Introdução à História da Arte

Introdução à História da Arte - 4° Ciclo

AR101
Iniciante
40 horas
Última atualização em 29 setembro 2025
88 alunos matriculados

Seu Estado

Não Inscrito

Preço

Fechado

Comece Agora

This curso is currently closed

O curso de Introdução à Arte parte de aspectos teóricos para instigar a reflexão e a prática artística. Ao proporcionar um ambiente de liberdade de criação para o educador e subsídios teóricos que enriqueçam suas práticas e conhecimentos sobre Arte, o curso apresenta formas de incorporar Arte no cotidiano pedagógico de qualquer disciplina, atuando como um incentivador da liberdade intelectual e criativa de seus alunos. 

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Nesse curso, veremos que a arte tem muito a contribuir com qualquer disciplina ou tema transversal contemplado na escola, oferecendo subsídios para a elaboração de propostas pedagógicas alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.  

O curso está dividido em quatro fascículos:  

Fascículo 1 – Arte, uma introdução  

Esse fascículo abordará os princípios da arte e de sua criação, além de trazer um amplo panorama sobre as possibilidades de desenvolvimento de atividades de arte na escola. 

Fascículo 2 – História da Arte na prática – Dos primórdios à Idade Média  

Esse fascículo abordará brevemente o período histórico compreendido entre o surgimento das primeiras manifestações artísticas da humanidade até o século XIV, trazendo algumas atividades práticas para que o educador desenvolva suas potencialidades criativas e expressivas. 

Fascículo 3 – História da Arte na prática – Do Renascimento aos primórdios do modernismo 

Esse fascículo abordará brevemente o período histórico compreendido entre o Renascimento, no século XV, até as primeiras manifestações da modernidade no início do século XIX, incluindo a arte do Continente Africano. O fascículo inclui mais atividades práticas para que o educador desenvolva suas potencialidades criativas e expressivas. 

Fascículo 4 – História da Arte na prática – Vanguardas artísticas e arte contemporânea  

Esse fascículo abordará brevemente o período histórico compreendido entre o Modernismo e as vanguardas artísticas do início do século XX até os dias atuais. O estudo inclui novas atividades práticas para que o educador desenvolva suas potencialidades criativas e expressivas. 

Carga horária  

40 horas, assim distribuídas:  

  • 02 horas aulas interativas on-line (01 encontro de 02h)
  • 38 horas de atividades na Plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos, e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Compreender aspectos práticos da produção artística; 
  •  Conhecer os períodos marcantes da História da Arte, de forma teórica e prática, para que seja possível levar propostas de arte criativas e transdisciplinares para a escola. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Conteúdo de Curso

INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
FINALIZAÇÃO DO CURSO
5 3 Avaliações

Avaliações

por Soraia Amancio Silva 24 março 2021

Nada a declarar

4 pessoas encontraram esta ajuda
por Andrea Paglioni Baptista 31 agosto 2023

Este curso é de extrema importância a nós professores antigos, por direcionar nosso olhar, ao que o tempo adormeceu.
Para quem está iniciando é mais que uma ferramenta, é material e é suporte para prática diária e para ousar, criar, sair da zona de conforto.

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Beatriz Lopes Monteiro 11 setembro 2024

um curso maravilhoso, professores atenciosos , muito atenciosos , curso totalmente interativo

Você também pode gostar

Arte e Cultura

Música

A atividade musical contribui efetivamente com os processos de interdisciplinaridade e de transversalidade, necessários para o desenvolvimento pedagógico dentro de uma visão aberta e atualizada da educação. Neste sentido a música pode, na sua utilização pedagógica, ser uma área que conecta e relaciona diferentes componentes dentro de um projeto pedagógico e, na sua prática estrita, estar ligada com outras linguagens do conhecimento e artísticas como poesia, literatura, dança, teatro, cinema e outras.
Curso encerrado
Arte e Cultura

Música

A atividade musical contribui efetivamente com os processos de interdisciplinaridade e de transversalidade, necessários para o desenvolvimento pedagógico dentro de uma visão aberta e atualizada da educação. Neste sentido a música pode, na sua utilização pedagógica, ser uma área que conecta e relaciona diferentes componentes dentro de um projeto pedagógico e, na sua prática estrita, estar ligada com outras linguagens do conhecimento e artísticas como poesia, literatura, dança, teatro, cinema e outras.
Educomunicação

Educomunicação: Rádio Escolar

Desenvolvimento de habilidades de expressão e manejo das tecnologias da informação e comunicação, por meio de voz, música, sons (rádio) e imagem (fotografia), auxiliando a oralidade, a capacidade de interpretação e saberes dos diferentes componentes curriculares.
Curso encerrado