Leitura na Primeira Infância

Leitura na Primeira Infância

LPI101
Iniciante
40 horas
Última atualização em 29 setembro 2025
2 alunos matriculados

Seu Estado

Não Inscrito

Preço

Fechado

Comece Agora

This curso is currently closed

“Estimular a leitura na primeira infância, pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor”.

A leitura é fundamental na primeira infância, porque auxilia no desenvolvimento da criança e desperta nela o interesse pelos livros. Antes de aprender a falar e a escrever, é fundamental aprender a ouvir, uma habilidade rara nos dias de hoje. Ensinar a ouvir deve ser o primeiro passo.

E o estímulo ao prazer da leitura é uma forma de ensinar a ouvir e de apresentar o mundo à criança e assim, por meio deste, ela conhece uma das formas mais importantes de comunicação dos adultos, a língua escrita.

É por meio da leitura que o indivíduo descobre sobre o mundo em que vive, assim, ela passa a fazer parte de nossas vidas desde o instante que tentamos compreender o que nos rodeia, buscando informações sobre a percepção que tens de si mesmo com mundo.

Assim, o objetivo do Instituto Brasil Solidário – IBS com este curso de formação continuada é contribuir para a formação de novos leitores e esclarecer sobre os benefícios que a leitura proporciona ao ser humano desde a fase inicial da vida, e que todos os que participam deste curso reflitam sobre a importância e a responsabilidade para com quem está em suas mãos, as crianças nesta etapa da Educação Básica – a Primeira Infância.

No Primeiro momento discutiremos a importância e contribuição de inserir a leitura e o contar histórias desde o nascimento do indivíduo. No segundo momento, o papel do professor na formação do leitor na primeira infância e nas séries iniciais.

Durante todo curso vamos observar os seguintes pontos:

1º) Para a formação de bons leitores, é fundamental que as crianças na primeira infância apreciem e valorizem a escuta e a leitura dos livros/obras literárias desde pequenas.

2º) A criança cria o hábito de escutar histórias, valorizando o livro como fonte de conhecimento e entretenimento.

3º) A escuta de histórias na escola oportuniza momentos prazerosos em grupo, enriquece o imaginário, amplia o vocabulário, além de familiarizar a criança com a leitura, uma prática valorizada pela sociedade.  

Entendemos, assim, como sendo mais que necessário ler para as crianças, elas necessitam manusear e explorar os livros, lembrando que tudo que aprendemos nesta etapa levamos para a vida toda.

Todas as crianças têm o direito de entrar em contato com os mais variados gêneros literários e tipos de livros. É a partir deste encontro que elas poderão desenvolver o gosto genuíno pelos livros. Além de aproveitar integralmente os benefícios que os livros tem as oferecer. Por isso, nós do Instituto Brasil Solidário temos como objetivo propiciar este encontro do livro com os nossos pequenos leitores, e reforçamos a importância da leitura na primeira infância, com essa variedade presente na literatura mundial e no nosso país, o Brasil, que possui como uma de suas grandes riquezas, a literatura e ilustração destinadas aos livros infantis.

O curso possui como tema geral “Leitura na Primeira Infância” e está dividido em quatro fascículos, com os seguintes temas:  

Fascículo 1 – Leitura e literatura na primeira infância: ler antes de saber de ler

Fascículo 2: O livro literário – Um mundo de palavras  

Fascículo 3: Práticas interdisciplinares IBS: pensando uma educação integral na Primeira Infância 

Fascículo 4:  Práticas pedagógicas para a primeira infância 

Carga horária 

40 horas, assim distribuídas: 

8 horas aulas interativas on-line (4 encontros de 2 horas) 

32 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS 

Público-alvo 

Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos, e de movimentos comunitários, profissionais do curso de Pedagogia e demais interessados pelo tema. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

5 4 Avaliações

Avaliações

por Lucilene Souza de Oliveira 14 setembro 2021

O curso ainda não começou e já estou encantada com os conteúdos. Excelente!

Uma pessoa encontrou esta ajuda
por Maria de Fátima Melo Grigório 27 outubro 2021

O curso foi ótimo!Muita aprendizagem adiquirida!

por Adriana de Aguiar Torres 20 outubro 2021

CURSO EXCELENTE,MUITO APRENDIZADO!

por Sinare Ribeiro de Novaes Agra 28 setembro 2021

Curso excelente, conteúdos enriquecedores.

Você também pode gostar

Arte e Cultura

Música

A atividade musical contribui efetivamente com os processos de interdisciplinaridade e de transversalidade, necessários para o desenvolvimento pedagógico dentro de uma visão aberta e atualizada da educação. Neste sentido a música pode, na sua utilização pedagógica, ser uma área que conecta e relaciona diferentes componentes dentro de um projeto pedagógico e, na sua prática estrita, estar ligada com outras linguagens do conhecimento e artísticas como poesia, literatura, dança, teatro, cinema e outras.
Curso encerrado
Arte e Cultura

Música

A atividade musical contribui efetivamente com os processos de interdisciplinaridade e de transversalidade, necessários para o desenvolvimento pedagógico dentro de uma visão aberta e atualizada da educação. Neste sentido a música pode, na sua utilização pedagógica, ser uma área que conecta e relaciona diferentes componentes dentro de um projeto pedagógico e, na sua prática estrita, estar ligada com outras linguagens do conhecimento e artísticas como poesia, literatura, dança, teatro, cinema e outras.
Educomunicação

Educomunicação: Rádio Escolar

Desenvolvimento de habilidades de expressão e manejo das tecnologias da informação e comunicação, por meio de voz, música, sons (rádio) e imagem (fotografia), auxiliando a oralidade, a capacidade de interpretação e saberes dos diferentes componentes curriculares.
Curso encerrado