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IBS apresenta o tema anual: “Protagonismo – meu papel na sociedade”

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO – IBS
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – PDE 2019

O Instituto Brasil Solidário – “IBS, Escola e Comunidade – Educar para Transformar”

Apresentando o tema anual:
“Protagonismo – meu papel na sociedade”

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PDE – Programa de Desenvolvimento da Educação

 

O Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE oferece subsídios para que gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos possam, juntos, desenvolver seus potenciais de forma horizontal e dinâmica, trabalhando competências sócio emocionais, cognitivas e relacionais

 

Além de oferecer formação teórica e prática em áreas transversais, o PDE motiva a comunidade escolar a multiplicar os conhecimentos adquiridos e a criar alternativas pedagógicas para a solução de problemas da escola e da comunidade, propondo a formação de uma rede colaborativa entre professores, instituições de ensino, sociedade e até mesmo municípios próximos.  40411044_1825974170843880_8931581665390624768_nO PDE é aplicado no município com o objetivo de colaborar com a superação dos problemas dos alunos e professores, por meio de propostas e ferramentas eficazes para dinamizar o aprendizado e mobilizar recursos humanos, materiais, financeiros e pedagógicos disponíveis para o cumprimento dessas diretrizes.

 

O programa apresenta a professores, coordenadores pedagógicos e gestores públicos um novo conceito de educação integral por meio de áreas de trabalho e frentes temáticas interdisciplinares, inseridas como projetos político-pedagógicos municipais apontando, com isso, oportunidades de transformação real do ensino básico com participação direta dos alunos, humanizando a educação, com competências sócio emocionais, cognitivas e relacionais.
EF002Todas as ações oferecidas pelo Programa de Desenvolvimento da Educação, juntas, contribuem para a formação de uma consciência maior nos beneficiários, que passam a experimentar a eficácia das propostas no cotidiano escolar – e mesmo o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a constatar o quanto suas vidas podem ser melhoradas no longo prazo. A verificação da eficácia dos resultados leva os cidadãos a exigir uma nova postura da gestão pública, impactando diretamente na elaboração de políticas municipais.
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PROTAGONISMO DA SOCIEDADE CIVIL

 

Cada área temática oferece um repertório de propostas práticas de integração ao currículo escolar, apresentando a possibilidade de um aprendizado mais contextualizado e significativo para o aluno e propostas pedagógicas mais dinâmicas para o educador.

 

As oficinas, projetos, ações e atividades envolvem alunos, professores, famílias e até gestores públicos numa mesma turma, propiciando relações horizontais nas quais todos colaboram para o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas a cada tema, o que permite aos alunos uma participação destacada na solução dos desafios propostos, estimulando seu protagonismo.
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Protagonismo/Significado:
É um termo originário do latim, onde protos pode ser entendido como primeiro ou principal e agon, pode ser entendido como competidor ou lutador. Assim, etimologicamente, protagonista é o principal lutador, o competidor mais importante.

 

Protagonismo Juvenil esta prática é totalmente centrada no jovem, partindo do princípio de que o educando deve participar de todo o processo educativo, desde a sua elaboração até a avaliação dos conteúdos propostos.

 

Com o protagonismo juvenil, o jovem não se limita a receber as informações do professor e depois a cumprir com determinadas obrigações educativas, como a realização de provas, por exemplo. Neste método educativo, o jovem terá o protagonismo participando de todo o processo, e assim sendo incentivado a se imiscuir mais nos processos sociais e a assumir responsabilidades para com eles.
22780541_2008085482768497_496124952823340766_nNo protagonismo juvenil, o educando passa de um passivo receptor de conceitos para um ativo produtor de ideias e saberes.

 

O Instituto orienta os profissionais, em parceria com a secretaria de educação do município, a formarem um grupo de trabalho para que realizem o planejamento de ações interdisciplinares e transversais ao longo do ano letivo, ou seja, para que as práticas sejam definitivamente incorporadas ao projeto político-pedagógico da escola e do município e multiplicadas em rede.

 

Cada área temática oferece um repertório de propostas práticas de integração ao currículo escolar, apresentando a possibilidade de um aprendizado mais contextualizado e significativo para o aluno e propostas pedagógicas mais dinâmicas para o educador.

 

Assim, esse grupo de educadores formados no Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, assume o compromisso de multiplicar o conhecimento adquirido para outras escolas e municípios, formando uma rede de multiplicadores aptos a propagar a metodologia e, dessa forma, elevar a qualidade do ensino oferecido nas escolas desses municípios e de toda a região.

 

Os resultados dessas intervenções motivam a equipe escolar e gestão pública a adotar tais métodos, trazendo as práticas desenvolvidas para dentro da sala de aula e estimulando a criação de novas propostas pedagógicas eficazes a partir das diretrizes iniciais.

 

O movimento gerado pelas ações do PDE estimula a criação de novas políticas públicas que visam garantir a continuidade do trabalho em todo o município e o desenvolvimento do território.

