«

»

Mais um grande marco para a Educação de Itapicuru

Os novos espaços despertam entusiasmo nas pessoas, convidando-as para fazer uma adesão, (re) significando-os para entrelaçar saberes e fazeres.

Jucileide Pereira

Hoje, 16 de março de 2017, um grande marco para/na educação de Itapicuru, município de Irecê, estiveram presentes a equipe da secretaria de educação municipal, representado pelo secretário de educação, o Sr. Agnaldo Freitas, bem como também o diretor da Diretoria Regional de Educação do Estado, Clendson Barrteo para receber toda a documentação e as chaves da obra das mãos do engenheiro, Josmal dos Santos, com o objetivo de realizar a cessão da escola modelo do Estado para a prefeitura.

É com este grande presente que a Escola Municipal José Francisco Nunes, escola do/no campo inicia o ano, e a partir do segundo semestre seremos a primeira escola de tempo integral e integrada, uma vez que o ser humano é integral, assim faz-se necessário pensar nele como o todo.

Sendo assim, é o nosso papel enquanto educador, devolver aos nossos estudantes a possibilidade de viver melhor, sonhar com dias melhores, pois os novos espaços da escola permitirão pensar no desenvolvimento da humanização dos estudantes, corroborando com o pensamento de Freire que, afirma terem roubado a humanidade dos seres humanos, negaram sua humanidade, mas que a escola possui a função de recuperar esta humanidade roubada.

É neste caminhar que sonhamos e buscamos uma educação do/no campo que contemple aos anseios das crianças e adolescentes a partir dos seus saberes e fazeres, que estes sejam os protagonistas da história, uma vez que viverão os tempos/espaços da escola de acordo com os desejos.

A estrutura física da escola modelo permite aos estudantes construir várias compreensões a cerca do inacabamento que nos rodeia, nesse viés todos os espaços da escola serão aprendentes, pois os atores que emergirão deste cenário que irão transcender para além do pincel e quadro branco com conteudos muitas vezes distantes do cotidiano, através das práticas que extrapolam a realidade social, mas também serão consideradas as particularidades de cada estudante.

Para transformar os espaços da escola faz-se necessário reinventá-los, assim acreditamos que a educação integral e integrada promoverá um processo de mudança nas relações sociais, dessa forma a paisagem escolar se transforma para adaptar às necessidades dos estudantes.

Alinhando a nossa realidade para ofertar uma educação humanizada, este momento se torna histórico na educação do/no campo, uma vez que lançaremos novos olhares para os novos fazeres dos espaços destinados à aprendizagem, considerando a cultura. Com certeza, todos os educadores serão movidos pela paixão da (re)siginificação dos espaços a partir de uma relação que se cruza com saberes e culturas integradas e compartilhadas.

Aqui fica registrada a nossa felicidade em ganhar um presente para atender as nossas demandas de espaços, os quais serão entrelaçados (biblioteca, laboratório de informática, salas de aulas, pátios, cantina, etc) para produzir diversas aprendizagens. Então, os nossos agradecimentos àquelas pessoas que agilizaram o processo de cessão do espaço. Muito obrigada ao prefeito Elmo Vaz e ao secretário de educação, Agnaldo Freitas.

Acompanhe mais esse grande marco para educação de Itapicuru, Irecê/BA através das imagens:

Leide-11

Leide-13

Leide-10

Leide-15

Leide-14

Texto: Jucileide Pereira

Fotos: Nelson Rodrigues

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


um × 2 =