Cidadania e Políticas Públicas

Cidadania e Políticas Públicas - 4° Ciclo

CD101
Iniciante
40 horas
Última atualização em 29 setembro 2025
98 alunos matriculados

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A cidadania, como temática transversal na escola, amplia a capacidade de dialogar e cultiva habilidades socioemocionais que são vitais para transformar os estudantes em protagonistas de seu aprendizado. Além de compreender conceitos básicos sobre a cidadania, como o voto, a democracia e o debate público, o curso traz dos componentes curriculares e competências da BNCC, articulando pensamento crítico, repertório sociopolítico e cultural, além de abranger a cidadania tanto no dia a dia quanto no ambiente digital. 

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD?

Iniciamos esse curso com uma introdução aos conceitos básicos para compreender a cidadania, passaremos para a cidadania digital, depois pelo jornalismo e chegamos à discussão propositiva de políticas públicas, citando projetos transversais no Instituto nas áreas de Leitura, Educação Financeira e Educação Ambiental.

O curso está dividido em quatro fascículos:

Fascículo 1: Cidadania no território

O que é Cidadania? Neste fascículo vamos entender os seus fundamentos, bem como o sistema de três poderes e as instâncias do poder, as quatro dimensões da Cidadania, a importância do voto e os adversários e aliados da Cidadania.

Fascículo 2: Cidadania Digital

Cidadania se faz no mundo real e também no universo digital. Neste fascículo aprenderemos que, em pleno século XXI, um não pode andar sem o outro.

Fascículo 3: O jornalismo e a LAI (Lei de Acesso à Informação)

O que é jornalismo? Aqui traçaremos uma breve história, desde a prensa até revolução digital e a era da (des)informação. Falaremos também dos perigos do imediatismo digital, dos princípios do jornalismo (opondo Fato e Opinião) e entendendo sobre a LAI (Lei de Acesso à Informação).

Fascículo 4: Políticas públicas no território

O que é uma política pública? Neste último fascículo, conheceremos seu histórico e vertentes. Analisaremos também o problema público e a experiência do IBS em políticas públicas, sem deixar de mencionar os desafios de uma transição entre governos e finalizando com a pergunta-chave: você é morador ou cidadão?

Carga horária

40 horas, assim distribuídas:

  • 04 horas aulas interativas on-line (02 encontros de 02h);
  • 36 horas de atividades na Plataforma EaD IBS.

Para quem é este curso EaD?

Professores, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema.

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:

  • Trazer os alunos para a construção coletiva de projetos escolares interdisciplinares e transversais em conjunto com professores. A coautoria de atividades culturais, competições esportivas no espaço escolar contribui com o processo de ensino-aprendizagem e potencializa o protagonismo e autoria dos alunos;
  • Mergulhar em todos os conceitos do que é necessário para que possamos exercer nossa cidadania plena e contribuir com o debate público de nosso território. Ao final, você terá todas as ferramentas necessárias para responder à pergunta que fazemos logo no início do curso: “Você é morador de sua cidade ou um cidadão?”.

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Conteúdo de Curso

INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
FINALIZAÇÃO DO CURSO

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