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Pindoretama: Ações dos Anjos da Leitura – IBS

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A Escola Francisca Holanda Costa em Pindoretama/CE é parceira do IBS na multiplicação do Projeto Anjos da Leitura – IBS.

O Projeto Anjos da Leitura – IBS forma professores, voluntários da comunidade e jovens de 12 a 18 anos para atuarem como mediadores de leitura e multiplicadores dessa ação.

Esses “Protagonistas- agentes transformadores” vão mediar a leitura para crianças que frequentam a escola de educação básica ou instituições de atendimento direto à infância e idosos como também em espaços públicos, parques, hospitais entre outros.

Participando do projeto, o jovem protagonista contribui para a formação de crianças leitoras e amplia seu universo cultural. Atuando solidariamente, o jovem protagonista poderá redefinir sua participação na comunidade, contribuindo para a sua formação.

Temos ainda  como objetivo fortalecer e disseminar a concepção deste jovem protagonista como agente de intervenções e transformações sociais positivas. (Projetos – Área de Incentivo à leitura – IBS)

Através da parceria com os funcionários da Escola, hoje os nossos Anjos da Leitura -IBS receberam suas camisetas.

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Ação literária do Programa 30 Minutos pela Leitura – IBS foi realizada pelos Anjos da Leitura na BiblioSesc com os alunos do 7º ano.

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Nesta ação os anjos da leitura realizaram algumas atividades como por exemplo:

  • Leituras em voz alta: Planeje com alguns alunos e docentes uma sessão de leitura em voz alta que atraia e incentive para a leitura alunos com menos hábitos leitores. Escolha cuidadosamente os textos e autores, adequando-os ao nível de leitura do público a quem se destina a sessão. Selecione textos diversificados e que suscitem o agrado dos alunos, prepare uma pequena apresentação dos textos que vão ser lidos, treine previamente as leituras com os elementos que vão ler, preveja algum espaço no final para o diálogo, questões ou outras intervenções.
  • Rodas de leitura: Embora comumente seja realizada em círculo – daí o nome de roda –, essa prática admite que os participantes se coloquem em semicírculos ou que fiquem deitados em tapetes ou colchonetes. Essa atividade pedagógica e cultural, que tem como objetivo a prática de leitura e de letramento, visa ao contato com narrativas literárias curtas ou longas. A leitura de narrativas mais longas pode ser realizada, nas rodas de leitura, em capítulos ou conjuntos de capítulos previamente selecionados.

Trata-se de uma forma de leitura compartilhada. Uma determinada pessoa pode ler enquanto as outras ouvem; pode-se fazer uma leitura dramatizada ou ainda usar outras estratégias de vivenciar o texto, todas são atividades pertinentes nessa roda de leitura.

  • Indicação Literária: Compartilhar boas leituras é uma prática que contribui para a construção de uma comunidade leitora. Os alunos e professores são convidados a conhecer um gênero literário que auxilia a comunicação das histórias lidas, através das indicações literárias. A indicação literária é um texto que apresenta os livros e suas histórias, com objetivo de antecipar do que elas tratam e deixar o leitor curioso para conhecê-las.

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É a Escola Francisca Holanda Costa e os Anjos da Leitura – IBS em ação.

Juntos Construímos!

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