Apresentação | Tecnologia Social | Alianças | Público-Alvo | Áreas de Atuação | Projetos | Resultados | Como Ajudar

Blogs do IBS
| Galeria de Fotos | Sala de Imprensa & Vídeos | Patrocinadores | Produtos Sociais | Cadastro | Contato



english version
by CEL LEP

VISÃO

O IBS, como instituição social sem fins lucrativos, dedica-se às atividades de valorização e capacitação humana; caracteriza-se pela busca permanente da excelência e acesso nos trabalhos de educação, saúde, meio ambiente, cultura, artes e inclusão social; acredita na transformação pela atitude, inovação e mudança de comportamento do ser humano, em ambiente de respeito, liderança e ética profissional.


VALORES

Conduta Pessoal: dignidade, caráter, integridade e espírito empreendedor;

Processos: consenso, justiça, verdade e igualdade de oportunidades;

Relacionamento: respeito mútuo, compreensão, honestidade, humildade e amor ao próximo;

Atividades: ética, competência, criatividade, dedicação e disposição para o trabalho voluntário;

Relacionamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo, comunicação, responsabilidade, independência e transparência.



Acompanhe on-line
os trabalhos do
IBS através da
Webventure


Acompanhe os trabalhos do IBS pelo Brasil on-line

Acesse já
!


O IBS apoia as iniciativas do movimento
Sou + Jovem

Clique e Confira
!



PROJETOS EM ANDAMENTO

Veja os principais programas e projetos do Instituto Brasil Solidário realizados junto a seus parceiros e patrocinadores.

Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola - PDSE
Amigos do Planeta na Escola/ Casas Bahia - 2011 / 2013 (II Biênio)

Status: em andamento (II Biênio)
Execução:
04/2011 a 09/2013


O Instituto Brasil Solidário multiplica sua Tecnologia Social com a Casas Bahia em escolas municipais e estaduais de todo o país com o Programa de Desenvolvimento Sustentável: Amigos do Planeta na Escola, em parceria com gestores municipais de educação e empresas. A participação dos profissionais do Instituto Brasil Solidário na gestão do programa tem como objetivos o desenvolvimento de uma metodologia voltada a melhoria da qualidade da educação no país, com diversas ações voltadas à sustentabilidade.

Com planejamento de ações de 30 meses em 6 municípios brasileiros as atividades envolvem suporte operacional para execução de ações passíveis de reprodução / re-aplicação em qualquer município e/ou escola. A sistemática de trabalhos promovidos no PDSE está diretamente relacionada a um trabalho conjunto, com envolvimento das Alianças Estratégicas do IBS e a comunidade beneficiada, com grande influência em políticas públicas.

Profissionais contratados e voluntários de diversas áreas promovem a programação bianual com 8 visitas planejadas para realizar trabalhos completos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, teatro, cinema, inclusão social, digital e cultural.

Municípios que integram o II Biênio do Programa Amigos do Planeta na Escola - Casas Bahia 2011 a 2013: Tamboril/CE, Barreirinhas/MA, Quatipuru/PA, Alto Paraíso/GO, Irecê/BA e Palmeiras/BA.

Municípios que integraram o I Biênio do Programa Amigos do Planeta na Escola - Casas Bahia 2009 a 2011, e que agora contam com suporte operacional na continuidade dos trabalhos pelos gestores já capacitados: Jaíba/MG, Iraquara/BA, Bendegó/BA, Poço Redondo/SE, Poço das Trincheiras/AL, Manari/PE, Cabaceiras/PB, Balsas/MA, São Raimundo Nonato/PI e Crateús/CE.

Encontro Amigos do Planeta na Escola:
além das atividades presenciais nas cidades e escolas, o programa prevê a cada final de biênio um evento, o Encontro Amigos do Planeta na Escola IBS - Casas Bahia, voltado a debater com professores, gestores e convidados especiais o desenvolvimento sustentável e resultados práticos dos trabalhos em Educação aplicados nas escolas e cidades atendidas pelas iniciativas. Para conhecer os parceiros locais do Encontro realizado em 2011 na cidade de Lençois/BA, na Chapada Diamantina, Clique Aqui

Conheça mais sobre o Amigos do Planeta na Escola através das Áreas de Atuação



Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola - PDSE
Rally Solidário - Ação Social do Rally dos Sertões


Status: em andamento
Execução:
01/2011 a 12/2011


O Instituto Brasil Solidário atua paralelamente ao Rally Internacional d
os Sertões, evento esportivo organizado pela Dunas Race, nas cidades-roteiro do evento, coordenando e executando anualmente, desde 2001, trabalhos sociais e de desenvolvimento dos municípios onde acontece a competição esportiva.

