina de Menezes 31 maio 2023

Curso excelente, na estética, distribuição dos conteúdos, na avaliação.

5 pessoas encontraram esta ajuda
por Fabiana Lopes Mascena Torres 31 maio 2023

Muito bom esse curso através das imagem e leitura aprendermos que as crianças podem visualizar e faze a sua interpretação visual .

5 pessoas encontraram esta ajuda
por Maria da Conceição Nogueira Dantas 3 outubro 2023

É o segundo curso que faço pelo IBS, estou encantada, primeira infância está superando minhas expectativas, estou amando.

4 pessoas encontraram esta ajuda