«

»

Anjos da Leitura em Valparaíso realizam ação para envolver à comunidade

Echoenergia e Ventos que Transformam: Escola em Tianguá/Assentamento Valparaíso – CE mobiliza ação com o Anjos da Leitura junto à comunidade

Anjos - Tiangua

Nossos Anjos da Leitura em Valparaíso já começaram as atividades junto à comunidade!! O grupo de educadores e alunos que participaram da Oficina de Mediação de Leitura, junto com a gestão da escola, estão mobilizando uma ação de cadastro das carteirinhas para empréstimos de livros. A atividade será realizada no feriado do dia 31 de maio, às 15h, na Escola Família Agrícola Antônia Suzete de Olivindo da Silva, com o intuito de facilitar o envolvimento não só dos familiares e comunidade do entorno, mas também dos ex-alunos da escola, que terão a oportunidade de ter acesso ao acervo de livros que foi doado pelo Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia, com formação do Instituto Brasil Solidário.

32634537_1675632702544695_6800321650760876032_n

Para a ocasião, a turma de leitura já preparou uma programação especial com contação de histórias, e, quem quiser fazer parte do grupo do Anjos da Leitura, também poderá deixar seu cadastro como voluntário para começar as ações e planejamento das atividades. Segundo Camila da Silva, que participou da Oficina de Mediação de Leitura, o grupo de educadores e alunos do Anjos da Leitura já estão se organizando para uma roda de leitura com os idosos da comunidade.

“Após esse cadastro das carteirinhas, além dos empréstimos dos livros, a comunidade também poderá participar do grupo do Anjos da Leitura, nós já montamos um grupo na escola e estamos idealizando uma primeira ação com os idosos aqui da região, nossa ideia é promover um dia de roda de leituras e contação de histórias populares, aqui do Assentamento e região, fazendo um resgate dessas histórias com os idosos que vão participar da atividade”, disse Camila.

Para Bruna da Silva, Coordenadora Pedagógica da EFA Antonia Suzete de Olivindo da Silva, as ações de leitura vêm proporcionando uma interação muito importante com a comunidade, além de mudanças nos hábitos dos alunos que estão cada vez mais se interessando pelo universo literário não só na escola, mas levando livros para casa.

“Estamos tendo muita procura de empréstimo dos livros, não só dos alunos, mas da própria comunidade, por isso a ação será realizada no feriado para que todos possam participar, a escola também está se preparando para as ações depois do cadastro das carteirinhas, provavelmente vamos abrir a escola pelo menos a cada 15 dias aos sábados, para facilitar os empréstimos para a comunidade”, afirmou Bruna.

Anjos - Tiangua 01

“Vamos fazer do Brasil um país de leitores, faça você também sua carteira na escola família agrícola Antônia Suzete, ler é viajar sem sair do lugar!” (Professora Lucélia Olivindo)

Após as oficinas práticas, as escolas em Valparaíso também aderiram a várias atividades programadas de leitura para o currículo escolar, como o Programa 30 Minutos pela Leitura, que acontece sempre na 3º quarta-feira do mês, e, uma Maratona de Leitura, que segundo a coordenação da escola haverá uma premiação para os alunos que se destacarem no empréstimo de livros. A proposta é anunciar os destaques do ano na semana do dia do Estudante, em outubro!

Outra ação que está sendo preparada para o mês de junho, é o São João Literário! Então, ainda dá tempo de participar e ser um voluntário do Anjos da Leitura em sua escola. Lembrando que para o cadastro de empréstimo dos livros basta levar os dados pessoais e uma foto 3×4.

Juntos construímos um país de leitores!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


cinco − = 1