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Resultado do Concurso de Quadrilhas Arrasta Pé da Educação – IBS 2019!

O Concurso de Quadrilhas Arrasta Pé da Educação – IBS 2019!

Este foi um ano cheio de inspirações literárias, rico em lindas práticas literárias, interação e protagonismo. Assim, iniciamos esta publicação agradecendo a todos os municípios e escolas parceiras do IBS. Juntos construímos!

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Este ano recebemos inscrições referentes aos municípios de:  Boquira e Iraquara (BA),  Cabaceiras (PB), Cascavel, Ubajara e Tianguá (CE).
A COMISSÃO JULGADORA E DO JULGAMENTO:
A Comissão julgadora etapa final do Concurso Arrasta-pé da Educação foi composta pela equipe IBS.
Para apuração do resultado foi computado o somatório de todas as notas (de 05 a 10 pontos) atribuídas a cada quadrilha finalista em julgamento.
Pelos vídeos, fotos, publicações nas redes sociais, os jurados dessa edição puderam ver toda a beleza, animação e dedicação de alunos e professores para fazer dessa festa tradicional brasileira um momento de aprendizagem e integração da escola com a família.
A criatividade no reaproveitamento de materiais foi um dos pontos altos das festas! Figurinos bem elaborados, ideias muito afinadas com os conceitos de sustentabilidade e realização da sequência didática do São João Literário integrando diversas linguagens da grade curricular de ensino!
Este ano os critérios de desclassificação e desempate visto o excelente trabalho desenvolvido por todas as escolas participantes do concurso foram os itens:

6.3. Os critérios analisados pela Comissão do Instituto Brasil Solidário serão os mesmos mencionados neste regulamento, com o acréscimo do seguinte item:
VI) MOBILIZAÇÃO DO MUNICÍPIO: Adesão do município ao Projeto São João Literário, envolvimento da Secretaria de Educação com o evento, participação da população e divulgação pelo blog e redes sociais.

Resultado da apuração:
Campeã na categoria Fundamental I:
Quadrilha Arrocha Guri da EMEF Maria Neuly dourado em Cabaceiras/PB
A EMEF Maria Neuly Dourado trabalhou a sequência didática São João Literário – IBS com a temática “A Roliúde Nordestina canta e encanta com Jackson do Pandeiro, em homenagem ao centenário do Rei do Ritmo do Nordeste brasileiro, numa perspectiva literária que, além de abrilhantar cada evento municipal, encantou o público presente por onde passou”.
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Para que as apresentações tivessem relevância, a escola desenvolveu diversas atividades pedagógicas objetivando a construção dos saberes: Leitura de cordéis, biografias, peças teatrais e musicais, utilização da Rádio Escolar Neuly Dourado, oficinas, dentre outras atividades contextualizadas.
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A tradição junina é muito forte no município de Cabaceiras/PB e com a proposta do Instituto Brasil Solidário – IBS, do São João Literário, a Quadrilha Junina Arrocha Guri vem sempre levando as atividades realizadas pela escola que abrangem as seguintes áreas de atuação: Saúde, Meio ambiente, Música, Incentivo à leitura, Empreendedorismo e Educação Financeira, bem como, apoio a diversos outros projetos.
Portanto, neste ano, a quadrilha finalizou as atividades juninas com mais um diferencial, o fortalecimento da mesma em todas as apresentações festivas alusivas do município de Cabaceiras, levando a alegria e valorização da cultura para várias comunidades e cidades circunvizinhas, tendo um público grande e diversificado em cada espaço presente e, destacando-se pela criatividade, qualidade e dinamização nas áreas de atuação.
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Campeã na categoria Fundamental II:
Colégio Municipal Tiradentes – Boquira/BA
Tema:  “O Pequeno Príncipe CATIVANDO O SERTÃO”, tivemos a oportunidade de ler um clássico da literatura universal, a obra “ O Pequeno Príncipe”, o qual nos oportunizou realizar uma leitura crítica, trazendo aprendizados e ao mesmo tempo nos emocionar.
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Religiosidade popular, comidas e danças típicas, música regional. Dessa combinação, se faz um dos festejos populares mais comemorados pelos brasileiros: as festas juninas. Essa é uma tradição nordestina e em especial de nossa cidade. Preservar nossas tradições é valorizar nossas origens e fortalecer nosso sentimento de pertencimento de uma cultura a qual nos identifica.

Para que essa comemoração se tornasse relevante, realizamos  uma atividade enriquecedora e divertida para nossa aprendizagem: LEMOS. A leitura é de suma importância para o desenvolvimento do aluno. A leitura pode ser  humanizadora, desde que seja crítica,  fazendo  o leitor olhar para dentro de si, olhar à sua volta e repensar a sua vida.

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O livro traz histórias e situações que recriam a realidade e promovem a fantasia tão necessária à vida humana, realizando comparações entre o real e o imaginário.  Pensando assim, mergulhamos nas aventuras do Pequeno Príncipe em sua longa viagem de maneira divertida, apresentando um diálogo com o nosso contexto junino e nordestino.

Fica aqui o convite para cativar:  o amor pelo próximo; o gosto pela leitura; a valorização pela cultura nordestina;  o desejo de aprender.

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Parabéns a todos os concorrentes, pois foi muito difícil escolher entre tantos trabalhos primorosos.
O envolvimento do poder público atuando junto as instituições de ensino vem mostrando a importância das políticas públicas de leitura para continuidade, fortalecimento e evolução das ações e projetos desenvolvidos em parceria com o IBS.
Parabéns às quadrilhas campeãs!
Juntos Construímos!

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