«

»

Minha História – IBS: Mailson Chaves, de Tamboril/CE

Mailson Chaves, de Tamboril/CE, seguiu carreira de radialista após participar das Oficinas de Rádio Escolar do IBS
“O radialista e também professor Mailson Chaves, hoje com 27 anos, participou das oficinas de Educomunicação do IBS em 2010 e logo no ano seguinte estava trabalhando numa rádio comunitária da região”
Mailson-01Um estudante do 9º ano, com habilidades que ainda não tinha descoberto e nem imaginava que poderia se tornar sua profissão! Com 15 anos de idade e prestes a entrar na fase decisiva do ensino médio, Mailson Chaves, ficou sabendo das ações sociais do Instituto Brasil Solidário e sentiu motivação imediata de participar das atividades que estavam sendo anunciadas na escola com inscrições tanto para os alunos quanto para os educadores.
O ano era 2010, e o Instituto seguia para o município de Tamboril/CE para começar mais uma jornada de formações e oficinas práticas do PDE. A Escola Santo Antônio, onde Mailson estudava, estava localizada na comunidade de Açudinho, uma região que fica a quase 1000 metros de altitude com relação ao nível do mar e uma grande serra em toda a sua volta.
Com uma recepção calorosa dos educadores e muita vontade de aprendizado de toda a comunidade escolar, o Instituto chegou junto com as formações, levando equipamentos novinhos para a implementação da Rádio Escolar, além de outras doações como o mobiliário para a montagem da biblioteca e mais de 1000 livros para o acervo da escola.
“Quando o IBS chegou, toda a escola ficou empolgada, eu participei de outras atividades como as ações de leitura e a Xilogravura, mas ao conhecer o espaço da Rádio eu vi que essa era a minha área, foi uma paixão logo de cara, percebi que era uma atividade que poderia servir para o meu futuro, pois além da possibilidade profissional, era algo que eu me identificava”, ressaltou.
No mesmo ano, Mailson se tornou responsável pelas atividades da rádio escolar, fazendo desde a parte de locução, até os cuidados técnicos com o equipamento e o desenvolvimento de vinhetas para os informativos da escola. A habilidade, logo chamou a atenção de profissionais da região, que rendeu um convite para o recém radialista trabalhar em uma rádio comunitária no município vizinho, em Monsenhor Tabosa/CE.
Mailson-02A oportunidade abriu portas não só na carreira pessoal e profissional de Mailson, como inspirou e aproximou o radialista da função também de educador na escola onde concluiu os estudos. Entendendo a importância de abrir pontes de aprendizado para ajudar os alunos a encontrarem todo o seu potencial através da educação, Mailson contou novamente com a ajuda do IBS para ampliar o trabalho da rádio na escola, que ganhou novos equipamentos em 2013 e conseguiu expandir as ações também para a comunidade do entorno.
Segundo o educador, ele já consegue perceber em seus alunos vários talentos que estão desabrochando graças as várias ações multiplicadas pelos educadores que participaram das formações do Instituto.
“A Escola Santo Antônio continua dando continuidade a várias oficinas do IBS, entre elas, as atividades de leitura na biblioteca, os projetos como o 30 minutos pela leitura, a maratona de leitura seguem sendo trabalhados com os alunos, além da área de educação ambiental, e claro, nossa rádio que consegue trabalhar com todas as disciplinas da escola”, pontua.
O desempenho e dedicação dos gestores escolares e educadores da Escola Santo Antônio, tem permitido que as ações cheguem com impacto em toda a comunidade. A escola é uma referência na região e foi reconhecida como Escola Nota 10! O IBS só tem a agradecer por acompanhar o empenho dos professores que estão passando esse conhecimento a cada geração, e permitindo que outros Mailsons sejam formados e possam ser inspiração para novos talentos dentro da escola.
Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 + nove =