«

»

Educação Financeira: nova etapa de formação para nivelamento em Beberibe/CE

Apresentação sobre o Projeto de Educação Financeira na Escola Desembargador Pedro de Queiros em Beberibe/CE, seguido de partidas guiadas com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, além de orientação de uso das sequências didáticas e outras possíveis aplicações dos jogos.

EFB-01

Envolvendo coordenadores, diretores, professores das mais variadas disciplinas das Escolas:EMEF Desembargador Pedro de Queiroz, EMEF Iranise Bessa, EMEF Germano José do Nascimento, EM Adélia Barros Colaço, a nova etapa de entrega dos jogos de educação financeira, se tornou um grande intercâmbio de saberes, tendo como protagonistas a criatividade, empenho e motivação dos próprios educadores que se envolveram no projeto piloto promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, com apoio do Instituto Brasil Solidário – IBS.

EFB-03Nessa nova etapa de formações, que já passou por Cascavel e Pindoretama, e agora acontece em Beberibe, o IBS pôde acompanhar o reflexo de um trabalho feito em conjunto, partindo da vontade e dedicação de todos os envolvidos, principalmente os professores que conseguiram não só agregar o conteúdo dos jogos em sua disciplina, mas motivar as turmas a fazerem pesquisa de campo, relacionarem as ações de economia e empreendedorismo junto com a família e ainda trazer a comunidade para mais perto da escola com um dia dedicado a formação e as atividades práticas “jogando com os professores e alunos protagonistas do projeto”.

EFB-09

EFB-11

Nessa última etapa de distribuição dos jogos nos três municípios: Pindoretama,  Cascavel e Beberibe, os educadores estão participando das formações para o nivelamento de informações, possibilitando que todas as escolas tenham o mesmo material e orientação da sequência didática dos jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”.

Aconteceram ainda partidas guiadas com os “Jogos Piquenique e Bons Negócios”, com a participação dos professores e alunos além de orientação de uso das sequências didáticas e outras possíveis aplicações dos jogos.

EFB-08

EFB-04

EFB-05

EFB-06

Ao final do processo, serão mais de 2 mil jogos distribuídos em mais de 90 escolas da região. O impacto do projeto prevê o envolvimento de cerca de 20 mil alunos, que dentro dessa proposta lúdica, interativa e cheia de possibilidades de aprendizado, possam ter a oportunidade de potencializar habilidades importantes para a vida financeira, como planejar, julgar, decidir, poupar, escolher, sentir segurança na tomada de decisões e identificar as oportunidades de empreendedorismo.

EFB-07

O projeto piloto, inédito e realizado nas três cidades do Estado do Ceará, também integra um processo completo de avaliação externa, que busca mostrar os resultados em aprendizagens relacionadas à educação financeira e trará indicadores de forma comparativa entre os grupos que passaram pelo método de aplicação realizado pelo Instituto Brasil Solidário -IBS.

Para encerrar a atividade de formação realizamos também uma rodada de bate papo e neste momento foi possível perceber que alguns professores tinham uma visão diferente em relação as atividades de aplicação com os jogos “Piquenique e Bons Negócios”, associando estas atividades apenas a disciplina de matemática, mas após os depoimentos espontâneos dos professores ficou clara a compreensão que os jogos de “Educação Financeira” não estão direcionados apenas às atividades desta disciplina e que através do planejamento e pesquisa os jogos vão contribuir muito com o ensino aprendizagem, quando os alunos aprendem brincando, de forma lúdica.

EFB-12

Segue depoimento da Professora Waldênia Remígio:

“Gostaria de agradecer a formação vivenciada na terça-feira, 26/06, Na Escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe/CE. Aprendizado e diversão são palavras que descrevem o momento, muito bem direcionado pelas formadoras. Como já foi falado na ocasião, a ideia que tínhamos dos jogos PIQUENIQUE e BONS NEGÓCIOS é a de que seriam exclusivamente matemáticos… Ao final, compreendemos que engloba todas a s disciplinas e que é importante ferramenta para nosso cotidiano escolar. Já ansiosa para aplicar com os alunos no retorno das férias. Tenho certeza que vão apreciar bastante!”

Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 × um =