«

»

mar 09

Dicas para trabalhar leitura com as crianças da Educação Infantil

 

Dicas para Atividades:
0 a 3 anos
Utilize o material do kit de contação de histórias ou então faça suas próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido. Deixe a criança representar uma cena simples ou conversação na história. Dê a ela autonomia total na representação do seu papel, mas ajude-a a usar linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas simples, tais como “Por que você está apontando para cima?”

Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo da memória. Peça para ela olhar uma ilustração e então para fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos ou cores da ilustração ela é capaz de lembrar.

Acima de 3 anos e 4 anos
Brinque com ela de “Quem sou eu?”. Primeiro leia um livro. Depois, crie um enigma baseado nos objetos e personagens do livro. Por exemplo, imagine que exista no conto um personagem com características como estas que você passaria para ela: “Eu sou um menino. Eu gosto de ajudar as pessoas. Tenho o cabelo ruivo e uma camisa vermelha. Quem sou eu?” Depois de apresentar alguns enigmas, peça a criança criar alguns ela mesma.

A medida que você lê a história com seus alunos , escolha um objeto ou pessoa que aparece com frequência ao longo da história e peça a ele para ficar prestando a atenção a estes detalhes durante todo o tempo. Peça a ele depois para imaginar como a história seria diferente se estes objetos ou pessoas não estivessem no conto.

5 e 6 anos
Crie livros com seus alunos, de gravuras com as cenas de uma recente viagem de férias, festa de aniversário ou passeio na praia. Pergunte então a seus alunos o que o livro significa. Juntos, selecione fotografias para ilustrar melhor a história.
Peça a sua criança para lhe dizer o que cada página do livro faz ela sentir quando a vê e porque. Peça a ela para refletir e analisar como as cores, os personagens, o enredo, a sequência, ou outros elementos ajudam no rumo que a história toma.

Algumas dicas importantes:

*Leia sempre o livro que você pretende trabalhar com seus alunos. Lembre-se, as crianças adoram livros ilustrados e bem coloridos. É importante você ler os livros para os alunos sempre mostrando as ilustrações para eles e quando você já conhece a história essa atividade é muito fácil e prazerosa;

*Não deixe de levar os seus alunos para biblioteca. Aproveite bem este espaço, sente no “Cantinho da Leitura” e deixe eles explorarem os livros destinados à literatura infantil. É muito importante a criança pegar e usar o livro;

*Sente-se sempre na mesma altura que as crianças (se as crianças estão sentadas no tapete ou no chão, você também deve sentar junto com elas e nunca em uma cadeira);

*Planeje sempre as atividades de leitura antecipadamente. Atividade de leitura não é um tapa buraco para os tempos que às vezes sobram nos nossos dias de aula.

*E leia, leia sempre para e com seus alunos. Nesta etapa da educação, nós professores somos o maior exemplo.

Zenaide Campos, Natal/RN.

 

1 comentário

  1. Marcia Andrade

    Parabéns Zenaide!

    É isso aí aproveitem estas dicas maravilhosas e façam acontecer nas suas biobliotecas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *