Introdução à Educação Inclusiva

Introdução à Educação Inclusiva - 4° Ciclo

EI101
Iniciante
50 horas
Última atualização em 29 setembro 2025
275 alunos matriculados

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Este curso oferece uma jornada formativa voltada para professores da Educação Básica que desejam compreender, aprofundar e aplicar os princípios da Educação Inclusiva em sua prática pedagógica. Com uma abordagem teórica e prática, baseada em marcos legais, políticas públicas e vivências de educadores de diferentes contextos brasileiros, o curso promove reflexões e estratégias para a construção de uma escola mais acolhedora, democrática e acessível a todos. A proposta é discutir a inclusão sob a perspectiva da Educação Especial, com foco no atendimento ao Público-Alvo da Educação Especial – PAEE (estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação).

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

Para acessar o vídeo com audiodescrição, clique aqui!

O que você aprenderá neste curso EaD? 

O curso está organizado em quatro fascículos, que abordam temas essenciais para a compreensão e aplicação da Educação Inclusiva:

Fascículo 1 – Introdução à Educação Inclusiva

Nesse primeiro fascículo apresentamos os conceitos fundamentais da Educação Inclusiva, diferenciando-a da Educação Especial, além de discutir marcos legais e políticas públicas voltadas ao atendimento do público-alvo da Educação Especial (PAEE).

Fascículo 2 – Acessibilidade e Atendimento Educacional Especializado

No fascículo 2 exploramos os diferentes tipos de deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento, o papel do AEE, a formação dos professores e boas práticas de acessibilidade no ambiente escolar.

Fascículo 3 – Planejamento da Educação Inclusiva em sala de aula

No terceiro fascículo refletimos sobre o planejamento pedagógico inclusivo, com foco nas metodologias ativas, no PEI (Plano Educacional Individualizado), na adaptação curricular e no uso de tecnologias assistivas e algumas ações complementares, como a promoção da cultura inclusiva, o combate ao bullying, o trabalho com famílias e a parceria com a comunidade. 

Fascículo 4 – Da teoria à prática da Educação Inclusiva

Nesse fascículo apresentamos adaptações que fazem a diferença no espaço escolar, além de boas práticas realizadas em escolas brasileiras e outras instituições e projetos do IBS que podem ampliar as possibilidades de inclusão de forma efetiva. 

Carga horária  

50 horas, assim distribuídas:  

  • 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02h)
  • 44 horas de atividades na Plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Compreender os princípios e fundamentos que sustentam a Educação Inclusiva no Brasil;
  • Planejar práticas pedagógicas acessíveis, utilizando estratégias inclusivas em sala de aula, adaptando conteúdos, recursos e metodologias para promover a participação de todos os estudantes;
  • Reconhecer o papel da escola, da comunidade e das redes de apoio na construção de uma educação inclusiva e transformadora.

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Conteúdo de Curso

INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
FINALIZAÇÃO DO CURSO

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