«

»

Pizzaria Literária: uma atividade dos “Anjos da Leitura – IBS” em SP

Alunos de São Paulo participam de uma pizzaria literária mobilizada pelos Anjos da Leitura

BLOG -01Os Anjos da Leitura IBS da Escola Estadual Princesa Isabel, em São Paulo, estão cheios de inspiração promovendo atividades literárias lúdicas e criativas com foco em aproveitar todo o acervo doado para a biblioteca da escola. Segundo a Professora de Português, Marly Dias, as propostas de incentivo à leitura ganharam novo fôlego e interatividade com os alunos após a montagem do espaço literário e a doação dos livros.

BLOG -05“Após as oficinas de leitura, os alunos ficaram ainda mais empolgados, principalmente com a chegada de livros novos na biblioteca. Promovemos várias atividades, entre elas, transformamos a sala de leitura numa pizzaria, onde as fatias eram obras literárias e o recheio a imaginação de cada aluno”, ressalta a educadora.

BLOG - 02Mobilizando ações dinâmicas com participação ativa de toda a comunidade escolar, os projetos nos espaços literários envolveram desde rodas de leitura, tertúlias literárias, cafés literários, pizzaria literária até ações de mediação de leitura com indicação direta dos livros doados, alguns em formato de vídeo para divulgação dos alunos da escola.
O cronograma das ações foi planejado como parte das atividades pedagógicas em sala de aula, incluindo a oportunidade de cada aluno escolher um autor e uma de suas obras mais importantes para representar nas apresentações. Em seguida foram realizadas ações para além da biblioteca, como um chá literário no espaço da horta escolar, com direito a caracterização dos alunos para apresentação da obra literária escolhida.

BLOG - 04Os conceitos de matemática, como frações e divisões também estiveram presente nas ações de leitura, surgindo a ideia da pizzaria literária. Em cada pedaço foram ampliadas as possibilidades de interação entre a turma, sendo dividido diversos temas em cada pedaço:
1º pedaço: biografia do autor;
2º pedaço: tipologia e gênero da obra;
3º pedaço: estrutura e elementos da narrativa (narrador, marcas temporais e espaciais, tema);
4º pedaço: conflito;
5º pedaço: opinião sobre a obra
6º pedaço: argumentos que justificassem a indicação da leitura;
7º pedaço: síntese da obra;
8º pedaço: opinião sobre o trabalho ser feito através da pizza e o que representaria o recheio escolhido na obra lida.

BLOG - 03O resultado pôde ser acompanhado em todas as culminâncias da escola, com alunos engajados nos trabalhos de leitura e se divertindo ao se deleitar no vasto universo da literatura.

Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três + = 11