«

»

Minha História IBS: Matheus Lima

Matheus Lima, estudante do 9º ano em Cascavel/CE, se inspirou no Projeto Jogos de Educação Financeira para se profissionalizar na área de Finanças e Empreendedorismo
Mateus Lima“O estudante Matheus Lima, hoje com 15 anos de idade, já fez 3 cursos profissionalizantes e pretende terminar ainda esse ano, mais 8 cursos voltados ao empreendedorismo e educação financeira”
Foi numa aula de matemática, na Escola Choró Vaquejador, em Cascavel/CE, que o estudante Matheus Lima, teve seu primeiro contato com o Projeto Jogos de Educação Financeira. A disciplina ainda não era das favoritas do estudante, ele tinha 13 anos de idade, estava no 7º ano, e sentia muita dificuldade em acompanhar as atividades de cálculo.
O ano era 2017 e o Instituto Brasil Solidário – IBS levava para as escolas dos municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel, o material com os jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, que estava em seu primeiro ano de atuação, ainda como projeto piloto, mas já mostrava grande potencial e motivação dos educadores em trabalhar o tema educação financeira aproveitando as dicas e sequências didáticas orientadas através do projeto.
46214652_1927258037382159_5601642028438913024_nSegundo o estudante, quando os jogos chegaram em sala, a turma ficou surpresa e curiosa para saber mais sobre como um jogo de tabuleiro e outro de cartas seria utilizado numa aula de matemática. “Minha primeira reação foi de curiosidade em saber o que esses jogos poderiam nos passar, mas foi muito rápida a adaptação com os jogos, eu logo percebi que todos os passos das atividades poderiam me beneficiar, comecei a pensar mais sobre as minhas decisões e no meu investimento a longo prazo”, ressalta Matheus.
No primeiro ano de atividades, Matheus organizou uma ação junto com outros alunos da escola, para levar os jogos até a comunidade e estreitar um diálogo com os comerciantes. A iniciativa permitiu não só aproximar os familiares e moradores do entorno para as atividades vistas na escola, como abriu caminho de aprendizado para os alunos acompanharem na prática o que eles estavam exercitando com o projeto.
Em 2018, a Secretaria de Educação do Município de Cascavel/CE, em parceria com o Instituto Brasil Solidário, promoveu um campeonato regional com os jogos educativos, onde Matheus conquistou a primeira colocação em sua escola. O Professor de matemática da turma, Professor Nairton Vieira, passou então a incentivar e aconselhar o estudante a se aprofundar mais nos estudos voltados ao empreendedorismo, diante do potencial que ele mostrava em sala de aula.
“O jogo que mais me identifiquei foi o Bons Negócios, eu jogava bastante na escola, e até então, nem imaginava que um jogo de compra e venda iria me motivar a estudar nessa área de educação financeira, que ia me ajudar na carreira profissional, com isso eu percebi que depois de Jogar e Aprender vem a parte do Aplicar e Viver’”, enfatiza, Matheus.
Matheus foi em busca dessa profissionalização, e encontrou cursos online pela Universidade de Brasília, que possui reconhecimento em todo o território nacional. Ele começou se inscrevendo no curso “Criando um Negócio de Sucesso” e logo estava estudando também para os módulos “Introdução ao Excel” e “Elaboração de Folha de Pagamentos”.
Nesse primeiro semestre, o estudante já concluiu essas três formações e segue com um cronograma para continuar se especializando, já com uma lista dos próximos cursos que pretende iniciar ainda este ano, são eles: Gestão e Negócios, Empreendedorismo na Pesca, Planejamento de Negócios na Pesca, Demonstrações Contábeis e sua Análise, Identidade Visual e Gestão de Clientes, Jornada Empreendedora, Ferramentas de Gestão de Pessoas, Fundamentos e Processos de Gestão de Recursos Humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro × = 24