«

»

Dica Pedagógica IBS: Semana Pedagógica 2019 – O que não pode faltar

De fato, o ano letivo começa quando inicia a Semana Pedagógica dentro da Escola.
Conduzir os encontros de formação de professores é uma das atividades que mais aparecem na rotina do coordenador pedagógico. Mas como garantir que eles de fato contribuam para melhorar a prática da equipe?

Zenaide-SP-Blog-2016-37

O segredo para fazer reuniões cada vez mais eficientes é planejá-las com cuidado, prevendo todos os momentos – inclusive os de intervenção dos participantes. E a melhor maneira de fazer isso é elaborando uma boa pauta, que nada mais é do que um roteiro no qual devem constar os objetivos, os conteúdos que serão tratados, as estratégias propostas e os materiais necessários.

Nilma -02É de suma importância que toda escola realize a “Semana Pedagógica”.
Este, particularmente é um momento marcante na vida da comunidade escolar. Espera-se anotar, analisar, refletir, discutir e avaliar tudo o que aconteceu de positivo ou negativo no ambiente escolar no ano anterior. A proposta é criar um ambiente agradável dentro do espaço escolar onde todos possam se reunir afim de planejar e organizar as ações e projetos a serem desenvolvidos no ano que se segue.
“Uma boa semana pedagógica dependerá de uma “Boa Organização” acerca de tudo o que será feito e discutido”.

Zenaide-SP-Blog-2016-40Organização do espaço – Boas Vindas!
Semana Pedagógica: um momento essencial para organização e planejamento deste novo ano letivo. E torna-se necessário o planejamento deste momento de acolher os novos funcionários e professores que chegam para completar nossa equipe.
Organize todo material que será necessário e forme as equipes de trabalho antecipadamente. Não esqueça nunca de organizar os materiais eletrônicos e de informática, realize todos os testes com cabos e botões: é sempre muito desconfortante quando deixamos isso para a primeira manhã das nossas atividades, o que termina acarretando aquelas correrias desnecessárias.

Zenaide-SP-Blog-2016-42Calcule quantos grupos de trabalho serão formados durante os encontros e combine com o pessoal da limpeza para que as salas e os espaços estejam limpos e organizados. Exponha as produções de alunos e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado pelos alunos.

Todos somos educadores: a importância do trabalho coletivo.

Todos somos educadores: a importância do trabalho coletivo.

Vamos acolher com o: Corredor Literário
O Corredor Literário vai muito além de uma ambientação: ele é um acolhimento, uma exposição das ideias, possibilidades do sucesso das ações realizadas. Ele é um desfile e um convite às diversas possibilidades de trabalho de formação do leitor literário. E claro, é essencial este conviver com leitores e compartilhar de suas práticas.

Acolher, organizando um corredor literário.

Acolher, organizando um corredor literário.

O Corredor Literário realizado como uma das atividades da Semana Pedagógica é fundamental como uma ferramenta didática preparando o professor para que ele possa exercer esse papel, lendo previamente os livros, textos e o material literário cuja leitura compartilhará com os alunos, pensando e planejando antecipadamente quais comentários e relações ele poderá socializar, planejando como apresentará os livros ou textos e que boas questões poderão animar e incentivar uma conversa coletiva sobre a leitura e o posterior e importante empréstimos dos livros.

Zenaide-SP-blog-2016-18

O professor é o leitor que apresenta os gêneros literários aos alunos, os novos autores, os livros mais extensos etc.

Zenaide-SP-Blog-2016-31“O papel do professor como um leitor experiente, que compartilha sua prática com os alunos, é essencial e nunca deixará de ser importante!”

Você já recepcionou a todos com um BELO corredor literário?

A importância do acolhimento
Falamos aqui do acolhimento. O ato de educar não está separado do ato de cuidar, de acolher.
Ao acolher a equipe em seus primeiros momentos na escola ou a cada nova etapa escolar, precisamos fazer com que se sintam cuidados, confortáveis e, acima de tudo, seguros.
A Semana Pedagógica, quando bem planejada, desenvolve atividades que proporciona a integração de toda equipe escolar!

Acolher: juntos plantar, juntos cuidar!

Acolher: juntos plantar, juntos cuidar!

Muitas são as possibilidades reais: Juntos Construímos!

