Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

No cenário contemporâneo brasileiro, formar leitores e escritores ainda é uma promessa – acontece de forma parcial, desigual e, por vezes, precária. Pensando de que forma podemos reverter esse cenário, chegamos à conclusão de que existe a necessidade de se refletir e planejar práticas metodológicas que incentivem a leitura literária dentro e fora do contexto escolar, contribuindo com a formação de cidadãos críticos e conscientes que encontram no hábito da leitura uma forma de desenvolver a criatividade e ampliar o seu conhecimento sociocultural.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Iniciamos este curso com uma reflexão acerca da construção do leitor ao longo da vida e de que forma essa construção contribui para a nossa formação leitora e a formação dos leitores que almejamos construir. A continuidade do curso se dá, ainda, pelo contato, apresentação e incentivo à leitura de obras literárias que compõem o acervo literário IBS doado às escolas parceiras: um mergulho pela diversidade de gêneros, autores, ilustradores e um convite ao trabalho com projetos e ações transdisciplinares que podem ampliar o repertório leitor dos alunos e carimbar de vez a existência da arte literária nas escolas. 

O curso está dividido em oito fascículos: 

Fascículo 1 – A mediação da leitura literária e a formação do leitor  

Nesse primeiro fascículo vamos dialogar como o leitor se constrói ao longo da vida, refletindo sobre a existência e desenvolvimento de práticas leitoras educativas, críticas literárias e poéticas que tragam as memórias afetivas e o reconhecimento dos indivíduos nessas leituras.  

Fascículo 2 – Formação de professores leitores e mediadores da leitura literária 

Nesse fascículo mergulharemos na atuação do professor leitor mediador da leitura literária, um convite para reflexões e descobertas para sentir o prazer em abrir um livro e se aventurar nas linhas e entrelinhas literárias.  

Fascículo 3 – Incentivo à leitura e Contação de histórias 

Nesse fascículo fazemos um convite para que os professores liberem sua criatividade e deixem-se levar pela criança curiosa que há dentro de si, provocando leitores, leituras e promovendo o prazer de ler o mundo através de práticas de leitura e contação de histórias que despertam e encantam o leitor que existe em cada um.  

Fascículo 4 – A importância da Biblioteca   

Nesse fascículo vamos compreender a importância da Biblioteca – Implementação e Organização da Biblioteca Escolar aprofundando a leitura e estudo sobre as seguintes leis: Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), entendendo, assim, a biblioteca como lugar de encontro do sujeito com a arte, ciência, filosofia, história, lugar social, e político, não sendo, de modo nenhum, um lugar neutro. O foco também se voltará para o planejamento das possibilidades de mediação da leitura a serem desenvolvidas nesses espaços.  

Fascículo 5 – Acervo Literário IBS – Um mundo de palavras 

Nesse fascículo vamos refletir sobre um hiato chamado tempo e provocar o encontro do professor com o livro literário através da apresentação e contato com o acervo literário IBS, tratando de pensar acessos e caminhos que culminam na conversa contínua entre pessoas e livros.    

Fascículo 6 – Livros e reflexões: O livro literário – Um mundo de palavras 

Proporcionar o encontro com o livro literário e suas diversas possibilidades é o objetivo desse fascículo, através da bibliodiversidade de gêneros, temas, autores e ilustradores, possibilitando não só que as crianças leitoras possam refletir sobre suas experiências, questões, medos e desafios a partir das histórias encontradas nos livros, mas que possam elaborá-los e vivenciá-los pela perspectiva dos personagens, que se tornam companheiros próximos. 

Fascículo 7 – Estratégias de Incentivo à Leitura e Práticas interdisciplinares IBS  

As áreas temáticas do IBS e a transdisciplinaridade existente entre elas serão apresentadas nesse fascículo, assim como as sugestões e propostas de ações que podem ser desenvolvidas nas escolas relacionadas ao incentivo à leitura.   

Fascículo 8 – A poética na formação 

Nosso último fascículo traz um diálogo com a arte da poesia na escola, o reconhecimento de que o mundo não se dá apenas através de leituras de textos científicos. O convite aqui é para a leitura diária de poesias, que se traduz no convite à defesa do direito fundamental de todos: o direito à literatura.  

Carga horária 

80 horas, assim distribuídas:  

  • 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02 horas);  
  • 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Ampliar as práticas culturais incluindo a biblioteca como opção de lazer e fruição, constituindo-se como um espaço de intercâmbio de experiências; 
  • Compreender o acesso à arte literária e aos bens culturais como direitos sociais; 
  •  Proporcionar momentos de mediação da leitura significativas de interação mediante o uso da arte literária, abrindo campo para a renovação de estudos, temas, gêneros, obras e autores; 
  • Compreender a importância do papel do professor – mediador da leitura literária na formação do leitor. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
FASCÍCULO 5
FASCÍCULO 6
FASCÍCULO 7
FASCÍCULO 8
FINALIZAÇÃO DO FASCÍCULO
5 4 Avaliações

Avaliações

por Luís Carlos Rodrigues Maciel 22 abril 2021

Curso de Incentivo à leitura é simplesmente maravilhoso!!!!

5 pessoas encontraram esta ajuda
por Sandra Alves da Silva Jesus 10 abril 2021

maravilhosa

4 pessoas encontraram esta ajuda
por Joilza Santana Santos 23 junho 2023

INCRÍVEL!

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Sara Franco da Silva 28 junho 2023

Impactante,simplesmente maravilhosa.

Uma pessoa encontrou esta ajuda