«

»

Projeto 30 Minutos pela Leitura – IBS: Calendário 2019

30 Minutos foto de capa

Projeto 30 minutos pela Leitura – IBS

Com a alegria e a percepção certeira de que, cada vez mais, o IBS montava lindas bibliotecas e espaços de leitura, nas escolas e cidades, recheadas de materiais, como: tecidos, instrumentos musicais e criativas ferramentas de contação de histórias, para o bom uso do acervo, no ano de 2012, nasceu a semente para mais este trabalho de incentivo e fomento à leitura, o Projeto 30 Minutos pela Leitura – IBS.

A ideia e desafio eram simples: fazer com que cada biblioteca escolar montada pela equipe do IBS ganhasse vida, com ações que permitissem que os livros “saíssem da sala de leitura ou biblioteca, com alegria e colaboração”, percorrendo, regularmente, não só os espaços escolares, mas a própria comunidade, para momentos espontâneos e programados de leitura, com toda a comunidade escolar e entorno – professores, alunos, merendeiras, porteiros e pais! – tendo, ainda, uma culminância mensal devidamente organizada.

O projeto “30 Minutos pela Leitura” – IBS tem como objetivo principal criar um contexto escolar favorável e rotineiro para a construção de práticas de leitura, por meio das quais é possível aprender e compartilhar procedimentos e comportamentos leitores. Ao criar um espaço na rotina, para que os professores possam discutir e selecionar (do acervo) as obras que desejam trabalhar com seus alunos, pode ser duplamente formativo, ajudando educadores, alunos e toda comunidade escolar a formarem-se como leitores de literatura.

Metodologia

Uma vez por mês desenvolvemos junto às escolas parceiras um evento coletivo do Projeto 30 Minutos pela Leitura- IBS;

Todas as escolas parceiras do Instituto Brasil Solidário – IBS – desenvolverão as atividades de leitura, sempre no mesmo horário e dia, de forma coletiva;

Os professores e o gestor da biblioteca ficarão responsáveis em auxiliar e organizar o momento de leitura, junto com a coordenação pedagógica da escola durante os dias de planejamento; assim tudo já estará devidamente organizado para o dia do evento;

Podem ser realizadas atividades como leitura silenciosa, árvore literária, contação de histórias, teatro de bonecos e de sombras, baú da leitura, varal de poesias, cordel, textos informativos e tantas outras atividades que já realizamos com sucesso nas escolas.

Oferecer a oportunidade de realizar leituras curtas e dinâmicas, como revistas e jornais, num espaço aconchegante, especialmente destinado para a prática.

Calendário anual do Programa:

As atividades deverão acontecer sempre na 3ª quarta-feira do mês.

Acompanhem o calendário das ações do Programa 30 Minutos pela Leitura para o ano letivo de 2018:

Calendario 30 minutos

ORIENTAÇÃO ÀS ESCOLAS E MUNICÍPIOS – SUGESTÃO:

Escolas:

  •  Realizar atividades e participar do evento mensal do Programa 30 Minutos pela Leitura;
  • Produzir e enviar relatório mensal referente as atividades realizadas neste período;
  • Publicar no Blog IBS as atividades realizadas durante o evento.

 

IBS:

  •  Enviar o Calendário 2019 do Projeto 30 Minutos pela Leitura – IBS para as escolas parceiras;
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades através de relatórios que as Escolas devem encaminhar ao IBS mensalmente;

21032800_1414465321994769_1934652595593067604_n-225x300

“A Biblioteca é um lugar de descobertas, de diversão, de entretenimento, enfim, um local para se passar momentos agradáveis e descobrir novas possibilidades, conhecer novos roteiros, outros caminhos, outros saberes. Estimular a leitura e induzir pessoas a lerem cada vez mais é benéfico para o ser humano e para a sociedade, afinal, como disse o escritor Monteiro Lobato, ‘um país se faz com homens e livros”.

Poster-30-minutos_IBS-banner

Convidamos todos vocês a postarem todas as atividades realizadas no Blog IBS: www.brasilsolidario.org.br/blog e nas demais redes sociais. Dessa forma poderemos realizar o acompanhamento das atividades desenvolvidas e o intercâmbio das ações entre as escolas participantes do programa.

Lembrando sempre que esse é o nosso principal objetivo, oferecer oportunidade para que todos possam aprender uns com os outros e multiplicar as boas ideias e ações realizadas em suas escolas.

 Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 3 = seis