«

»

Apresentando o tema anual PDE/IBS 2020: “Projeto de Vida”

 “Projeto de Vida é o caminho entre o “Quem eu sou” e o “Quem eu quero ser”.

Construir um Projeto de Vida consiste em documentar os sonhos, metas, objetivos, desejos e ambições do jovem em relação ao seu futuro.

44743037_1895454857229144_1777694574496448512_n

O que a BNCC diz sobre este tema

O componente curricular Projeto de Vida potencializa o protagonismo dos estudantes em todas as práticas dos demais componentes, como também contribui para sua formação autônoma, solidária e competente. É por meio do Projeto de Vida que os estudantes compreendem o sentido da aprendizagem e como a escola pode apoiar sua realização, porque são vistos como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso por toda a equipe escolar.

EF -03

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. A competência compreende a capacidade de gerir a própria vida. Os estudantes devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos presentes e futuros. Inclui a compreensão do mundo do trabalho e seus impactos na sociedade, bem como das novas tendências e profissões.

44797830_1895454993895797_1646980191190253568_n

Esse tema vai falar daquela famosa pergunta que, mais cedo ou mais tarde, ele vai ter que começar a responder: o que você vai ser quando crescer?

O maior objetivo do Instituto Brasil Solidário – IBS é realizar um trabalho sistematizado junto com cada Escola parceira com o objetivo de levar a compreender e colocar em prática esses elementos a fim de favorecer aos jovens estudantes a construção de fundamentos sólidos para que, no futuro, eles possam escolher as suas profissões e desempenhá-las com eficiência. Imagem -19

Assim, o IBS através de suas áreas temáticas apresenta componentes curriculares que preveem atividades que favoreçam a perseverança, a manutenção do foco e da concentração, o trabalho cooperativo em equipe, a liderança e a capacidade de avaliar se realizaram um bom trabalho para que possam se aperfeiçoar cada vez mais.

areas_tematicas-300x300

Áreas Temáticas – IBS

Este tema é importante porque ele vai se deter em uma questão muito importante para qualquer pessoa: o sonho. Todos os estudantes têm suas metas e seus sonhos. É importante que a escola os estimule a sonhar e os ajude a desenvolver as suas habilidades para que possam alcançar seus sonhos. 32690311_1675630599211572_3905111491044442112_n

O importante é que o currículo possa favorecer oportunidade para pensar e discutir sobre o futuro desses garotos e dessas garotas. Um futuro que vai além do mundo do trabalho. É mais relevante que a discussão se encaminhe para “quem” ele deseja ser amanhã do que para o “quê” pretende ser. Esse “quem” se relaciona mais com um departamento mais subjetivo. Ele trata dos valores, da ética, das responsabilidades, do sentimento de pertença e da cidadania.

A educação no nosso País está diante do grande desafio de formar jovens capazes de enfrentar um mundo em transformação acelerada, cada vez mais imprevisível e volátil, onde todas as esferas da vida social como o amor, a cultura, a família e o trabalho estão sendo reconfiguradas. Petrolina -05

Em tempos líquidos, conforme define o filósofo Zygmunt Bauman, nada é feito para durar ou para ser “sólido”. Estamos vivendo a obsessão pelo corpo ideal, o culto às celebridades, a paranoia com a segurança e a instabilidade dos relacionamentos afetivos. Em um mundo de incertezas, o pensamento vigente é “cada um por si”.

O modelo de escola centrado apenas no desenvolvimento cognitivo não atende à necessidade atual de trabalhar uma formação mais humana e integral do aluno. O projeto escolar precisa fazer refletir sobre o sentido e significado da vida, ampliar a compreensão sobre o valor das relações humanas, e estimular uma visão otimista sobre o futuro. É fundamental incluir as aprendizagens necessárias para a leitura da realidade, o enfrentamento dos novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos e ambientais) e a tomada de decisões fundamentadas e éticas. Petrolina -07

O trabalho com o Projeto de Vida traz sentido e significado para a vida escolar; os alunos começam a relacionar seu progresso acadêmico com sua realização pessoal e percebem serem capazes de consolidar seus sonhos por meio das vivências e aprendizagens adquiridas na escola.

“O encontro do jovem consigo mesmo, trabalhando positivamente sua identidade, autoestima, autocuidado e autodeterminação.”  Petrolina -06

A escola é o ambiente ideal para promover essa reflexão ampliada da vida, conduzindo o aluno ao encontro consigo mesmo através de uma jornada de aprendizagem criativa, lúdica e significativa, capaz de integrar as dimensões da afetividade, da corporeidade, da transcendência, além da dimensão cognitiva.

Na prática, o objetivo do IBS ao apresentar este tema é contribuir para formar o cidadão do século 21: alguém que assume a responsabilidade de continuar aprendendo e empreendendo iniciativas a fim de conquistar espaços no disputado mundo do trabalho, e que ao mesmo tempo, contribui ativamente na redução das desigualdades e a exclusão social.

Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove + 9 =