«

»

Multiplicação do PDE no Ceará com incentivo dos Anjos da Leitura

Multiplicação do PDE no Ceará: Com incentivo do Anjos da Leitura, a Escola Germano José do Nascimento revitalizou a Biblioteca com espaço lúdico de Leitura

untitled-18

 Um dia festivo e colorido como deve ser os espaços que inspiram a literatura! Na última terça-feira, dia 21 de novembro, os alunos da comunidade rural de Onofre, em Beberibe/CE, contaram com uma tarde cheia de poesia, apresentações culturais e, claro, muita leitura em comemoração à revitalização da Biblioteca da Escola Germano José do Nascimento.

O espaço foi todo reorganizado, com prateleiras, mesas de leitura, cartazes com frases inspiradoras, e vários pontos de decoração feitos à mão pelos professores, como a árvore toda recortada com papéis e poesias, que levou o nome de “Pé da Poesia”! Multiplicando a ideia de um espaço lúdico e cheio de cores, como foi montado durante as formações do Programa de Desenvolvimento da Educação, do Instituto Brasil Solidário, o que antes era um depósito de livros, se transformou numa biblioteca com um cantinho da leitura agradável e convidativo para os alunos se deleitarem no universo literário.

A Biblioteca foi inaugurada com o nome da Professora Maria José Ribeiro Laurindo, por sua contribuição educativa na fundação da escola. A cerimônia contou com a presença da homenageada, professores, estudantes, representantes da secretaria de educação, coordenadores do Projeto Beberibe Multicor, representantes do Instituto Brasil Solidário e professoras do grupo Anjos da Leitura.

Segundo a Professora de Português da Escola Germano José do Nascimento, Mônica Filgueira, que idealizou a reformulação da biblioteca, a ideia de revitalização do espaço surgiu a partir das ações do Grupo Anjos da Leitura, no qual ela está fazendo parte em Beberibe/CE. “Os alunos entravam na biblioteca por acaso, os livros mais antigos ficavam empilhados e já estavam com cheiro de mofo, o espaço não era convidativo para os alunos, mas junto com o Grupo Anjos da Leitura, comecei a pensar em mudanças que poderiam melhorar nossa sala de leitura, depois dessa revitalização já sentimos mudança até na quantidade de visitas e de novos leitores na escola”, afirma a professora.

Para o estudante Maicon, do 9º ano, as ações de incentivo à leitura têm conseguido encantar e despertar o interesse dos alunos para conhecerem mais da literatura. “A leitura tem sido muito boa, porque a escola tem incentivado a gente a ter acesso a esse conhecimento, não temos isso quando estamos fora da escola. Para mim, a poesia é a forma mais bonita de expressar para outras pessoas, a professora conseguiu passar isso para gente passar para o público”, disse.

Na programação, os estudantes do ensino fundamental II recitaram poesias, apresentaram danças e fizeram performances inspiradas em obras literárias trabalhadas em sala de aula. A ocasião contou ainda com uma apresentação do Projeto Beberibe Multicor levantando a temática da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

“A gente vê esses meninos falando de poesia, colocando a literatura em suas vidas, é emocionante para nós professores, eu me sinto parte dessa história. A minha maior emoção hoje foi vê uma poesia falando de diversidade, de respeito, de preconceitos. Uma das preocupações que temos no projeto Beberibe Multicor é trazer esses novos saberes, levar para biblioteca das escolas essa diversidade, livros que tratam da literatura negra, é algo desafiador. O IBS é um dos estimuladores nesse processo de incentivo à leitura no nosso município”, ressaltou a Coordenadora e idealizadora do Projeto Beberibe Multicor, Lucelena Honorato.

Acompanhe através das imagens como foi esse dia festivo:

Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 5 = cinco