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Dica Pedagógica IBS: Iniciando o ano letivo 2019 – momento de acolher e planejar

A importância da semana pedagógica e a preparação para o ano letivo
A Semana Pedagógica é um evento de grande importância no contexto escolar. Nessa oportunidade, a equipe da direção e o corpo docente da escola trabalham lado a lado nas atividades de planejamento do ano letivo que se inicia.

Nilma -02Nesse momento, é preciso se atentar às formas mais democráticas de interação entre esses profissionais, com o objetivo de obter sucesso em mais uma empreitada educacional.
Pensando nisso, nesta dica pedagógica, indicamos a gestão escolar, algumas coordenadas fundamentais para o sucesso da Semana Pedagógica em sua escola.
Mas, o que é a Semana Pedagógica? Porque ela é importante? Por que a Escola DEVE realizá-la?
Objetivamente falando, a Semana Pedagógica é um momento de analisar o que deu e o que não deu certo, ajustar e corrigir o rumo do que deu errado, planejar novas ações para fazer mais do certo e menos do errado, implementar as ações, ou popularmente falando: arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Leide-05Lembre-se a Semana Pedagógica começa no início do ano letivo, porém só termina quando o ano letivo se encerra. Encare da seguinte forma, o PPP é a bússola que norteará todo o trabalho desenvolvido no ano, e a Semana Pedagógica fornece o grande “itinerário”, dessa jornada.
Por esta razão é de extrema importância logo no início do ano mostrar a toda a Equipe, o resultado, em números, do trabalho que eles estão desempenhando na Escola. Só assim ficará claro que se os resultados apresentados ainda não estão satisfatórios, significa que a Equipe terá que fazer melhor neste novo ano, ou seja, fazer diferente do que estão fazendo até então, e para isso será necessário implantar novas ações, dar importância a capacitação que deve ser constante e  fazer parte da  rotina da Escola.

Leide-49Outro objetivo das atividades desenvolvidas durante a Semana Pedagógica é receber os novos professores, integrando-os e deixando-os à par da cultura da escola. Nessa ocasião, a equipe pedagógica orienta esses profissionais acerca das especificidades das turmas com as quais eles trabalharão.
A semana deve ser previamente planejada, seguir um cronograma predeterminado e, principalmente, seus resultados precisam ser mensurados ao longo do ano letivo.

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Aqui compartilharemos com vocês algumas experiências, apresentado a seguir sugestões para ajudar no planejamento da semana pedagógica de sua escola. Dependendo do tamanho da sua equipe docente e da escola, faça as adequações necessárias. E um excelente planejamento das ações!

O ano vai começar: primeiras providências!

Reúna a equipe gestora alguns dias antes para preparar a semana. Algumas ações devem ser realizadas no sentido de organizar as atividades:

Calendário Escolar – Organização do tempo escolar

O calendário escolar é de extrema importância, pois ele é um elemento constitutivo da organização do currículo escolar. Com base na programação oficial da Secretaria Municipal de Educação (em que constam feriados, recessos e eventos de rede), planeje o calendário da escola.

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É ele que mostra a quantidade de horas que o professor de cada turma ou matéria terá para usar em sala de aula, com avaliações, cursos, feriados, férias, períodos do ano em que se dividem os dias letivos, atividades como campeonatos Inter classe, São João Literário, Soletrando, Maratonas de Leitura, Concurso de Redação, Foto e Escrita, 30 Minutos pela Leitura, entre outras dentre as ações e frentes propostas pelo Instituto Brasil Solidário, sem nunca esquecer o calendário de reuniões do Conselho de Classe.

Eleja, no começo do ano e no planejamento escolar, datas para a Feira de Ciências e de Livros, confraternizações e festas ou qualquer outro evento que a escola costume realizar. Peça ao coordenador para sugerir dias e horários para o trabalho pedagógico coletivo (geral, por área e por série). Planejem tudo o que imaginarem desde já!

Essa organização do tempo escolar de cada escola deve levar em consideração a realidade, a região e a estrutura de cada instituição e dos alunos. Por exemplo, em regiões onde a maioria da população, o que engloba os alunos, trabalha na área rural, o calendário escolar deve levar em conta as épocas de safra e entressafra, na grande região do Rio Amazonas e seus afluentes o calendário escolar é organizado de acordo com a época de cheia dos rios. O mesmo vale para locais de veraneio, aonde muitas famílias vivem de renda extra nos períodos de féria, e que nem sempre coincidem 100% com as férias escolares.

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Consolidação dos dados da escola 

Preocupados em como superar as formas conservadoras de gestão escolar, acreditamos e trabalhamos em políticas públicas que propõem alternativas criativas e participativas no desenvolvimento dos processos de formação da cidadania crítica do aluno. Logo, faz-se necessário promover um esforço da equipe gestora e docente em estimular instâncias e prática de participação coletiva possibilitando o conhecimento, avaliando e intervindo na vida da escola, influindo na democratização da equipe gestora e na melhoria da qualidade do ensino.

Lembrando sempre que, da portaria da escola à cozinha, todos os profissionais são educadores e precisam sentir e exercer esta função!

Assim, todos os segmentos (direção, coordenação, professores, alunos, funcionários e comunidade) da escola precisam compreender melhor o funcionamento da mesma, conhecer com mais profundidade os que nela estudam e trabalham, intensificando o dialogo entre professor/aluno, professor/gestor, professor/funcionário.

A participação significa engajar-se numa atividade já existente com sua própria estrutura e finalidade, ocorrendo, assim, a participação como meio de conquista da autonomia da escola, dos professores, dos alunos, constituindo-se como prática formativa.