Profissionais contratados e voluntários acompanham a Ação Social dos Sertões dentro de uma programação com visitas detalhadas e planejadas e logística independente, em paralelo a competição, para realizar trabalhos e atividades nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura e artes na maior iniciativa do tipo ligada ao esporte no país.

Os trabalhos envolvem desde a capacitação de professores à montagem de infra-estrutura escolar, como bibliotecas, salas de informática, atendimento médico e oftalmológico à comunidade local e programas ambientais de longo prazo.

Conheça mais sobre o Rally dos Sertões e as Ações Sociais do Rally Solidário.
www.sertoes.com


Programa de Desenvolvimento Sustentável
Projeto REMAR - Paraty Mirim/RJ


Status: finalizado (ano II)
Execução:
03/2011 a 01/2012


O
Projeto REMAR é uma iniciativa social desenvolvida pelo Instituto Brasil Solidário – IBS junto aos moradores da Vila de Paraty Mirim, Saco do Mamanguá e região, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do Projeto REMAR é contribuir para o desenvolvimento local sustentável através de ações integradas com a Associação de Moradores e Amigos de Paraty Mirim - AMAPM e Saco do Mamanguá, incluindo atividades de: biblioteca, parque infantil, atividades em saúde e farmácia e projetos ambientais e esportivos de longo prazo, com cultivo de produtos orgânicos passíveis de comercialização, horta escolar e viveiro.


Localizada em uma área de Mata Atlântica, e próximo a seis unidades de proteção ambiental - Parque Nacional da Serra da Bocaina, APA do Cairuçu, Reserva Ecológica da Joatinga, Parque Ecológico de Paraty-Mirim, APA da Baía de Paraty e Estação Ecológica de Tamoios - as ações do Projeto REMAR se estendem ainda aos moradores ribeirinhos com outras frentes, como a saúde, cultura, preservação ambiental e desenvolvimento educacional.



Projeto Cidadania ao Pé da Letra - Michaelis
Editora Melhoramentos


Status: em andamento (ano II)
Execução:
09/2010 a 07/2012


Em sua nona edição, o projeto Cidadania ao Pé da Letra - Michaelis, da Editora Melhoramentos, reafirma seu propósito de reverter parte dos recursos dos dicionários Michaelis (Português, Inglês e Espanhol) para uma Instituição sem fins lucrativos.

Neste ano, a campanha volta as aulas 2012 têm novamente como parceiro o Instituto Brasil Solidário - IBS. Parte dos resultados alcançados em vendas do dicionário Michaelis para escolas e estudantes será revertida para a construção de uma biblioteca pública em um município brasileiro.

Os resultados de 2011 estão sendo aplicados no município de Iraquara, na Bahia, aonde foi concretizada a construção de mais um biblioteca pública em nosso país por meio do Instituto Brasil Solidário!

Para ajudar é simples: basta comprar o seu dicionário Michaelis ou fazer com que sua escola adote-o como material didático oficial. Participe de mais esta iniciativa. É fácil contribuir seja você estudante, pai ou professor!


Conheça mais sobre o projeto Cidadania ao Pé da Letra.
www.cidadaniaaopedaletra.com.br


Projeto Vila Canudos / Canudos Velho - BA
Instituto Brasil Solidário e parceiros


Status: em andamento
Execução:
projeto modelo permanente


O Instituto Brasil Solidário iniciou em dezembro de 2008 o projeto Vila Canudos, envolvendo o município de Canudos e Canudos Velho, no sertão da Bahia. Trata-se de uma base fixa construída, com alojamento, preparada para acomodar até 10 pessoas com toda infraestrutura, além de um consultório odontológico completo, salão para palestras, farmácia e consultório médico integrado.

Na área externa, o IBS mantém uma vila agrícola de 1.200 metros quadrados com princípios sustentáveis e orgânicos, com oito canteiros para cultivo de verduras e legumes (comercializados em escala local pela comunidade responsável), viveiro de mudas e 16 canteiros de frutas, além de plantas medicinais. Construída em uma região do semi-árido, toda irrigação da Vila Canudos é feita com uso de água captada das chuvas e armazenada em duas cisternas, além do sistema de reuso da água do alojamento, com uso de detergentes e defensivos orgânicos.

