«

»

IBS promove o 8º intercâmbio solidário no interior do Estado do Maranhão

Instituto Brasil Solidário promove mais uma edição do intercâmbio solidário no interior do Estado do Maranhão
O projeto, promovido pelo Instituto Brasil Solidário, leva estudantes do Ensino Médio para uma imersão social e cultural, unindo o turismo, empreendedorismo e voluntariado no combate à desigualdade social no Brasil”
Blog-01
Uma semana de ação solidária e imersão cultural no interior do Maranhão! Promovendo uma proposta para além do olhar turístico das belas paisagens dos Lençóis Maranhenses, o Instituto Brasil Solidário, realizou mais uma edição do Programa Intercâmbio Solidário – Learning Journey Brasil, entre os dias 14 e 18 de outubro, levando um grupo de alunos da capital paulista para uma experiência de voluntariado e solidariedade envolvendo desde doação de brinquedos e livros para a comunidade até oficinas sendo ministradas pelos próprios participantes em escolas públicas da região.
Blog-02Superando o número de participantes do ano passado, o projeto mobilizou uma turma de 35 alunos do Colégio Miguel de Cervantes para uma aventura cheia de ações solidárias, envolvendo um roteiro dinâmico e de muito aprendizado, que se iniciou em escolas do município de Barreirinhas, no Maranhão e seguiu viagem em visita a diversos povoados e comunidades. A experiência permitiu um contato direto com os moradores e empreendedores locais, incluindo visita as casas de farinha, a culinária, ao artesanato e ainda uma roda de conversas com os gestores e lideranças comunitárias da região.
Os locais visitados fazem parte de um trabalho de longa data de ações sociais promovidas pelo Instituto Brasil Solidário e abre caminho para ampliar o olhar e o conhecimento “de vida” dos estudantes, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional desses jovens.
Blog-03Dentro de suas habilidades e num belo exemplo de protagonismo, os estudantes escolheram como gostariam de ajudar no processo das oficinas práticas realizadas dentro das escolas públicas, e desenvolveram na comunidade desde aulas de dança, gincanas, arte e pintura facial até oficinas de ciências, ballet e confecção de bijuterias. A programação incluiu ainda as formações promovidas pela equipe do Instituto, com atividades de Fotografia, Educação Ambiental, Turismo Sustentável, Pintura e Desenho, Artes Cênicas, Corte e Costura/Patchwork e Educação Financeira.
Blog-04Os alunos acompanharam, ainda, a premiação de concursos de redação e a doação de livros em oito escolas diferentes no município, além de brinquedos que foram entregues para cerca de 300 famílias da região. Mobilização essa que teve início no primeiro semestre junto à todas as famílias do Colégio Miguel de Cervantes e que reuniu, em campanhas com as famílias dos adolescentes, livros, brinquedos e materiais de apoio que ao final, chegaram ao destino do projeto de Intercâmbio Solidário.
Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 8 = doze