E como começar a efetivar as ações desta nova prática formativa?

Para este momento de planejamento coletivo da equipe escolar faça uma tabela com os principais dados da escola – como número de matrículas iniciais e finais e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série, os resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos.

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Este material é essencial para as atividades de avaliação e definição das metas para o ano que se inicia. Realizando o planejamento coletivamente conseguimos o compromisso e envolvimento de todos com as ações e projetos definidos, proporcionando uma avaliação coletiva e constante.

Parcerias e projetos desenvolvidos com o Instituto Brasil solidário – IBS

O Instituto Brasil Solidário – IBS tem como alvo do trabalho a Escola que, vista como o coração da comunidade e um verdadeiro centro de convivência, é capaz de dar capilaridade aos conhecimentos e benefícios adquiridos, estendendo à mudanças na esfera política e na mobilização plena por meio da rede de educadores e multiplicadores.

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O IBS acredita que uma educação transversal e multidisciplinar estimula o aprendizado, aumenta a integração dos alunos com a sociedade e valoriza a condição humana. Professores, alunos, membros da comunidade e gestores públicos foram capacitados em nossas etapas presenciais (em cidades que receberam formação do Programa do Desenvolvimento da Educação – PDE) para dar sequência e continuidade às ações e projetos. Projetos e ações didáticas que são planejadas de acordo com o currículo escolar e que podem ser adequadas ao PPP e à realidade de cada região e escola.

Assim, neste momento de reencontro e acolhimento aos novos membros, a equipe gestora precisa organizar todo o material que o IBS disponibilizou, sistematizou e doou ao longo de todas as etapas presenciais para as SME e escolas – como DVD com palestras e apostilas e conteúdo das sequências didáticas – sendo este um material fundamental para o trabalho de planejamento e formação realizado pelo coordenador sobre as parcerias e projetos desenvolvidos para apresentar ao grupo e realizar as adequações necessárias, todas integradas à proposta pedagógica do ano escolar.

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O planejamento anual é fundamental

Mais um ano letivo começa e logo se apresenta um grande desafio: o planejamento anual. Garantir que esse momento e os materiais disponíveis possibilitem trocas entre especialistas, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e representantes da comunidade escolar é fundamental para que as ações previstas para o ano sejam implantadas com qualidade.

O planejamento é uma das ações da semana pedagógica que acontece entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Ele pode se estender por um período de três dias a uma semana. Todos, nesse momento, ficam concentrados em antever ações que ao longo do ano letivo vão contribuir para o desenvolvimento educacional dos estudantes. A ideia é trocar informações com os pares com o objetivo de preparar uma boa recepção para os alunos.

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Mas o que dever ser feito para que esse rico processo não resulte apenas em intenções, bem parecidas com promessas para o ano novo? 

O planejamento é um processo vivo de compromissos e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos.

Por isso, nesse processo é importante garantir que sejam seguidas três etapas: elaboração, execução e avaliação.

Na primeira, é necessário que o grupo explicite os ideais que norteiam suas ações. Qual realidade sonhamos vivenciar? Que tipo de pessoas formamos? Que educação queremos para crianças e jovens? Conhecendo o desejado, é hora de analisar a realidade existente.

Em segundo, para que o planejamento seja realmente um instrumento de trabalho, é preciso colocá-lo em prática, ou seja, agir de acordo com o que foi imaginado.

E em terceiro, só será possível perceber se o quadro encontrado no início do ano está sendo transformado na direção da realidade desejada se houver algum tipo de acompanhamento das ações.

Muito importante:

Para que o trabalho do ano todo seja integrado, é essencial acolher os novos professores, dando-lhes oportunidades de também contribuir com a elaboração do plano de ações.

É o momento também de compartilhar com a equipe os novos materiais adquiridos pela escola (mapas, livros, jogos) e se reorganizar de acordo com as mudanças ocorridas na estrutura física, como a construção de um laboratório de informática, uma biblioteca, da rádio ou de outros espaços. A definição das regras para a utilização de um novo espaço também deve ser resolvida coletivamente.

Outra tarefa prevista no planejamento é a montagem das classes, que não devem segregar “fortes” e “fracos”. A diversidade possibilita melhores resultados em rendimento e em convivência.

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Agora, monte um cronograma da semana pedagógica baseado na quantidade de dias que a escola dispõe para o encontro.

Zenaide-SP-Blog-2016-38Zenaide-SP-Blog-2016-39 Equipe reunida, é hora de organizar, definir e planejar os projetos institucionais que vão envolver o trabalho de professores de diferentes áreas do conhecimento, lembrando que as ações e projetos do IBS são interdisciplinares e proporcionam à escola o envolvimento dos componentes curriculares com as áreas de Educomunicação, Educação Ambiental, Incentivo à Leitura, Saúde, Arte e Cultura, essenciais para a interação e multiplicação.

“Quando se tem objetivo, é preciso planejamento. Havendo planejamento, é necessário analisar o conjunto de todas estas coisas que só serão possíveis com ações progressivas e ainda muita luta, determinação e pura ousadia.”

Sendo assim, a Semana Pedagógica de 2019 caracteriza um momento coletivo de formação aos profissionais da Educação, destacando-se a importância da participação efetiva de todos para a melhor organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no ano que inicia.
Esperamos que você tenha gostado dessa dica e reflexões sobre a elaboração das atividades da Semana Pedagógica. Para ter acesso a mais conteúdos informativos como este não deixe de visitar o Blog IBS! Assim você fica sabendo em primeira mão, de nossas próximas dicas, projetos e ações!

Juntos Construímos!

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