«

»

O sucesso do Programa 30 Minutos pela Leitura nas Escolas de Cascavel/CE

Logo-30-minutos-300x191

Várias escolas no município de Cascavel/CE realizam as ações do Programa 30 Minutos pela Leitura – IBS.

São realizadas diversas atividades de incentivo à leitura literária como: leitura silenciosa, árvore literária, contação de histórias, teatro com bonecos de vara e de sombra, estante móvel com os livros, varal de poesias, cordel, textos informativos, dentre outras.

As escolas organizam espaços aconchegantes onde acontecem as atividades literárias toda equipe escolar é privilegiada e o dia do evento mensal do Programa 30 Minutos pela Leitura é especialmente atrativo… um dia muito feliz, cheio de muitas aprendizagens.

Acompanhe o relato de algumas escolas da rede municipal de ensino:

Escola Manuel Bernardino Santiago 

0 evento mensal do Programa 30 minutos pela leitura na Escola Manuel Bernardino Santiago, aconteceu nas turmas do 1º ao 9º ano, onde os alunos do fundamental I realizaram uma Contação de história com o gênero fábula.

Em círculo os alunos organizaram-se e foi escolhido um aluno para contar a história. Ao terminar a mesma, os educandos foram instigados a responder indagações sobre a história contada. Essa tarefa foi realizada pelas professoras Maria Elizabeth e Conceição Pedro.

Os alunos do fundamental II também participaram no pátio da escola na roda de leitura, com os gêneros: poema, piada, paródia e crônica. Momento divertido interação geral das turmas, leitura agradável e participava e assim aconteceu   os 30 minutos pela leitura nos anos finais com a professora Aurineide.

30 minutos Cascavel

Escola de Ensino Fundamental José coelho de Carvalho 

Os trinta minutos pela leitura na Escola José coelho de Carvalho, foi realizado uma exposição de livros com diversos gêneros textuais, onde todos se reuniram no pátio da escola motivados pela diversidade de livros.

Na ocasião houve leitura com mediação nos anos iniciais, onde os alunos do 3º ano realizaram uma pequena contação de história para os demais alunos ali presentes. Todos se envolveram no momento, desfrutando da leitura através de livros que estavam ao alcance dos mesmos, alguns formaram grupos, outros fizeram roda de leitura com seus colegas. 

Cascavel -04

Realizamos também uma concentração no pátio da escola com uma trilha de livros onde os alunos escolhiam o livro o qual desejariam ler, na ocasião tivemos uma linda apresentação feita pelos alunos do 5º ano, onde os alunos se caracterizaram como os personagens da história e dissertaram um poema produzido por eles, momento de descontração e aprendizado por meio da leitura.

Cascavel -07

Escola de Ensino Fundamental Choró Vaquejador 

Foram trabalhadas as ações do Programa 30 minutos pela leitura nas aulas do PLEDAC. Desenvolvendo a leitura, a interpretação, a oralidade e a escrita com o livro Em busca de mim na turma do 8º ano B.
É importante ressaltar o quanto é proveitoso trabalhar a leitura de paradidáticos, pois, aprimora o conhecimento, fazendo com que o aluno tenha estímulo no desenvolvimento da leitura e escrita.

Cascavel -05

Escola de Ensino Fundamental da COHAB 

Foram realizadas atividades envolvendo a leitura, a oralidade e a escrita, cantando e declamando em homenagem as mães nas turmas 6º e 7º anos, nas ações do Programa 30 minutos pela leitura nas aulas do PLEDAC.
É importante ressaltar o quanto é proveitoso trabalhar a leitura de paradidáticos, pois, aprimora o conhecimento, fazendo com que o aluno tenha estímulo no desenvolvimento da leitura e escrita.

Cascavel -09

EEF Antônio Batista da Silva 

Adquirir a capacidade de ler significa sobre tudo a condição de compreender um mundo que vai se mostrando cada vez maior e mais surpreendente. É nesse pensamento que dia 18 de abril paramos 30 minutos pela leitura, pois sabemos que através dela podemos viajar no mundo da imaginação.
Neste dia preparamos a escola distribuindo livros no pátio para todos os alunos, onde cada turma tinha seu espaço reservado para a realização da leitura dos livros propostos pelos professores, em seguida tivemos as apresentações de Teatro, o Varal Literário e Poemas no guarda chuva, foi um momento de muita interação entre nossos alunos.
Para finalizar visitamos o espaço da escola onde estava o ANJO DA LEITURA, com seu Baú Literário recheado de livros, também tivemos o momento em que foi entregue aos alunos a Sacola Viajante da Leitura onde eles levavam para casa com livros para a leitura em família, essa metodologia do projeto  é feita diariamente com o objetivo de despertar nos alunos e na família a importância da leitura.

Cascavel -10

Cascavel -11

Quem escreve um livro, cria um castelo,
Quem o lê mora nele.
Monteiro Lobato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× sete = 56