 

Áreas temáticas transversais
areas_tematicasPara o Instituto Brasil Solidário – IBS o objetivo maior é a Educação. Para atingi-lo, existem objetivos específicos, com temas que tangenciam a educação, através de áreas temáticas transversais e multidisciplinares. Apesar de os parâmetros curriculares nacionais já preverem a inclusão dos temas transversais no currículo oficial, o Ministério da Educação não diz como implementá-los no cotidiano da prática pedagógica.

 

Pensando nisso, o IBS desenvolveu as áreas temáticas transversais, constituídas de oito segmentos, que conversam com o currículo, por meio de ações que inserem o aluno na vida prática cotidiana, proporcionando a busca por soluções que envolvam suas comunidades e os convertam em agentes de transformação e multiplicação.

 

Todas as oito áreas temáticas conversam de forma transversal e interdisciplinar com as matérias do currículo escolar: matemática, língua portuguesa, história, geografia e ciências, entre outras.
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A metodologia do Instituto Brasil Solidário – IBS, desenvolvida e aprimorada ao longo de vinte anos de ações em campo, visa garantir que o público presente nas formações sejam pessoas comprometidas com a multiplicação dos aprendizados. A formação sempre é ofertada a toda rede de ensino, para assegurar uma transformação em nível municipal, perceptível em longo prazo no incremento de índices, como o IDEB.

 

O envolvimento de toda rede faz-se necessário para que haja um alinhamento com a secretaria de educação, bem como para garantir a sustentabilidade dos programas, tendo em vista a grande rotatividade dos docentes pelas escolas municipais, dada a estruturação atual das redes de ensino no Brasil.
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Os projetos de cunho interdisciplinar incentivam a autonomia e a multiplicação das ações vivenciadas dentro do espaço escolar, estimulando educadores, alunos e comunidade. Assim, são promovidas variadas práticas pedagógicas na escola, de forma a quebrar barreiras internas e externas até que tais práticas sejam incorporadas a políticas públicas locais.

 

Nesse processo, as escolas são escolhidas como polos de formação, pois geralmente são os únicos espaços culturais disponíveis, e desta forma busca-se que o conhecimento rompa seus muros, propiciando o desenvolvimento no território.  Neste mesmo sentido as famílias também são integradas de forma a participar da vida escolar de seus filhos e a colaborar com seus conhecimentos prévios e atividades profissionais, contribuindo com a formação de um centro de propagação de desenvolvimento para o município.

 

No processo de consolidação do trabalho, o IBS fomenta os grupos de trabalho formados com a utilização das sequências didáticas, motivando toda a rede municipal e comunidade a se engajar nas oficinas que propõem frentes temáticas transversais.

 

O IBS conhece e compreende a situação das escolas e que ainda existem grandes dificuldades e desafios quanto a Educação Integral, assim apresenta projetos com articulação de ações educativas, que podem ser adaptados as condições adequadas de cada Instituição Escolar com orientações de ações/projetos aos educadores para que possam trabalhar temas e atividades, de maneira que possibilite a conscientização dos alunos e desenvolva a criticidade dos mesmos, gerando novos conceitos e valores.

 

Assim, apresentamos para todas as Secretarias e Escolas parceiras a nossa proposta de tema anual como base de desenvolvimento do calendário anual 2019 das ações e projetos do IBS.
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CALENDÁRIO ANUAL   
PDE/IBS 2019 – SUGESTÃO

Projeto/Programa – PDE/IBS

Meses

 

Concurso de Redação

 

Fevereiro, março, abril

 

Concurso Foto Escrita

 

Junho, julho, agosto

 

Concurso Áudio Escrita

 

Setembro, outubro, novembro

 

Maratona de Leitura para Professores e Alunos

1º semestre (março a junho – resultado) 2º semestre (agosto a novembro – resultado)

 

Programa 30 Minutos pela Leitura

Projeto anual – com um evento mensal – culminância (sempre na 3ª quarta-feira do mês)

 

São João Literário

Atividades acontecem entre os meses de abril a junho (culminância)

 

Projeto Escola Sustentável

Projeto anual – com atividades definidas de acordo com o currículo escolar

Projeto de Artes Teatro, Teatro de Bonecos, Música e Emplaque o Bem

Projeto anual – com atividades definidas de acordo com o currículo escolar

Projeto Saúde na Escola (Escovódromo Sustentável Escolar)

Projeto anual – com atividades diárias e com atividades definidas de acordo com o currículo escolar

Projeto Jornal Escolar

Projeto anual – uma edição mensal do jornal escolar

Projeto Rádio Escolar

Projeto anual – programação semanal

Projeto Anjos da Leitura

Projeto Anual – atividades mensais de incentivo à leitura literária.

 O calendário anual PDE/IBS é uma sugestão que pode e deve ser adaptado ao currículo de cada unidade escolar parceira.

Leide-01

“Ler as palavras que diz e as palavras que ouve, é compreender a si mesmo e aos outros. Para isso, devemos sensibilizar o jovem a perceber sua localização no mundo e sua relação com as pessoas, consigo mesmo e com todos para além das pessoas com quem interage. Isso vai fazer com que se perceba um ser único, mas de possibilidades múltiplas e, importante, um  protagonista da própria história”.

Juntos Construímos!

 

 

 

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