«

»

Soletrando e Maratona da Leitura: um sucesso em Barreirinhas/MA

Alunos de Barreirinhas/MA participam do Projeto Soletrando e Maratona de Leitura
BLOG - 06
Dois projetos intensos de motivação a leitura e muitos alunos engajados no município de Barreirinhas/MA, participando ativamente de todas as atividades da Maratona de Leitura e o Soletrando, mobilizado na Escola U. E. Roseana Sarney e a Biblioteca Enéas Miranda.
Seguindo um cronograma intenso de atividades pedagógicas aliadas aos dois projetos dentro da biblioteca, somente na Maratona de Leitura, que esteve em sua 3º edição, foram alcançados 140 alunos do 1° ao 5° ano, sendo dividido em dois níveis  1° e 2° anos (leitura e desenho) e 3°, 4° e 5° anos (leitura e produção de texto) e três fases (leitura e produção de desenho e texto, seleção e produção da atividade final e premiação).BLOG - 10A proposta da Maratona permitia que as crianças escolhessem o livro do seu agrado, levassem para casa, e quando se sentiam seguras, voltavam para a biblioteca e produziam o seu desenho ou texto (colocando também autor, título, editora e personagens), essa dinâmica foi realizada de setembro até dezembro, onde foram anunciados os primeiros colocados na atividade.
Já o Soletrando contou com o apoio da biblioteca Enéas Miranda, onde foi montado um plano de ação e distribuído aos professores junto com a sequência didática do IBS para ser fomentado em sala de aula.
Segundo a educadora Lídia Rocha, gestora da biblioteca da U. E. Roseana Sarney, a atividade foi muito emocionante e intensa em todas as etapas, onde os professores debatiam sobre o assunto com pelo menos 15 dias antes da disputa, dando a oportunidade para a turma estudar sobre o tema e se preparar para a competição.
“O soletrando foi emocionante, porque a aluna Neuza não queria participar, por medo, mas quando começou ela soletrava com confiança, tornando a disputa acirrada junto aos 5° anos, mas não teve outra, ela deu tudo de si e levou o certificado de campeã 2019, chorou horrores. E, a Camille, aluna do 1º ano, aprendeu a ler com o soletrando”, ressaltou a educadora.
No dia 13/12 ocorreu a premiação dos ganhadores do III Maratona de leitura, sendo:
Nível I – Melhor desenho: João Guilherme Reis Santos_1° ano
Mais livros lidos: Arthur Nascimento Aguiar_ 2° ano
Nível II – Melhor produção de texto e Mais livros lidos:
Ellennataly Nascimento Carvalho_4° ano A
BLOG - 08BLOG - 09BLOG - 07O soletrando foi construído em 3 níveis e realizado em 3 fases:
I – 09 a 20/09:        1° ano_ Família do B, C e D;
2° e 3° anos _ M antes de P e B;
4° e 5° anos _ Som do S.
II – 30/09 a 11/10:    1° ano_ Família do F, G e L;
2° e 3° anos _ Am ou ÃO;
4° e 5° anos _ Som do Z.
III – 21/10 a 01/11:    1° ano_ CE, CI e GE, GI;
2° e 3° anos _ G ou J;
4° e 5° anos _ ICE OU ISSE.
Os ganhadores por níveis foram:
1° ano Camille Victória Meneses Silva
3° ano Caio Diniz Corrêa
4° ano B Neuza Almeida Ferreira Neta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete + 9 =