O que, como e onde lemos?
Você já parou para pensar qual seria o melhor lugar para ler? Em casa, na escola, na praça ou em uma biblioteca?
Mas, o que é exatamente a mediação de leitura?
Poderíamos dizer que a mediação de leitura é a ação de promover o encontro entre o leitor e o livro para que, a partir desse encontro, haja a escuta do leitor e a conversa entre os livros, os leitores e o mediador com o propósito de que cada um dos participantes e todos juntos construam os mais diversos sentidos para o texto.
É importante entendermos que a mediação de leitura é diferente do ensino de leitura: embora ambos visem à formação do leitor e o desenvolvimento do seu letramento, a primeira tem por finalidade promover a aproximação do leitor aos textos literários ou não, para fruição, sem necessariamente ter um objetivo didático; e o segundo, quando se dá no âmbito da educação formal, tem por objetivo desenvolver a competência leitora, com objetivo didático e, em geral, com conteúdo passível de avaliação.
Para que o letramento literário aconteça, não pode faltar o contato direto do leitor com a obra, a construção de uma comunidade de leitores, a ampliação do repertório literário e a realização de atividades sistematizadas e contínuas (COSSON, 2014, P.185-186). O letramento literário não começa nem termina na escola. Essa apropriação que fazemos dos textos literários nos acompanha durante toda a nossa trajetória vital.
Em famílias com certa formação leitora e condições de acesso a livros, esse processo pode começar desde o nascimento da criança, que ouve histórias antes de dormir ou tem acesso a livrinhos no banho. Os pais, nesses casos, são os primeiros mediadores de leitura.
Entendemos que ser mediador requer saber falar sobre a literatura e os livros, debater os temas, conectá-los com diversas leituras possíveis, mencionar as conexões que se pode estabelecer com outros textos e outras linguagens.
O mediador é alguém que sabe provocar os leitores, sabe relacionar os textos literários com a vida, sabe instigar viagens imaginárias: no que diz respeito à leitura de textos literários, o trabalho do mediador precisa visar, para além da compreensão, a imaginação de outros mundos possíveis e a transformação do leitor e de sua realidade.
- Na otimização do espaço da biblioteca escolar e realização ali de atividades de leitura;
- Na criação de projetos de leitura que envolvem toda a escola, como academias literárias e produção de livros com textos dos alunos;
- Na criação de cantinhos da leitura dentro da sala (que devem deixar os livros disponíveis para livre escolha dos alunos);
- Na preparação dos espaços comuns da escola com exibição de temas literários, textos, autores, temas que estão sendo lidos;
- Na preparação de eventos literários de homenagens a autores locais (contemporâneos ou não).