«

»

Oficinas práticas do PDE/IBS inspirando professores e alunos em Petrolina/PE

Estudantes de Petrolina/PE participam de atividades dinâmicas e criativas de arte, cultura e educação ambiental, inspiradas nas oficinas práticas do PDE
Petrolina -04
O teatro, a pintura, a contação de histórias, o reaproveitamento de materiais fazendo parte do processo de aprendizagem seja na educação ambiental, ou mesmo nas ações de incentivo à leitura dentro e fora da sala de aula. Em Petrolina/PE, a proposta iniciada com as oficinas práticas do Programa de Desenvolvimento da Educação/IBS, na Escola Municipal Osório Leônidas de Siqueira, segue sendo fomentada com atividades mobilizadas pelos educadores de forma transversal no currículo escolar, aproveitando todos os espaços que foram transformados com participação dos próprios alunos.
Petrolina -11As oficinas promovidas em maio deste ano, a partir da parceria do Instituto Brasil Solidário – IBS com a multinacional Bayer, tem mostrado grandes resultados de impacto social e ambiental para além dos muros da escola. Utilizando o material doado para as atividades de mediação de leitura, os educadores vêm promovendo momentos lúdicos e criativos aproveitando desde os espaços literários construídos de forma acolhedora na biblioteca escolar, até os ambientes ao ar livre, com livros dispostos na sombra das árvores, promovendo uma outra conexão com a natureza durante as ações de leitura.
Petrolina -02
Petrolina -08
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Osório Leônidas de Siqueira, Rosimere Silva, a gestão da escola vem se empenhando para promover de forma integrada todo o aprendizado das oficinas de forma interdisciplinar na escola, efetivando projetos como o 30 Minutos pela Leitura, que já se tornou uma atividade constante no calendário escolar, sendo trabalhado semanalmente.
Petrolina -03
Petrolina -09
Petrolina -10
“Percebemos a comunidade escolar muito motivada em promover a continuidade das atividades realizadas aqui na escola, e temos conquistado grandes resultados através de um trabalho coletivo, tenho contado com o apoio da Diretora Virgínia Lúcia e a coordenadora Rosana Rabelo, para envolver os educadores aproveitando todo o material das oficinas práticas, desde as ações de educação ambiental até as atividades leitura, que já tomam conta de vários cantinhos da escola, seja no pátio, na biblioteca, em espaços ao ar livre, fomentando o Projeto 30 Minutos pela Leitura – IBS, que agora acontece todas as terças-feiras. Os educadores estão animados e nossos alunos são muito bons, adoram participar das iniciativas”, ressalta Rosimere.
Petrolina -01Petrolina -06Petrolina -07A educação ambiental também se tornou uma proposta contínua nas atividades da escola. Trabalhando o reaproveitamento de materiais e a reciclagem, os alunos já participaram de oficinas de brinquedos sustentáveis, com resgate de brincadeiras antigas, como dama e o puxa-puxa, sendo construídos com garrafas PET, rolos de papel higiênico, tampinhas, papelão e vários outros objetos coletados com os familiares e na própria comunidade.
Petrolina -05
Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 4 = três