A história da Vila Canudos concide com a história do IBS em Canudos Velho desde 2000, e a vontade de desenvolver um modelo de projeto piloto, capaz de receber voluntários e estudantes para ações periódicas, servir como base de apoio logístico para se alcançar novas áreas do sertão nordestino e ser fonte de inspiração para outras iniciativas semelhantes, principalmente em escolas apoiadas por todo país.

Em 2007, o IBS entregou a comunidade, ainda, uma biblioteca completa e equipada com computadores e acesso a internet. Anualmente, é desenvolvida uma festa de natal para a comunidade, aonde crianças e famílias recebem presentes com a chegada do "Papai Noel". Além disso, programas de crédito são oferecidos regularmente a pequenos negócios familiares, como padaria comunitária e criadouros de peixes em cativeiro no Açude de Cocorobó.

A Vila Canudos é mantida pelo IBS com recursos próprios, projetos envolvidos na região como o Amigos do Planeta na Escola, Palmeirinha Ação Social, Pé no Porão Rally Bar, trabalhos paralelos de arrecadação de fundos (produtos sociais) e doações.


Veja fotos e conheça mais sobre a Vila Canudos

Programa de Crédito Direcionado
Restaurante da Vila Mumbuca / Jalapão - Tocantins
Outros projetos apoiados

Status: em andamento
Execução:
projeto modelo permanente


A idéia do Restaurante da Vila foi concebida com o agricultor Adelsino Pereira Gomes em 2006, durante a ação social que acontece em paralelo ao Rally dos Sertões, na região do Jalapão, Estado do Tocantins. Na época, a equipe do IBS observou na comunidade da Vila Mumbuca uma necessidade de melhor atendimento ao turista que visitava a região em busca do "Capim Dourado", e que não contava com nenhum suporte de alimentação local.

Com financiamento não reembolsável do Instituto Brasil Solidário dentro do programa interno e experimental de crédito familiar direcionado a negócios sustentáveis, o Restaurante da Vila conta atualmente com uma estrutura inteiramente construída mantendo as características culturais locais, fogão a lenha, freezer e decoração típica, aonde são servidas refeições aos turistas com agendamento individual ou em grupo, além do consumo e abastecimento do restaurante com produtos de fornecedores locais, desencadeando, ainda, o fomento aos pequenos produtores vizinhos.

Em um ambiente familiar, o Restaurante da Vila é mantido pela família do agricultor com suporte do IBS em materiais de comunicação, infra estrutura, suporte a gestão e uso dos recursos, integrando a comunidade aos turistas.

Visitando a região do Jalapão, Mateiros e a Vila Mumbuca, conheça e prestigie o Restaurante da Vila e a Associação do Capim Dourado.

Contatos para agendamento: (63) 9959-1594 / 3576-1092
Chamar por Adelsino Pereira Gomes


Além do Restaurante da Vila, o IBS mantém o programa de crédito direcionado, em 2011/2012, para outras três iniciativas: Fábrica de Biscoitos da Quixaba (Iraquara/BA), Padaria Comunitária de Canudos Velho e Associação dos Criadores de Peixe de Consórcio de Canudos, também na Bahia.

Programa de Turismo Solidário MG
Expedição Sorriso Solidário

Status: finalizado (Expedições)
Execução:
11/2010 a 06/2011


A Expedição Sorriso Solidário tem como proposta fomentar as ações do Programa de Turismo Solidário no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, ao lado dos programas do IDENE - Instituto do Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais e Governo de Minas.

Em duas Expedições, realizadas em fevereiro e maio de 2011, compostas por turistas, voluntários e jornalistas, ações de saúde bucal, artes e educação ambiental serão realizadas nos pólos de: Cachoeira do Norte, Campo do Buriti, Couto de Magalhães, São João da Chapada e Capivari - todos participantes do PTS - Programa de Turismo Solidário.

Com financiamento da VALE e Estação Conhecimento, o Instituto Brasil Solidário coordena o plano de trabalho solidário das Expedições, assim como toda a programação logística
em cinco cidades-pólo participantes do Programa de Turismo Solidário - PTS e que serão responsáveis pela multiplicação às demais comunidades dos conceitos levados pelos visitantes.

Os trabalhos envolvem desde a capacitação de professores e lideres comunitários à montagem de infra-estrutura para que futuros visitantes possam também atuar de forma solidária nas comunidades participantes levando outras iniciativas aos moradores locais, colocando em prática a efetiva promoção do Turismo Solidário e ações sociais na região do Vale do Jequitinhonha.

