«

»

Jogos Piquenique e Bons Negócios: ciclo de aprendizagem vivencial

A Aprendizagem Vivencial ocorre quando uma pessoa se envolve em uma atividade, analisa a atividade criticamente, extrai algum “insight” útil dessa análise e aplica seus resultados. Certamente, este processo é vivenciado espontaneamente na vida normal de qualquer pessoa. Nós o chamamos de “processo indutivo”, porque parte da descoberta, mais do que de uma “verdade” estabelecida, como seria, no “processo dedutivo”.

Acompanhe como esse processo de aprendizagem vem acontecendo nas Escolas parceiras do Instituto Brasil Solidário – IBS através da aplicação dos Jogos Piquenique e Bons Negócios.

Os Jogos Piquenique e Bons Negócios tem os seguintes objetivos de aprendizagem:

  •   Sensibilizar os estudantes para o tema da educação financeira;
  •  Mostrar a importância do planejamento financeiro para o alcance de objetivos;
  •  Desenvolver a habilidade de tomada de decisão com base em prioridades pré-estabelecidas;

EEF Luis Pacheco do Amaral, em Cascavel/CE

Relatório mensal de acompanhamento referente a aplicação do “Jogo Bons Negócios”:

fc439fd0-6750-4d14-a2b2-c4715f0cce2f

207a2522-4c5e-4d1c-aa0f-3f642d203d85

bf58a11b-f1a6-450b-9571-71881adb9175

 

46ee791a-0c46-4a79-a98d-ce3c9a512d1c

Relatório mensal de acompanhamento referente a aplicação do “Jogo Piquenique”:

4fbd8d79-5fe6-44b4-b22c-bdf4e18d6439

2a9e18ad-4673-44c0-a04a-e3fae17a4bb9

EEF Choro Vaquejador, em Cascavel/CE

Depoimento Professor: Nairton Vieira

Introdução BONS NEGÓCIOS

Imagine que você quer ser um empreendedor e planeja abrir um negócio, por exemplo uma loja, com produtos diversos, como bonecas, tabletes, materiais escolares e vídeo games. Para isso, necessitará de um capital inicial e terá de planejar a compra e a venda dos produtos  para obter lucro. Este é o objetivo do jogo BONS NEGÓCIOS: levar você a exercitar, de forma lúdica, as habilidades de empreendedor e investidor.

Idade 10 a 14 anos

Bons negócios é dinâmico e rápido. O jogo apoia o desenvolvimento de habilidades de um empreendedor, como estratégica, planejamento, julgamento,  tomada de decisões, adiantamento de gratificação, boa utilização dos recursos financeiros e observação.
 Para ter sucesso e ganha o jogo, o jogador terá que fazer um bom negócio.
20952975_1178258842320372_3599868586552185861_n

20882694_1178263108986612_7840928910798016526_n

 

20799268_1178257318987191_4513790653558643607_n

20800068_1178266228986300_2337162744014740526_n

20841820_1178258862320370_5168024424113602041_n

20799335_1178247128988210_949015013212238821_n

Acompanhe o trabalho do Professor Nairton Vieira através deste link:

https://professornairton.blogspot.com.br/2017/09/jogo-bons-negocios.html

Relatório mensal de acompanhamento referente a aplicação do “Bons Negócios” na EEF Choro Vaquejador:

f466b24b-0706-4fe0-b7ac-f45685df433e

 

Alunos do fundamental I e II de escolas públicas do município de Beberibe, Pindoretama e Cascavel no Ceará, fazem parte de um projeto piloto – com avaliação e grupo controle – com foco em desenvolver, nos estudantes, habilidades em educação financeira de forma lúdica e interativa.

Juntos Construímos!

1 comentário

  1. Aline Gueiral

    Gostaria de adquirir os jogos para a minha filha e meu afilhado. Além de mostrá-los na escola dela, Crescer PHD, em Vitória-ES. Como faço para adiquirí-los?

    Grata, mãe que atua na área financeira e apaixonada pelo tema.

    Aline Gueiral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 8 = dezessete