Muitas são as possibilidades reais: Juntos Construímos!

A forma como cada escola planeja este acolhimento demonstra qual a concepção de educação, de professor, de funcionário e de aluno direciona sua prática. Para a adaptação ao novo ano novas atividades são necessárias; porém não precisam acontecer de forma passiva e as atividades de acolhimento são as que garantirão a qualidade dessa adaptação desde a chegada até o primeiro dia de aula.

Previsão de alimentação
Como receber a equipe? Com um café da manhã de boas-vindas? Então é preciso contar com a presença das merendeiras no local e preparar um espaço para essa recepção. Se a equipe vai se reunir por alguns dias, planeje os momentos em que ocorrerão as pausas e o almoço e o que será servido. Organize o cardápio e faça as compras necessárias.

Um conselho, que muitos anos de experiência e prática trouxeram para todos nós: não perca tempo com dinâmicas de grupo e leituras de textos motivacionais, práticas que não levam à melhoria da aprendizagem. 

A maneira mais eficaz de estimular a equipe é garantir um bom ambiente de trabalho e compartilhar metas.

Atividade do Corredor Literário realizada com a participação dos alunos.

Atividade do Corredor Literário realizada com a participação dos alunos.

Ao realizar o Corredor Literário durante as atividades da Semana Pedagógica, a escola consegue acolher, incentivar e convidar toda equipe para as ações de Incentivo à Leitura Literária!
Algumas sugestões de atividades desenvolvidas:

Organizando as salas para as atividades da oficina de incentivo à leitura! Você consegue resistir a este convite?

Organizando as salas para as atividades da oficina de incentivo à leitura! Você consegue resistir a este convite?

Todos os espaços da escola são um convite! Vamos ler?

Todos os espaços da escola são um convite! Vamos ler?

Em cada sala, um novo espaço é organizado e assim vamos apresentando nossas ações e projetos.

Em cada sala, um novo espaço é organizado e assim vamos apresentando nossas ações e projetos.

Este corredor é mais que um convite literário.

Este corredor é mais que um convite literário.

Organizando a biblioteca: dela não podemos esquecer!

Organizando a biblioteca: dela não podemos esquecer!

Muito importante: exposição das atividades realizadas com os alunos.

Muito importante: exposição das atividades realizadas com os alunos.

Atividade "Mar de Histórias": vamos mergulhar juntos!

Atividade “Mar de Histórias”: vamos mergulhar juntos!

E já que falamos sobre a importância da organização para os momentos das refeições coletivas, que tal nos deliciarmos neste lindo ambiente? Um Restaurante Literário no espaço onde serão servidas as refeições ou um café de boas-vindas!

Restaurante Literário: mais que um alimento para alma!

Restaurante Literário: mais que um alimento para alma!

E claro vamos avaliar!
Avaliação da parceria e projetos institucionais desenvolvidos em parceria com o Instituto Brasil Solidário – IBS
A equipe deve avaliar e planejar os projetos institucionais desenvolvidos em parceria com o IBS.
O IBS trabalha com seis áreas transversais desenvolvendo atividades interdisciplinares e temas escolhidos que enriquecem o currículo, mobilizam a comunidade e são coerentes com o PPP.
As atividades e ações são desenvolvidas através das sequências didáticas e dos projetos levados nas formações presenciais, sempre com o objetivo de proporcionar ações que contribuem com o desenvolvimento pleno dos alunos dentro dos objetivos propostos pela equipe escolar e acompanhando as metas e os descritores nacionais.
Todas as sequências didáticas – sistematizadas, entregues às escolas durante nossas visitas presenciais e disponíveis aos educadores ou disponíveis para download no site do IBS – devem ser adaptadas de acordo com cada escola e ações que serão desenvolvidas.

Este material é um tesouro capaz de auxiliar a equipe escolar em todas as ações e projetos.

Este material é um tesouro capaz de auxiliar a equipe escolar em todas as ações e projetos.

Lembrem-se:
As ações do IBS não devem ser desenvolvidas de forma isolada das demais ações da escola.  Trabalhamos com ações interdisciplinares que são integradas ao currículo e calendário escolar.
Gostou da nossa dica? Compartilhe conosco como você organizou a “Semana Pedagógica” na sua Escola.

Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 6 = dez