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Dica Pedagógica: Semana Pedagógica – Organizando as regras de convivência

Dentro desta série de postagens, não poderíamos deixar de falar sobre uma pauta tão importante: a organização das nossas regras de convivência, de organização e de atitudes.
Leide- 013Regras de convivência
A escola que pretende formar o aluno para a vida tem como uma de suas principais funções muni-lo das ferramentas e características necessárias à
sua vivência construtiva em sociedade e a uma participação colaborativa e contributiva para o meio que o cerca. Em outras palavras, promover a socialização.
Leide- 011Essa vivência social construtiva só é possível mediante o cumprimento de regras de convivência, de organização e de atitudes e, por isso, toda sociedade tem leis e códigos que regulam a interação entre as pessoas, estabelecendo direitos e deveres.
Se é função da escola promover a socialização, é necessário, então, preparar o aluno para respeitar seus pares, cumprir seus deveres e trabalhar pelo bem de todos – em suma, cumprir as regras.
Percebe-se, portanto, que a definição das regras na escola é uma questão muito mais profunda que a simples organização do cotidiano escolar – é uma questão de formação pessoal.
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Como a primeira semana de aulas é um período propício ao estabelecimento de regras, alguns princípios importantes precisam ser ressaltados.
Existem duas formas distintas de estabelecer regras: a imposição e a construção. A última, baseada na conscientização, costuma apresentar resultados mais eficazes, principalmente do ponto de vista educacional. Longe de ser um pressuposto construtivista, o envolvimento do aluno na elaboração de regras é um princípio da educação integral.
22789164_2132219133458640_5215730378951838945_nRegras de organização
Este é o momento para o estabelecimento da organização e apresentação do calendário escolar e dos projetos que serão realizados.
O trabalho prévio da equipe escolar já foi realizado durante as atividades da Semana Pedagógica, mas, o envolvimento dos alunos nestas atividades de organização e elaboração das regras e calendários das ações é fundamental para o cumprimento do que foi estabelecido por todos.
Carlito - Biblioteca -08O Instituto Brasil Solidário – IBS, ao longo de todos estes anos, desenvolve junto com as escolas parceiras projetos e ações que contribuem grandemente com o pleno desenvolvimento dos alunos, através do envolvimento dos mesmos nas ações, atuando como protagonistas e agentes transformadores de suas comunidades.
Leide-010Regras de atitudes
Respeito, tolerância, cooperação, responsabilidade, sinceridade, senso de justiça, cidadania, zelo: ser o exemplo!
Essas atitudes, quando praticadas diariamente em todos os momentos, desde uma simples mudança de atitude como receber os alunos em nossas salas e não como conhecemos uma prática de muitas escolas, onde toca o sinal, alunos entram correndo na escola e os professores sentados na sala do professor e ao entrar na sala, quanto tempo de nossa aula é necessário para começarmos nossas atividades?
Aqui não fazemos nenhuma crítica e sim, um convite a mudanças de atitude: esperar os alunos em sala, com um belo texto ou livro para o primeiro momento de leitura e que tudo se inicie sem nenhum transtorno inicial, causado por aquela agitação, que causa os tantos discursos do tipo “não consegui dar aula hoje, minha turma não para, eles não prestam atenção em nada!”.
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Possibilidades reais: somos aquilo que praticamos diariamente, não aquilo que falamos!
Acreditamos na importância do planejamento e da avaliação como ferramentas essenciais e facilitadoras para o pleno desenvolvimento dos projetos e ações das escolas.
Lembramos sempre que nenhuma das sugestões do IBS acontecem de forma isolada do andamento letivo da escola e que todas essas sugestões podem e devem ser adaptadas à realidade de cada escola do nosso país.
Zenaide-SP-Blog-2016-91Juntos construímos este trabalho que não é de duas ou quatro mãos: são muitas as mãos que sonham e constroem juntas essa transformação!

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