«

»

Escola pública em São Paulo recebe ação social – IBS com oficinas gratuitas

Escola pública em São Paulo recebe ação social com oficinas gratuitas de arte, desenho, mediação de leitura e jogos de educação financeira
Blog-28No mês em que se comemoram várias datas importantes de incentivo à leitura, como o Dia da Biblioteca Escolar (28/10) e o Dia Nacional do Livro (29/10), o Instituto Brasil Solidário, em parceria com a Azulis, plataforma que oferece soluções para empreendedores, preparou uma programação especial entre os dias 24 e 26 de outubro, com várias oficinas práticas e voluntariado na Escola Estadual Princesa Isabel, na capital paulista.
Blog-25Os workshops envolveram desde atividades de valorização da arte, cultura e mediação de leitura até o Projeto Jogos de Educação Financeira, que traz uma proposta lúdica e criativa para abordar os conceitos de poupar, empreender e investir a partir de duas atividades: Piquenique e Bons Negócios. O material do projeto, foi doado para a escola sede das atividades, ficando disponível também na biblioteca para ser utilizado de forma interdisciplinar nas ações pedagógicas promovidas pelos educadores.
Blog-23Com uma programação dinâmica e interativa com toda a comunidade escolar e voluntários da Azulis, a iniciativa conseguiu mobilizar mais de 150 participantes que foram protagonistas em todo o processo de aprendizagem e transformação da escola.
Blog-24
As ações incluíram, ainda, a doação de um acervo de livros para a biblioteca e a construção de um espaço literário sustentável, que foi pintado e todo ambientado com participação dos próprios alunos e educadores da escola.
Blog-26
“Acreditamos que é importante despertar o interesse das crianças pela leitura e pela educação financeira, pois esses aprendizados podem moldar comportamentos que serão importantes para o restante da vida profissional e pessoal delas”, comenta Daniel Miranda, gerente-geral da Azulis.
Blog-27Entre as oficinas, foi promovida uma capacitação em mediação de leitura, que possibilitou formar alunos monitores para o projeto “Anjos da Leitura”. A proposta faz parte de uma iniciativa que envolve escolas em todo o Brasil que já receberam as atividades do Instituto Brasil Solidário e que incorporam dentro do currículo escolar ações contínuas de incentivo à leitura, como o ”30 Minutos pela Leitura”, “São João Literário” e “Maratonas de Leitura”.
Blog-29As ações de pintura e desenho também foram trabalhadas na instalação dos cantinhos da leitura, dando vida a árvores literárias e utilizando materiais sustentáveis, como paletes e pneus reaproveitados. A xilogravura fez parte das atividades de arte e pintura, onde a turma teve a oportunidade de levar pra casa uma camisa estampada com o desenho produzido durante a oficina, uma proposta que envolve não só ações pedagógicas, mas um conhecimento para geração de renda na comunidade.
Segundo a Diretora da Escola, Luciana Vieira, as atividades conseguiram mobilizar toda a comunidade escolar já prevendo uma ação continuada envolvendo várias disciplinas da escola. “Trabalhamos aqui os pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender. Pudemos vivenciar a troca de aprendizados entre alunos, professores oficineiros, voluntários utilizando diálogo igualitário e respeito. Educação de forma humanizada e construtiva”, ressaltou.
Blog-22Sustentabilidade, finanças pessoais e incentivo à leitura como tema transversal
Durante todo o evento, foi ressaltada a importância da reciclagem e o reaproveitamento de materiais, em todas as formações e oficinas práticas, além dos jogos de educação financeira. Os espaços literários lúdicos e criativos foram montados com materiais acessíveis, como pneus, prateleiras e nichos de paletes que podem ser encontrados com facilidade na escola e na própria comunidade. Já os jogos levaram um conceito de poupança e investimento, que também podem ser alcançados com a sustentabilidade!
O último dia de atividades contou com um time de voluntários da empresa Azulis, envolvendo momentos de leitura, uso dos jogos, estamparia e até arborização e plantação de mudas que foram doadas também durante as formações. As ações dos voluntários foram somadas a um trabalho iniciado durante toda a semana com profissionais do Instituto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× cinco = 10