Instituto Brasil Solidário ganha prêmio internacional de Literatura, pela Academia Internacional de Literatura Brasileira do Focus Brasil Foundation

Outras notícias

NotíciasInstituto Brasil Solidário ganha prêmio internacional de Literatura, pela Academia Internacional de...

“A premiação foi entregue durante o Focus Brasil NY – Encontro Mundial de Literatura Brasileira, transmitido ao vivo pelas plataformas digitais do Focus Brasil”

O Instituto Brasil Solidário, que atua com projetos voltados para a educação de qualidade no ensino público, foi escolhido para receber o Prêmio Reconhecimento de Literatura Internacional Brasileira 2020, tendo como patrono o fotógrafo Sebastião Salgado, pela vasta e significativa contribuição para o incentivo à leitura e divulgação da literatura, por meio da educação, contando com projetos multiplicados nas 5 regiões do Brasil. O trabalho desenvolvido pelo IBS, envolve desde a doação de acervos, construção, reforma, implantação e organização de bibliotecas escolares, comunitárias e municipais, até a formação continuada de professores.

A homenagem, concedida pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e Focus Brasil New York, foi parte da programação do Encontro Mundial de Literatura Brasileira, que este ano, foi transmitido ao vivo, entre os dias 09 e 12 de setembro, com 12 painéis e participação de até 130 escritores brasileiros de vários países. O destaque de entrega do prêmio foi realizado no dia 12 de setembro, às 8pm (USA) e 21 hrs (Brasil), com transmissão para mais de 50 mil pessoas ao redor do mundo através da Plataforma Digital do Focus Brasil no Facebook, Instagram e Youtube.

Segundo o Presidente do IBS, Luis Salvatore, a premiação representa um reconhecimento importante ao trabalho do IBS, que em seus mais de 20 anos de trajetória, vem desenvolvendo ações de incentivo à leitura com forte impacto social dentro e fora do ambiente escolar.

“O incentivo à leitura está presente nas ações do IBS desde 2001. Nós sabemos da importância da biblioteca como um verdadeiro “coração de possibilidades”, por isso, todas as formações nossas possuem algum elo com o trabalho de leitura, reforçando que podem ser realizadas atividades interdisciplinares para atrair o público leitor, a proposta permite construir espaços literários com materiais reaproveitados, além de atividades lúdicas e criativas de leitura, de forma simples e dinâmica, possibilitando o protagonismo do aluno em todo o processo de aprendizagem”, ressalta Luis.

 

EaD IBS de Leitura

O incentivo à leitura e as ações de apoio e suporte pedagógico aos educadores das escolas públicas, não deixou de ser mobilizada, nem mesmo durante o período do distanciamento social. Durante a quarentena, o Instituto Brasil Solidário, reformulou todo o material das oficinas práticas de mediação de leitura, promovido presencialmente nas escolas, para uma plataforma digital, lançando o seu primeiro curso EaD (Ensino à Distância) de Organização da Biblioteca Escolar, Mediação da Leitura e Formação do Leitor.

A formação está sendo ofertada de forma gratuita para escolas beneficiárias dos projetos do Instituto Brasil Solidário, envolvendo desde um material completo com sequências didáticas, apostilas e uma biblioteca virtual, até aulas interativas, com encontros online para promover um intercâmbio de aprendizado e boas práticas entre os educadores, contando também com um certificado ao final do curso.

 

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário, promove ações de leitura em cidades de baixo acesso cultural, incluindo a montagem de bibliotecas completas, programas de formação em mediação de leitura para educadores e jovens e projetos de estímulo literário instituídos como políticas públicas, entre eles o movimento “30 Minutos pela Leitura”, “São João Literário” e “Anjos da Leitura”.

Trabalha há mais de 20 anos com projetos de desenvolvimento territorial, promovendo ações de desenvolvimento cognitivo e habilidades socioemocionais, de forma interdisciplinar nas áreas incentivo à leitura, educação ambiental, educação financeira, saúde e prevenção, empreendedorismo, arte, educomunicação e cidadania. Ao longo desse caminho, foram montadas mais de 273 bibliotecas com cerca e 1 milhão de livros distribuídos gratuitamente, 1.032 escolas trabalhadas, 47.255 alunos beneficiados e 16.122 professores capacitados, em 177 cidades das 5 regiões do país.

MAIS INFORMAÇÕES:

http://newyork.focusbrasil.org

http://www.focusbrasil.org

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares