Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

Ao longo de muitos anos a escola se preocupou com discussões sobre planejamento pautadas nos conteúdos a serem abordados e, mais do que isso, com foco no “ensinar”, no papel e na atuação do professor em sala de aula. Desse modo, a estrutura do processo escolar esteve sempre pautada no ensino,​ centrado no professor,​ não na aprendizagem do estudante.  

A mudança de perspectiva, apesar de aparentemente simples e óbvia, não teve sucesso em muitas das organizações escolares que continuaram, ao longo de décadas, focadas em trabalhar a partir da ação do professor e esquecendo a aprendizagem dos estudantes. Desse modo, planejar o trabalho em sala de aula, para os profissionais da Educação que ainda estão voltados para essa perspectiva de ação e de ensino é uma ação mais desafiadora do que pode parecer.  

O que você aprenderá neste curso EaD?  

Nos fascículos desenvolvidos para este curso nós vamos apresentar e discutir teorias e estratégias para o planejamento de aulas que favoreçam a aprendizagem dos nossos estudantes, além de identificar quais as aprendizagens necessárias apontadas pelos documentos oficiais (neste caso, principalmente a BNCC), visando o desenvolvimento de habilidades e competências.  

O curso está dividido em três fascículos:  

Fascículo 1 – Como aprendemos?  
Esse primeiro fascículo apresenta e discute teorias relacionadas à aprendizagem, bem como sinaliza as primeiras rotas para a construção de um planejamento pedagógico que possui como foco os objetivos de aprendizagem.   

Fascículo 2 – Como estruturamos o processo de aprendizagem?  
O segundo fascículo apresenta e explica a ideia do planejamento reverso: o que é, suas vantagens e os passos para sua implementação, contribuindo com a definição dos melhores objetivos e o que pode ser feito para alcançá-los.  

Fascículo 3 Quais estratégias podemos utilizar?  
O último fascículo convida a uma reflexão sobre os caminhos e estratégias que podem ser utilizadas na promoção de uma aprendizagem ativa, além da proposta de criação de um plano de aula aplicando o que foi construído no curso.  

Carga horária

30 horas, assim distribuídas:   
– 04 horas aulas interativas on-line (02 encontros de 02h);   
– 26 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS.  

Para quem é este curso EaD?  

Professores, gestores, técnicos da secretaria de educação, secretários de educação de municípios e escolas parceiras do IBS que já tenham realizado e concluído o curso EaD de Introdução à Educação Financeira e ​mais ​qualquer outro curso de formação EaD nas áreas de Arte e Cultura, Educomunicação e Incentivo à leitura do Instituto Brasil Solidário​ (totalizando no mínimo dois cursos já realizados pelo IBS para efetivar sua inscrição)​.  

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:  

– Compreender como se dá a aprendizagem e as principais teorias que embasam esse processo;  
– Refletir sobre as escolhas envolvidas na elaboração do planejamento pedagógico​, compreendendo suas etapas e processos​;  
– Elaborar planos de aula de qualidade com foco no alcance e clareza dos objetivos de aprendizagem.  

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
1 1 Avaliações

Avaliações

por Vanderlucia de Alencar F Oliveira 22 março 2024

O curso é maravilhoso, possibilita um repensar da prática do planejamento! Totalmente alinhado as premissas da BNCC, faz uma abordagem das etapas e processos do processo de ensino e aprendizagem, orientando como elaborar planos de aula de qualidade com foco no alcance e clareza dos objetivos de aprendizagem. Super recomendo!!!

Uma pessoa encontrou esta ajuda