Conheça mais sobre o trabalho do Programa de Turismo Solidário - PTS e o IDENE.
www.turismosolidario.com.br


Coordenação Técnico Operacional - Banco Itaú - Unibanco
Itaú Criança - Fundação Itaú Social

Status: em andamento
Execução:
03/2011 a 03/2012


Em conjunto com a Fundação Itaú Social, o Instituto Brasil Solidário desenvolve a coordenação técnico-operacional do Programa Itaú Criança. Voltado a Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a participação dos gestores do IBS no Itaú Criança têm como objetivo a realização de um dos maiores desafios do Banco Itaú-Unibanco: transformar todas as suas agências em pontos de desenvolvimento social, através da montagem de uma biblioteca em escolas próximas as agências da rede
bem como ações de voluntariado e incentivo a leitura envolvendo funcionários, clientes, governos e a sociedade civil.

Profissionais contratados acompanham a gestão do Programa Itaú Criança dentro de uma programação para gerentes, superintendentes, agências Itaú e Unibanco, auxílio no planejamento dos trabalhos e suporte operacional via serviço telefônico 0800, para mais de 4.000 agências e escolas no país.

Conheça mais sobre o Programa Itaú Criança.
www.itaucrianca.com.br


Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola - PDSE
Primavera - PA

Status:
em andamento (ano II)
Execução:
01/2011 a 06/2012


O Instituto Votorantim, juntamente com a Votorantim Cimentos, está levando ao município de Primavera, no Estado do Pará, o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola - PDSE, do Instituto Brasil Solidário, em paralelo as ações estratégicas e de desenvolvimento da empresa no município.

A ação acontece ao lado de diversas iniciativas na região e tem como objetivo levar à escolas municipais e estaduais da região os programas de cunho sustentável do IBS, através de duas expedições realizadas em abril e setembro/ outubro de 2011, além de visitas presenciais com projetos específicos de capacitação continuada em andamento no ano de 2012.

São realizados trabalhos na área de educação, dentro das escolas, assim como de prevenção para saúde bucal em âmbito educacional, preservação ambiental, desenvolvimento cultural, atividades de capacitação e promoção da leitura com concursos e montagem de bibliotecas, workshops de teatro e fotografia e incentivo ao esporte, entre outros.

Conheça mais sobre o Instituto Votorantim e suas propostas.
www.institutovotorantim.org.br


Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola - PDSE
Projeto Livro na Estrada

Status: em andamento
Execução:
mediante demanda - projeto independente


O Projeto Livro na Estrada é braço educacional independente do Instituto Brasil Solidário na formação de bibliotecas e salas de incentivo à leitura, capacitação profissional para formação de mediadores e novas técnicas para a alfabetização e uso dos livros por alunos e professores no interior do Brasil.

O programa oferece ainda às escolas e alunos materiais escolares, sob a forma de kits de incentivo e motivação, com jogos de lápis de cor 24 cores, cadernos, livros de literatura infantil, régua, tabuada e alfabeto, revista, borracha, apontador e caneta.

Conheça mais sobre o Projeto Livro na Estrada através dos Projetos e Áreas em Educação


Projetos Especiais - IBS
Projetos Corporativos / Especiais - Trilha Brasil


Status: em andamento
Execução:
mediante demanda


O Instituto Brasil Solidário também realiza projetos especiais voltados às necessidades de empresas, equipes e/ou entidades, dentro de uma das Áreas de Atuação já consolidadas ou em uma nova proposta estudada, em nome do agente financiador e para o público direcionado especificado.

Entre essas propostas, o Projeto Trilha Brasil tem como objetivos percorrer, documentar e conviver com os mais diversos povos do interior do Brasil com a finalidade de mapear as necessidades reais de cada local e, através dessa convivência, idealizar novas iniciativas sociais e adequar ainda mais os projetos já colocados em prática.

Entre em contato com o IBS e veja como é possível realizar um trabalho com nossa equipe e/ou junto com a sua empresa / marca para motivação de funcionários ou exposição direcionada de marcas.


Conheça mais sobre a Trilha Brasil Comunicação e sobre os serviços oferecidos.
www.trilhabrasil.com.br

Av. Jorge João Saad, 241 - 1o andar - Morumbi - São Paulo - CEP: 05618-000 - Tel: (11) 3791-0015
© 2011 / 2012 - Instituto Brasil Solidário - Todos os direitos reservados